Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

22 Julho 2022 | Yuri Codogno

Academia Brasileira de Cinema anuncia os 25 membros da Comissão de Seleção do Oscar

Os titulares serão responsáveis por escolher qual filme irá representar o país na premiação

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolheu os 25 membros que formarão a Comissão de Seleção que escolherá o longa-metragem brasileiro concorrente a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023. A data prevista para a escolha do filme é 9 de setembro de 2022.

Publicidade fechar X

Dos 25 membros titulares, a Comissão é formada por 21 eleitos em votação entre os sócios da Academia e outros quatro indicados pela diretoria, todos profissionais do ambiente cinematográfico brasileiro, mas não necessariamente associados à Academia: Cavi Borges, José Geraldo Couto, Petra Costa e Renata Almeida.

Os outros membros são: Aly Muritiba, André Pellenz, Ariadne Mazzetti, Barbara Cariry, Cibele Amaral, David França Mendes, Eduardo Ades, Guilherme Fiuza, Hsu Chein, Irina Neves, Jeferson De, João Daniel Tikhomiroff, João Federici, Juliana Sakae, Marcelo Serrado, Marcio Fraccaroli, Maria Ceiça, Patricia Pillar, Talize Sayegh, Waldemar Dalenogare Neto e Zelito Viana.

Conquista recente para o audiovisual nacional, foi apenas em 2020 que a Academia Brasileira de Cinema foi reconhecida oficialmente pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences (AMPAS) como a única entidade credenciada a indicar o filme representante do Brasil no Oscar. Antes a seleção era feita pelo governo federal, através do extinto Ministério da Cultura, situação que abria precedentes para possíveis censuras.

A conquista ocorreu durante a gestão de Jorge Peregrino, encerrada no último 30 de junho. Atualmente quem está na presidência da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais é Renata Almeida Magalhões, que também faz parte da Comissão de Seleção.

Compartilhe:

  • 3 medalha