Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

26 Fevereiro 2024 | Yuri Codogno

Semana do Cinema faz público nacional ficar acima de dois milhões pela primeira vez no ano

Com mais espectadores do que na semana de estreia, "Madame Teia" se manteve na liderança

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Se nas três primeiras edições a Semana do Cinema se destacou por ajudar na recuperação de um público ainda inconstante nas salas escuras, o atual evento (que começou quinta passada e vai até o dia 28) está tendo um papel fundamental na consolidação do cinema neste início de 2024. O Brasil continua seu excelente momento na exibição e agora, pela primeira vez no ano, mais de dois milhões de ingressos foram vendidos no fim de semana. As informações são da Comscore. 



Madame Teia (Sony) foi o filme mais visto no período, com mais de 350 mil ingressos vendidos. E ainda tivemos outros três filmes que ultrapassaram os 200 mil espectadores: Bob Marley: One Love (Paramount), Todos Menos Você (Sony) e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba (Sony). Além disso, dentro do ranking dos dez filmes mais vistos, foram apenas três que não chegaram na casa dos 100 mil ingressos vendidos.

O fim de semana da quarta edição da Semana do Cinema teve um total de 2,19 milhões de ingressos vendidos, basicamente dobrando o público médio de 2024. Nas três primeiras edições, os públicos foram respectivamente de 1,84 milhão, 2,29 milhões e 1,95 milhão - sendo que das duas primeiras só estão contabilizados os dez filmes mais vistos.

Apesar do aumento proporcional de público do final de semana passado para esse, de 92%, ser o menor entre todas as semanas do cinema, vale lembrar que nas edições anteriores os exibidores estavam em momentos mais complicados quando a Semana do Cinema aconteceu. Por exemplo, na primeira edição, aumentou de 487 mil espectadores [na semana anterior ao evento] para 1,84 milhão; na segunda, de 902 mil para 2,29 milhões; e na terceira, de 866 mil para 1,95 milhão. Os aumentos em porcentagem foram de 277%, 153% e 125%, respectivamente.

Com isso, o menor aumento proporcional da quantidade de ingressos vendidos na atual edição é explicado pelo ótimo momento que a exibição nacional vive, bastante superior aos últimos dois anos. Aliás, em números absolutos, todos os fins de semana em que o evento aconteceu registraram números de ingressos vendidos muito próximos, demonstrando que, mesmo em melhor situação, a população continua aproveitando os ingressos a preços promocionais.

Fora do Brasil, a situação não está muito diferente do que nas semanas anteriores: enquanto a América do Norte continua sofrendo com os baixos números (novamente na casa dos US$ 50 milhões, entre os dez filmes mais assistidos), a China continua quase monopolizando a arrecadação global, ainda com seus lançamentos oriundos do Ano Novo Lunar. 

Brasil

Além dos já mencionados 2,19 milhões de bilhetes vendidos, os cinemas nacionais arrecadaram R$ 28,26 milhões entre a última quinta-feira e ontem (25). Em relação aos filmes mais vistos, Madame Teia fez 361,8 mil de público, um aumento de quase 30% em comparação com os 280 mil do fim de semana passado. 

Bob Marley e Todos Menos Você vêm na sequência, com respectivos 337 mil e 334,6 mil espectadores. Enquanto a cinebiografia da lenda do reggae chegou a 828 mil de público no acumulado, a comédia romântica protagonizada por Sydney Sweeney ultrapassou 1,7 milhão.

Três estreias vem a seguir: Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba (219,5 mil), O Menino e a Garça (Sato Company) (137,7 mil) e Ferrari (Diamond Films) (131,6 mil). Pobres Criaturas (Disney), por sua vez, fez 102,1 mil e ultrapassou o meio milhão de espectadores no acumulado. 

Completam o ranking os nacionais de sucesso Nosso Lar 2: Os Mensageiros (Disney) e Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris), com 75,9 mil e 65,2 mil ingressos vendidos, além de O Jogo da Morte (Paris Filmes), que abriu com 59,9 mil espectadores. 

América do Norte 

Apenas US$ 52 milhões renderam os dez filmes mais vistos na América do Norte. Bob Marley, com US$ 13,5 milhões, liderou, seguido por Demon Slayer, que abriu com US$ 11,5 milhões. Nenhum outro filme chegou aos US$ 10 milhões.

Ordinary Angels, filme ainda sem previsão para chegar ao Brasil, fez US$ 6,5 milhões, seguido por Madame Teia (US$ 6 milhões), Patos (Universal) (US$ 3 milhões), Argylle (Universal) (US$ 2,8 milhões) e Wonka (Warner) (US$ 2,5 milhões).

Garotas em Fuga, distribuído por lá pela Universal, mas ainda sem estreia prevista por aqui, abriu US$ 2,4 milhões. Completam o ranking: Beekeeper - Rede de Vinganças (Diamond Films) (US$ 1,9 milhão) e os episódios 4 a 6 da quarta temporada da série The Chosen (US$ 1,7 milhão).

Global

São seis filmes asiáticos no ranking global, que ficou assim:

  • - O chinês Article 20: US$ 39,2 milhões;
  • - O chinês Pegasus 2: US$ 34,9 milhões;
  • - O anime japonês Demon Slayer: US$ 28,5 milhões;
  • - Bob Marley: US$ 28,5 milhões, ultrapassando US$ 120,5 milhões no acumulado;
  • - O chinês Yolo: US$ 24,7 milhões;
  • - O chinês Boonie Bears: Time Twist: US$ 21,9 milhões;
  • - O sul-coreano Exhuma: US$ 16,7 milhões;
  • - Madame Teia: US$ 16,5 milhões;
  • - Patos: US$ 7,8 milhões;
  • - Wonka: US$ 7,7 milhões.

Compartilhe:

  • 2 medalha