Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estreia

24 Junho 2022 | Yuri Codogno

"As Verdades" valoriza diversidade de gêneros no cinema nacional: "o público brasileiro merece isso"

Dirigido por José Eduardo Belmonte, longa conta com importantes nomes do audiovisual nacional

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Previsto para estrear na próxima quinta-feira (30), As Verdades (Gullane) apresenta a história de um crime a partir de três diferentes perspectivas. Interpretado por Lázaro Ramos, o policial Josué tem que descobrir quem tentou assassinar o empresário Valmir. Para isso, Josué conversa com o matador de aluguel Cícero, a noiva Francisca e o próprio Valmir. Em cada hipótese, um novo suspeito surge e cabe ao policial investigar quem está falando a verdade.



O longa, que une drama com investigação policial, se passa em uma pequena cidade do sertão e foi rodado nos municípios de Itacaré e Maraú, ambos baianos, mas passa a sensação de que é uma história que poderia ter acontecido em qualquer parte do Brasil. Além disso, As Verdades mostra que cada vez mais gêneros têm sido explorados pelo cinema nacional, o que é visto como algo muito positivo pelo elenco, ouvido pelo Portal Exibidor em coletiva de imprensa no último dia 20.

“Cada dia que passa eu tenho mais convicção que a gente precisa oferecer vários tipos de gênero feitos no nosso país, falados em português. Esse foi um dos motivos também que eu celebrei muito esse projeto. Acho que o público brasileiro merece isso: ver vários gêneros na sua língua-mãe sendo contadas”, contou Lázaro Ramos.

As Verdades será lançado exclusivamente nos cinemas, em um momento de retomada das salas escuras após dois anos bastante complicados para os exibidores. Para Fabiano Gullane, sócio-diretor da Gullane Entretenimento, lançar o longa direto nas telonas tem um significado muito grande: “colocamos todo o nosso amor e dedicação na campanha de lançamento do filme, contando com o apoio do diretor, dos atores e dos exibidores, sempre trabalhando visando os melhores resultados, mas sabemos do cenário atual. Para nós é muito importante seguirmos lançando filmes nacionais que contam histórias incríveis e que levem cada vez mais pessoas ao cinema”, completou Fabiano.

O ator Zé Carlos Machado, que interpreta o empresário Valmir, concorda com esse ponto de vista: “o cinema, quando entra na sala e se deixa envolver por aquilo, não tem nada mais mágico”. Ainda segundo Zé Carlos, o público vai ter um prazer imenso, pois é uma obra que fala sobre nosso país, das nossas condições e da violência vigente. Aliás, As Verdades traz diversas mensagens sobre nossa sociedade, que vai desde a questão maniqueísta entre verdade e fake news, até da ausência da credibilidade dada às mulheres em uma sociedade patriarcal.

Outro ponto destacado foi o nome do filme, que faz referência ao momento que vivemos no Brasil, como destacou a atriz Drica Moraes: “[Me marcou] o próprio nome do filme, que acho ótimo: As Verdades, em um tempo de fake news. Então a gente tá tocando num vespeiro que está aí para frente. Tá sendo legitimada a fake News. Então falar da verdade e falar das fake é um assunto muito bom. Porque uma mentira 10x dita vira uma verdade”.

As Verdades é dirigido pelo renomado diretor José Eduardo Belmonte e o roteiro é assinado por Pedro Furtado. O filme teve sua première na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com exibição no festival no Vão Livre do MASP. 

Além dos já citados atores, completam o elenco Bianca Bin, Thomás Aquino e Edvana Carvalho. A distribuição é da Gullane, que também assina a produção com a coprodução de Globo Filmes e Canal Brasil.

Compartilhe:

  • 0 medalha