Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expocine 22

21 Setembro 2022 | Yuri Codogno

Disney apresenta line-up de filmes de seus principais estúdios

Quase 20 longas deverão estrear até o final de 2023

Compartilhe:

(Foto: Daniel Souza)

A Disney foi a primeira distribuidora que se apresentou no segundo dia da Expocine e trouxe um line-up com bastante variedade de gêneros. Com os lançamentos sendo divididos por estúdios, a empresa revelou quais os planos de exibição para o restante deste ano e para 2023, além de mostrar alguns dos filmes que estrearão em 2024.

Publicidade fechar X

José Franco, vice-presidente de distribuição da Disney no Brasil, ressaltou durante a abertura da apresentação o sucesso que os filmes da companhia fizeram no Brasil no último ano. Com 26 lançamentos nos últimos 12 meses (contando todos os estúdios), os filmes da Disney venderam cerca de 23 milhões de ingressos no Brasil. “Tem muita coisa vindo por aí no line-up para os próximos três anos e além”, completou o executivo.

A apresentação começou pelas produções nacionais, algo que a Disney anunciou recentemente que iria aumentar os investimentos. Para este ano, a comédia Abestalhados 2 entra em cartaz no dia 27 de outubro. Já para o ano que vem, há ainda mais destaques nacionais. Com um elenco bastante conhecido pelos brasileiros, Fervo estreia dia 19 de janeiro e promete agradar os diferentes públicos brasileiros. La Situación, com a trama de uma viagem perrengue entre três amigas, entra em cartaz 2 de março. Ainda no primeiro semestre de 2023, Avassaladoras 2 animará a audiência a partir de 13 de abril.

Para o segundo semestre, Nosso Lar 2: Os Mensageiros está confirmado para 31 de agosto de 2023. Perdida e Não Tem Volta, com Manu Gavassi e Rafael Infante, também estreiam ano que vem, porém ainda sem data exata de lançamento.

Searchlight

O Menu, novo longa que tem Anya Taylor-Joy, Ralph Fiennes e Nicholas Hoult no elenco, foi o filme apresentado. Um suspense que traz tons de terror, o longa entra em cartaz ainda este ano, no primeiro dia de dezembro. 

Lucasfilm

Mais conhecida por ser a casa de Star Wars, dessa vez a produtora tem outro filme de uma grande franquia programado para o ano que vem. Indiana Jones 5 estreará 29 de junho e traz um elenco galáctico: além do retorno de Harrison Ford, Mads Mikkelsen, Antonio Banderas, Boyd Holbrook compõe a equipe, sem esquecer de Phoebe Waller-Bridge, conhecida mundialmente por protagonizar a série Fleabag.

Disney Animation

Mundo Estranho é a próxima animação da empresa que chegará às salas escuras. Sua trama gira em torno de uma família de exploradores que, após mudar para um ramo mais tranquilo, precisará voltar às aventuras. O filme estreia dia 24 de novembro ainda deste ano e promete ser um filme para todos os públicos.

A Disney Animation também revelou o filme que será o centro da comemoração dos 100 anos da empresa: Wish chega às telonas em novembro de 2023 e contará com homenagens e referências da história cinematográfica da companhia. Não foram dados detalhes sobre a trama.

Pixar

E falando em animações, a Pixar também preparou dois lançamentos. Elementos traz uma cidade em que os habitantes são divididos nos elementos fundamentais, como água, fogo, terra e ar. Porém a cidade é basicamente feita de água, o que a torna perigosa para os moradores de fogos. Porém é nos opostos que a história ganha vida. A estreia será em 15 de junho de 2023.

A aguardada continuação de Divertida Mente também está na programação, porém apenas para 2024. A data de lançamento ainda não foi confirmada.

Disney Live Action

Dando sequência aos filmes clássicos da Disney que foram transformados em live-action, A Pequena Sereia, que recentemente teve seu primeiro teaser revelado, estreará em 25 de maio de 2023.

Para 2024, também estão confirmados o remake de A Branca de Neve, com Gal Gadot no papel da vilã, e Mufasa, prequel de O Rei Leão que contará a história do pai de Simba.

MCU

Até o momento, todos os filmes da Marvel venderam, juntos, mais  de 282 milhões de ingressos no Brasil, com uma renda que supera R$ 4 bilhões. E os números estão prestes a aumentar, especialmente com a chegada de Pantera Negra: Wakanda para Sempre, que entra em cartaz no dia 10 de novembro deste ano.

Para 2023, será dada como aberta a fase 5 do MCU e o filme responsável por isso será Homem-Formiga e Vespa: Quantumania, que deverá apresentar nos cinemas o mais novo grande vilão da franquia. O longa estreia dia 16 de fevereiro. 

Na sequência, Guardiões da Galáxia 3 e As Marvels estreiam respectivamente em 27 de abril e 27 de julho.

20th Century Studios

Dois filmes estrearão ainda este ano: Amsterdam entra em cartaz no dia 6 de outubro e traz um elenco de peso. Além dos protagonistas Christian Bale, Margot Robbie e John David Washington, Robert De Niro, Anya Taylor-Joy, Rami Malek, Mike Myers, Chris Rock, Zoe Saldaña, Michael Shannon e Taylor Swift completam o time. 

Por fim, a Disney deixou o seu grande lançamento do ano por último. Avatar 2: O Caminho da Água é a sequência do filme com a maior bilheteria da história e estreia no dia 15 de dezembro. A trama se passa 14 anos após os eventos do primeiro longa. 

A campanha é a maior já feita pela distribuidora e começa amanhã (22), com o relançamento de Avatar. A empresa aposta na tecnologia para vender o filme e, para compararmos, em 2009 o primeiro longa estreou em apenas três salas Imax. Neste ano, são ao menos 559 salas que exibirão Avatar 2 nesse formato ou em 3D, que há uma década ainda estava engatinhando no Brasil. 

Dolby

Antes da Disney, a Dolby, empresa especialista em áudio e que equipa a sala Cinionic do Cine Marquise, onde estão ocorrendo as apresentações das distribuidoras, fez uma exibição sobre suas tecnologias. 

Com a proposta de encerrar o som analógico das salas de cinema do brasil, a Dolby apresentou sua solução para digitalizar o áudio das salas escuras, além de, segundo Luciano Taffetani, gerente Sênior de vendas da empresa, ser uma boa opção para economizar. 

Além disso, apresentaram sua solução de acessibilidade de conteúdo, que está estreando no Brasil, o CineAssista. Lembrando que o prazo final para os exibidores acessibilziarem suas salas é janeiro de 2023

Compartilhe:

  • 0 medalha