Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Conferência

11 Abril 2023 | Renata Vomero

Audiovisual é base importante dos encontros nesta edição do Rio2C

Confira alguns dos players e executivos que estarão na convenção

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Com o audiovisual vivendo uma retomada a partir da volta de incentivos públicos para o seu desenvolvimento, o Rio2C – maior encontro de criatividade da América Latina, que acontece na Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril –  abrigará uma série de mesas e painéis com grandes nomes do setor para discutir os assuntos mais pertinentes do momento, tendo como norte o tema principal do evento deste ano: soft power.

Publicidade fechar X

Entre os convidados que se reunirão em uma série de encontros, estão autoridades públicas e formadores de políticas públicas, representantes da sociedade civil, além de profissionais e executivos de toda a cadeia audiovisual.

Tendo isto em vista, grandes players nacionais e internacionais têm presença confirmada na série de conversas programadas para acontecer nos principais dias da Conferência. Confira alguns deles:

O2 Filmes

Andrea Barata Ribeiro e Fernando Meirelles, sócios da O2 Filmes, e Paulo Barcellos, CEO da produtora, marcam presença no Rio2C 2023 Os executivos participam de painéis com foco no audiovisual nos dias 12 e 14.

Em 12 de abril, Andrea Barata Ribeiro integra a conversa “Audiovisual sem fronteiras: estratégias para alcançar o mercado global” -- ao lado de Bárbara Teixeira, Fabiano Gullane e Fernando Dias, com moderação de Aly Muritiba. Já em 14 de abril, Paulo Barcellos participa do painel “Novas tecnologias e novas linguagens” -- com José Almeida Jr e Diogo Costa, moderado por Olivia Merquior. Também no dia 14, Fernando Meirelles e Niv Fichman apresentam “De Ensaio sobre a Cegueira a The Sympathizer, uma parceria de longo prazo”.

Globoplay e Globo Filmes

O Rio2C contará com a participação da diretora do Globoplay e de produtos digitais audiovisuais, Teresa Penna, e da head da Globo Filmes, Simone Oliveira, nesta edição de 2023. No dia 14 de abril, às 9h30, elas vão conversar sobre mercado, estratégia e novos projetos, no palco Business Hall – Pitching Audiovisual. A mesa integra a presença da Globo no evento, que irá reunir grandes talentos e executivos da empresa em painéis exclusivos para anunciar novidades, fomentar discussões sobre o futuro do setor e celebrar o trabalho da comunidade criativa do Brasil. 

Em seguida, às 10h30, Simone será uma das integrantes da mesa "Salas de cinema: a experiência coletiva na era do streaming", que conta também com os convidados Maurício Hirata, da RioFilme; Jorge Assumpção, da Paris Filmes; e Adriana Rattes, do Grupo Estação. O palco será o Business Hall – Sala Riofilme. 

Juliana Funaro (Barry Company)

Nesta sexta-feira, 14 de abril, às 17h30, a CEO e diretora executiva da divisão de entretenimento da Barry Company, Juliana Funaro, dará a palestra “Produção Audiovisual: funções do produtor audiovisual, propriedade intelectual na produção audiovisual, produtores independentes e não independentes”, na Sala Pitching Square – experience room, no Rio2C, na Cidade das Artes. A palestra integra o curso de Capacitação em Direito de Autor e Direitos Conexos para Produtores Audiovisuais, organizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) em conjunto com o Ministério da Cultura (MinC) e em cooperação com o Rio2C e a Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro (API). Também estarão presentes o Secretário de Direitos Autorais e Intelectuais do MinC, Marcos Souza, e o oficial jurídico da Ompi, Rafael Ferraz Vasquez.

"Participar desse evento da Ompi sobre propriedade intelectual no contexto do Rio2C, que é o maior evento da indústria criativa da América Latina, é muito importante porque a discussão da propriedade intelectual no cenário das produções audiovisuais atuais, sobretudo do ponto de vista do produtor, que corre o risco de acabar executando um simples serviço de produção, é uma discussão fundamental! As novas parcerias com esses novos agentes e players precisam encontrar um equilíbrio e uma formatação eficiente”, disse Juliana Funaro ao Portal Exibidor.

Spcine

As ações realizadas pela Spcine no evento serão painel sobre diversidade no audiovisual, painel sobre games e um estande específico da Spcine exposto durante todos os dias de evento.  

