Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tolkien

18 Agosto 2022 | Yuri Codogno

Embracer Group adquire os direitos de adaptação de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit"

A empresa de jogos poderá produzir conteúdos em diversas mídias destas propriedades

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A empresa de jogos Embracer Group adquiriu a Middle-earth Enterprises. Antes em posse da The Saul Zaentz Company, a Middle-earth Enterprises possui os direitos de adaptação para cinema, videogames, board games, produções teatrais e uso em merchandisings e parques temáticos da trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

Publicidade fechar X

Segundo informações do Hollywood Reporter, a Embracer Group também poderá explorar outras histórias do autor, mas apenas após autorização da Tolkien Estate (órgão que administra a propriedade e direitos autorais do escritor inglês) e da HarperCollins, editora responsável pelas publicações de Tolkien. A empresa, através da divisão Asmodee, já licenciava jogos de tabuleiro e de cartas do universo Tolkien.

“Estou realmente empolgado por ter O Senhor dos Anéis e O Hobbit, duas das franquias de fantasia mais épicas do mundo, se juntando à família Embracer, abrindo mais oportunidades transmídia, incluindo sinergias em nosso grupo global”, disse Lars Wingefors, fundador e CEO da Embracer Group.

A Saul Zaentz Company foi fundada em 1976 e originalmente criada como uma empresa de cinema que havia adquirido alguns direitos dos herdeiros e espólios de Tolkien. Mas foi em 1998 que licenciou a New Line Cinema para possibilitar a produção das trilogias que, juntas, arrecadaram mais de US$ 6 bilhões em bilheteria global.

Em relação a Middle-earth Enterprises, seus principais trabalhos futuros incluem a série O Senhor dos Anéis: Anéis do Poder, que estreará em 2 de setembro na Amazon Prime Video, o filme de animação O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim (Warner), com lançamento previsto para 2024, e o jogo para celular The Lord of the Rings: Heroes of Middle-earth.

“Outras oportunidades incluem explorar filmes adicionais baseados em personagens icônicos, como Gandalf, Aragorn, Gollum, Galadriel, Éowyn e outros personagens das obra literária de J.R.R. Tolkien, e continuamos a oferecer novas oportunidades para os fãs explorarem esse mundo fictício por meio de merchandising e outras experiências”, ressaltou a Embracer em comunicado.

Além das duas trilogias e da série que está por vir, as obras de Tolkien também inspiraram os jogos Middle-earth: Shadow of Mordor e Middle-earth: Shadow of War, ambos disponíveis para diversas plataformas como PlayStation, Xbox e Microsoft e que, seguindo os conceitos da transmídia, se conectam com as histórias dos filmes.

Importante destacar que recentemente a Embracer anunciou acordos para adquirir os estúdios de desenvolvimento de videogames Crystal Dynamics, Eidos-Montreal e Square Enix Montreal, ficando com direitos das IP de jogos populares para as franquias Tomb Raider, Deus Ex, Thief e Legacy of Kain. Além disso, a Embracer também anunciou uma série de outras aquisições, como a desenvolvedora e editora de jogos Tripwire Interactive e a Tuxedo Labs.

Deste modo, não é difícil imaginar que mais filmes e games do universo de O Senhor dos Anéis sejam lançados nos próximos anos, expandindo ainda mais uma franquia mundialmente consolidada.

Compartilhe:

  • 0 medalha