Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Streaming

08 Junho 2023 | Yuri Codogno

Bruno Wainer prepara o lançamento de Aquarius, streaming focado em saúde e bem-estar

Plataforma do CEO e sócio da Downtown Filmes já tem data para estrear: 14 de junho

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Bruno Wainer, sócio e CEO da Downtown Filmes, se prepara para lançar Aquarius, a primeira plataforma de streaming brasileira dedicada a produções sobre o bem-estar e a saúde do corpo, da mente, das sociedades e do meio ambiente. O lançamento da plataforma deve ocorrer no dia 14 de junho.



A ideia surgiu em 2020, quando Bruno se viu em meio a uma crise existencial que foi acentuada pela chegada da pandemia. Além disso, questões da contemporaneidade influenciaram, como o excesso de informação, individualismo, tecnologias, a sensação do tempo parecer estar mais rápido. Para contornar, foi necessário meditação, terapia, psicanálise, livros e documentários. Mas mais do que encontrar soluções, Bruno viu a oportunidade de fazer o mesmo pelos outros.

“A ideia de criar Aquarius é uma maneira de colocar em prática o aprendizado dos últimos anos. Uma plataforma de streaming reunindo o melhor conteúdo audiovisual sobre questões contemporâneas importantes, como meio-ambiente, ciência e espiritualidade. Minha pequena contribuição na busca de um mundo mais fraterno, ecologicamente sustentável, inclusivo, acolhedor, pacífico e, sobretudo, mais feliz”, explicou Bruno.

À frente da operação está seu filho, Gabriel Wainer, CEO da Aquarius, que vem trabalhando com o pai há seis anos dentro da Downtown Filmes e desenvolvendo novos negócios, como o estúdio de propriedades intelectuais focado em quadrinhos e audiovisual Guará Entretenimento.

Em relação ao conteúdo do novo streaming, as experiências profissionais de pai e filho conseguem garantir ao público produções de alta qualidade. Bruno foi responsável pela distribuição de importantes filmes independentes e também de grandes sucessos, como Central do Brasil, Cidade de Deus, Chico Xavier e a franquia Minha Mãe é Uma Peça. Desta forma, a DT (também em parceria com a Paris Filmes) é responsável por nada menos do que 75% do market share dos lançamentos brasileiros no cinema desde 2016. Além disso, a empresa ocupa, desde 2011, a posição de distribuidora nº1 no ranking de produções nacionais, tendo vendido mais de 60% de todos os ingressos de filmes brasileiros no país.

E essas credenciais vão de acordo com o conteúdo já garantido na plataforma Aquarius.  Serão 100 títulos iniciais e cinco lançamentos mensais programados, entre produções nacionais e internacionais, divididos em seis categorias: Espiritualidade, Arte, Saúde & Bem-Estar, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia e Saber & Sociedade. Quem assina a curadoria é o jornalista, pesquisador e dramaturgo Luiz Felipe.

Desta forma, os filmes da plataforma buscam oferecer uma eterna troca de conhecimento entre as obras e assinantes. “Gostaria que Aquarius se transformasse em um local de troca constante. Um espaço em que as pessoas se sintam acolhidas, evoluam e compartilhem sua busca por uma vida mais plena”, disse Bruno.

No catálogo que envolve meditação e espiritualidade, estão garantidos os seguintes títulos: Amma’s way, Mantra – Sounds Into Silence, Agniyogana, Breath of the Gods, Awake – The Life of Yogananda e The Mindfulness Movement, além da premiada produção nacional Samadhi Road, dos irmãos Ahimsa. A questão climática e o ativismo socioambiental estarão representados por O Sal da Terra, sobre o trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, Greta Thunberg - Rebel With a Cause, Seed: The Untold Story e The Seeds of Vandana Shiva, ambos sobre a ativista ambiental Vandana Shiva, e Legacy - Notre Héritage. Werner Herzog também está presente no catálogo com os títulos Wheel of Time e The Fire Within.

Já no campo dos psicodélicos e do renascimento das pesquisas deles na psicoterapia, há filmes como Descending the Mountain, Psychedelia, Cannabis Through the Ages, The Mushroom Speaks, The Medicine e Dying to know. Além deles, clássicos da psicologia e da mitologia como Joseph Campbell and the Power of Myth compõem a seleção, junto com documentários de arte como John Lennon – The Dreamer, Andrei Tarkovsky – A Cinema Prayer, Worlds of Ursula K. Le Guin e The Endless Summer. E na área da neurociência e inteligência artificial, produções recentes como Artificial Immortality, In Silico e The Divided Brain estarão no catálogo.

Além disso, Aquarius entra no mercado com um lançamento exclusivo, disponível aos assinantes a partir do dia 29 de junho: o documentário autobiográfico Eu, estreia de Ludmila Dayer na direção de longas-metragens e que retrata o processo de autoconhecimento e recuperação da atriz, diagnosticada recentemente com a síndrome do pânico e o vírus Epstein-Barr. Os créditos do projeto trazem a cantora Anitta como produtora associada e Fernanda Souza que, além de assinar a produção executiva, participa no filme como atriz convidada.

Aquarius, que funciona através de uma tecnologia própria, poderá ser acessado por diferentes dispositivos, como celular, SmarTv e Web, e o assinante do streaming vai poder criar playlists com seus filmes favoritos e também uma watchlist. E enquanto se prepara para o lançamento, Bruno destaca: “A aventura tem sido maravilhosa, o aprendizado imenso e a vida muito melhor de ser vivida”.

Compartilhe:

  • 1 medalha