Na quarta-feira (12), às 11h45, a presidente da Spcine, Viviane Ferreira, participará do painel “Lições E Novos Caminhos Para A Diversidade No Audiovisual” Neste painel, também participará o João Andrade, diretor executivo da Coração da Selva Moderação Participativa e Janaina Oliveira, Vice-Presidente da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro). As lideranças envolvidas de perto com o tema vão abordar as lições aprendidas até agora, os obstáculos enfrentados e as oportunidades para avançar em direção a um ambiente mais inclusivo, com mais equidade e acolhimento, em todas as áreas do setor audiovisual. 

No mesmo dia, às 17h30, acontecerá o painel “Primetime SP Cine: O Que Falta Para O Brasil Confirmar Seu Posto De Líder Do Setor De Games No Sul Global?”, painel realizado pela empresa. Neste, Viviane Ferreira estará acompanhada do Pedro Zambon,  Consultor de inteligência de mercado e diretor da Savegame.dev, e da Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames para refletir sobre as demandas e oportunidades, serão apresentadas soluções pioneiras que a Spcine tem implementado em diálogo e parceria com o setor, que contribuem para elevar o Brasil ao posto de líder do Sul Global. 

Além disso, a Spcine contará com um estande exclusivo no evento para compartilhar dados e informações sobre suas ações voltadas à inovação e economia criativa com foco no audiovisual paulistano. 

Conspiração

A Conspiração estará em sete painéis no Rio2C. A produtora é referência no Brasil em produção de longas e séries e participa do Rio2C desde a sua primeira edição. Neste ano, os destaques são os debates “Tempo Rei - Uma conversa sobre três décadas de parceria entre Conspiração e Gilberto Gil” e “Obras Globais e Talentos Locais: O Olhar dos Executivos Criativos para a América Latina”, ambos acontecendo no Global Stage, principal palco do evento com mais de 1000 lugares.

Cada painel terá um tema de importante discussão no mercado audiovisual como as formas de unir o local e o global, parcerias de sucesso e trocas de experiências, o reflexo da indústria audiovisual na economia do Rio de Janeiro com produções internacionais, adaptação de obras literárias para as telas e produção para crianças e jovens.

O painel “Tempo Rei” fará parte da programação do Global Stage, palco principal do evento. A apresentação terá o músico e compositor Gilberto Gil e o diretor Andrucha Waddington lado a lado, em um reencontro descontraído entre amigos, cuja parceria existe há 30 anos no audiovisual. O papo será mediado por Flora Gil e realizado no dia 12 de abril, às 11h.

Já “Obras Globais e Talentos Locais” também será realizado no Global Stage, dia 13 de abril às 15h com participação de David Levine (CCO da Anonymous Content, ex HBO), Christian Gabela (SVP de América Latina da Gaumont) e Syrinthia Studer (EVP International Productions na Paramount Global) com mediação de Renata Brandão (CEO da Conspiração).

Ainda no dia 12 de abril, às 10h30, na sala Rio Filme, haverá “Filmar no Rio é um Bom Negócio: Experiências de investimento em filmagens na cidade”. Participarão da conversa Veronica Stumpf (Paris Filmes), Joana Almeida e Sousa (Amazon Studios) e Juliana Capelini (Diretora Executiva do Núcleo Kids, Family, YA e Longas-Metragens na Conspiração), com mediação de Daniel Celli (RioFilme).

Também no dia 12 de abril, às 16h, na sala Screening Room, haverá o quarto painel: “Adaptação – Interfaces, Releituras e Recriação Literária nas Telas”. Os profissionais neste papo serão Stefano Volp (Escritor), Maria Camargo (Roteirista) e Mara Lobão (Panorâmica) com mediação de Clarisse Goulart (Diretora Executiva de Desenvolvimento de Projetos na Conspiração).

O quinto painel da Conspiração será “O Papel da Capacitação no Desenvolvimento da Indústria Audiovisual". Esta conversa será realizada dia 13 de abril às 10h30 na sala Rio Filme entre Leo Monteiro de Barros (Sócio da Conspiração e membro do SICAV) e Josephine Bourgeois (Projeto Paradiso).

Por fim, em 14 de abril, às 10h30, na sala Screening Room, a temática de produção audiovisual para crianças e jovens será debatida por grandes profissionais que trabalham há muito tempo neste setor no painel “Formação de Público e Novos Olhares para o Infantil e o Infantojuvenil”. Os responsáveis serão Rosane Svartman (Diretora), Daniel Rezende (Diretor), Cecilia Mendonça (Walt Disney Company) e Juliana Capelini (Diretora Executiva do Núcleo Kids, Family, YA e Longas-Metragens na Conspiração) que irá moderar a conversa.

