Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

13 Novembro 2023 | Redação

"As Marvels" lidera bilheterias em todos os cenários, apesar de fazer a menor abertura da história do MCU

Enquanto nova produção da Disney e do MCU ficou bem aquém de seu antecessor, apesar da liderança folgada em todo o mundo, "Mussum, o Filmis" foi o grande destaque do cinema nacional

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

As Marvels (Disney) fez uma abertura que liderou as bilheterias em todos os cenários com um faturamento total de US$ 110 milhões. Mas, apesar de ter sido o filme mais assistido globalmente, a nova produção teve que amargar o título de ser a pior estreia de todos os tempos para um título da Disney e MCU. As informações são da Comscore.



As projeções iniciais para o mercado doméstico eram de que As Marvels fariam uma estreia em torno de US$ 75 milhões, podendo chegar até a US$ 80 milhões. A realidade, entretanto, foi bem diferente. O filme conseguiu uma bilheteria de apenas US$ 47 milhões na América do Norte e se tornou a produção de menor bilheteria da história do MCU após sua aquisição pela Disney. As outras obras da franquia lançadas em 2023, por exemplo, tiveram um desempenho bem melhor. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (US$ 106 milhões) e Guardiões da Galáxia: Volume 3 (US$ 118 milhões) tiveram aberturas bem superiores.

O desempenho de As Marvels se torna ainda mais decepcionante quando levamos em consideração os custos de sua produção. De acordo com o Variety, foram gastos aproximadamente US$ 220 milhões e mais US$ 100 milhões apenas para promover o marketing do filme. Seu desempenho, inclusive, ficou bastante aquém de seu antecessor, Capitã Marvel. A produção de 2019 conseguiu uma abertura de US$ 153 milhões.

No Brasil, especificamente, As Marvels teve a companhia de outras duas estreias no ranking dos filmes mais assistidos durante o final de semana, o Festival Varilux de Cinema Francês e Nina: A Heroína dos Sete Mares (Imagem Filmes). Além disso, Mussum, O Filmis (Downtown/Paris) foi a única produção nacional que figurou entre os filmes de maior bilheteria.

Em todo o mundo, apesar de uma liderança tranquila para a produção da Disney e do MCU, merece destaque o fato de quatro produções asiáticas também figurarem entre as mais assistidas. Last Suspect e Be My Family, da China, Tiger 3, da Índia, e The Boy and the Heron, do Japão, entraram no top 10 das maiores bilheterias. Já na América do Norte, além de As Marvels, Journey to Bethlehem (Sony) e Tiger 3 foram as únicas estreias que se colocaram entre as maiores arrecadações.

Brasil

No Brasil, As Marvels liderou com folga e, além do filme da Disney, o terror Five Nights At Freddy´s - O Pesadelo Sem Fim (Universal), que liderou nas últimas duas semanas, foi a única produção que superou a marca de 100 mil de público. Enquanto as heroínas do MCU levaram 413,24 mil pessoas aos cinemas, Five Nights At Freddy´s, que é inspirado no famoso jogo de videogame, conseguiu um público de 229,19 mil.

Fechando o pódio aparece a animação Trolls 3 - Juntos Novamente (Universal), que conseguiu um público de 64,4 mil. Na sequência as produções de maior público foram Taylor Swift: The Eras Tour (45,25 mil) e o nacional Mussum, O Filmis (32,31 mil), que havia se tornado a maior estreia nacional no último final de semana e conseguiu manter uma boa sustentação.

Outros filmes que figuraram entre os mais assistidos foram Assassinos da Lua das Flores (Paramount), que levou 26,7 mil pessoas aos cinemas, o terror Não Abra!, com um público de 26,01 mil e o Festival Varilux de Cinema Francês, que conseguiu atrair a atenção de 18,89 mil cinéfilos. O ranking ainda contou com Patrulha Canina: Um Filme Superpoderoso (Paramount) (14,6 mil) e Nina: A Heroína dos Sete Mares (14,38 mil).

De modo geral, o final de semana não trouxe muitos motivos para os exibidores sorrirem. Com um público total que ficou abaixo da casa do milhão, com 932,59 mil espectadores e uma renda de apenas R$ 20,88 milhões.

América do Norte

No mercado doméstico não houve nenhuma grande surpresa ou destaque. As Marvels foi o único filme que superou a barreira de US$ 10 milhões de renda, com um faturamento total de US$ 47 milhões, e em um cenário parecido com o brasileiro, o ranking é completado por Five Night at Freddy's (US$ 9 milhões) e Taylor Swift (US$ 5,9 milhões).

Na sequência aparece Priscilla (O2 Play), novo filme de Sofia Coppola e que atingiu uma renda de US$ 4,79 milhões. A obra, inclusive, tem estreia no Brasil marcada para o dia 4 de janeiro de 2024.

O ranking ainda conta com Assassinos da Lua das Flores (US$ 4,65 milhões), Os Rejeitados (Universal) (US$ 3,2 milhões), Journey to Bethlehem (US$ 2,42 milhões), o indiano Tiger 3 (US$ 2,25 milhões), Patrulha Canina (US$ 1,76 milhão) e Radical (US$ 1,75 milhão).

Global

Em um final de semana sem grandes estreias e com poucas emoções, As Marvels liderou com folga em todo o mundo apesar de uma estreia abaixo das expectativas. A produção da Disney e do MCU liderou com US$ 110,3 milhões) e ficou bem à frente de Five Nights at Freddy's (US$ 24,37 milhões) e do chinês Last Suspect (US$ 11,52 milhões), que completam o ranking.

Os outros filmes que figuraram no top 10 do final semana em todo o mundo foram:

  • Tiger 3 (Índia) - US$ 11,5 milhões)
  • Assassinos da Lua das Flores - US$ 10,65 milhões
  • Taylor Swift: The Eras Tour - US$ 8,4 milhões
  • Be My Family (China) - US$ 6,74 milhões
  • Patrulha Canina - US$ 5,06 milhões
  • Priscilla - US$ 4,79 milhões
  • The Boy and the Heron - US$ 4,03 milhões

Compartilhe:

  • 0 medalha