Neste mesmo dia, às 15h30, na sala Rio Filme, o sétimo painel será “Onde Estão as Boas Histórias e Quais os Caminhos para Parcerias?”. Este bate papo terá participação de Raquel Leiko (Coordenadora do Departamento de Desenvolvimento da Conspiração) como palestrante e mediação de Carol Ribeiro (RioFilme).

 

beORIGINALS

Guga Lemes, sócio da beORIGINALS, apresenta dois projetos inéditos no Rio2C. A produtora tem rodada de negócios, de 12 a 14 de abril, com Amazon Studios (Prime Video), Boutique Filmes, Globo, JPO Entertainment, Kondzilla, NBC Universal e Warner (HBO). Os projetos já passaram por pré-seleção dos players.

 

O primeiro é “Mulekes”, um reality show de futebol com crianças, que revela talentos da periferia. “O País do Futebol finalmente ganha um reality show para chamar de seu”, explica Lemes. Vinte Mulekes, com perfis e histórias diferentes, entram pela primeira vez em um estádio, enfrentando provas de talento e superação, como um campo encharcado de lama, além de muita descontração e brincadeira. O programa já prevê uma segunda temporada com talentos femininos: Mulekas.

 

A segunda série é “Cangaço Urbano”, projeto documental de true-crime sobre a transformação do crime em cultura do espetáculo. Em sete episódios de 30 minutos, a obra revela o impacto social do tema nas grandes cidades brasileiras. “Um homem fantasiado de Coringa assalta com uma metralhadora um mercado e vira celebridade nacional, um refém é amarrado no teto de um veículo em fuga, um jovem se fascina pela transformação do crime em cultura do espetáculo: parece ficção, mas não é”, revelou Lemes.

André Brandt (Produtora Farra)

André Brandt, podcaster, roteirista e sócio da produtora Farra, vai ministrar, ao lado de Foquinha, o workshop “Da criação ao topo da playlist”, no dia 15, às 11h. Ele conta que pretende trazer um panorama sobre o mercado de podcasts no Brasil, mostrando, também, as dores de quem busca trabalhar na área. “A gente quer jogar o papo real, não romantizando a profissão, e contando os nossos feitos e aprendizados. Tem muita gente querendo fazer podcast. Então, é legal conhecer as dificuldades e a parte boa de conseguir elaborar um projeto independente no mercado e vê-lo ganhando relevância. A gente precisou se reinventar no processo. Vamos mostrar isso, como estamos nos adequando e dar dicas para quem quer começa”, disse.

Daniel Gonçalves leva diversidade ao Rio2C

O diretor Daniel Gonçalves, que está finalizando seu segundo documentário Assexybilidade, sobre a sexualidade de pessoas com deficiência, participou nesta quarta, 12 de abril, às 11h45, da mesa “Lições e Novos Caminhos Para a Diversidade no Audiovisual”, dentro da programação do Rio2C.

Daniel Gonçalves falou para uma sala lotada da sua experiência pessoal e sobre a importância da representatividade e da inclusão de pessoas com deficiência no mercado audiovisual para se contar e retratar histórias. “As pessoas se preocupam de ter um negro interpretando negro, não se pode pintar a pele de atores brancos para interpretarem negros, mas ainda não se preocupam em colocar pessoas com deficiência para interpretar  papéis de pessoas com deficiência”, reforçou o cineasta.

A Fábrica e Endemol Shine Brasil participam juntas de painel no Rio2C

Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil e Luiz Noronha, CEO de A Fábrica, únicas produtoras brasileiras a fazerem parte da Banijay - uma das maiores produtoras e distribuidoras de conteúdo independente do mundo -  participaram do Rio2C, juntas, pela primeira vez, conversando sobre o crescimento do investimento em empresas de entretenimento no Brasil, impulsionado pelo aumento da demanda por conteúdo de qualidade e inovação tecnológica do setor.

 

Neste painel, Nani e Luiz compartilharam alguns elementos que permeiam o mercado audiovisual, falarão sobre algumas tendências do mercado de entretenimento brasileiro, assim como o case que envolve as negociações e a aquisição de A Fábrica pela Banijay, mapeando sobre os novos agentes econômicos que investem em negócios no setor.

 O painel aconteceu no dia 14 de abril, às 10h, no Business Hall Pitching Audiovisual, com mediação de Maurício Fittipaldi, sócio do CQSFV Advogados, responsável pelas áreas de regulação e mídia do escritório.

Compartilhe:

  • 0 medalha