Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

01 Março 2024 | Renata Vomero

Rio2C 2024 anuncia primeiras novidades, tema norteador e promete “banquete” de conexões

Organização realizou evento de kick off ontem (29) no Rio de Janeiro; Portal Exibidor acompanhou os anúncios presencialmente

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A organização do Rio2C realizou ontem (29) um evento de kick off da edição 2024 do maior encontro de criatividade da América Latina, que será realizado entre 4 e 9 de junho na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Nesta largada inicial foram anunciadas as primeiras novidades e o tema norteador desta edição: The Age of Awareness (ou “A Era da Consciência”).

Publicidade fechar X

Um tema que, segundo Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do evento, é uma espécie de volta às origens do Rio2C, quando tinha em sua primeira edição, em 2018, o slogan “It’s all connected”.  Sete anos depois, prevalece o sentimento de que haja um despertar das pessoas para as transformações e invocação e a consciência de que tudo vem em um efeito dominó, seja na política, no meio ambiente, ou no meio criativo. Ou seja, está tudo conectado, como o próprio slogan diz.

“As pessoas estão despertando, é uma questão de consciência mesmo. É hora de puxar essa toada, é quase uma provocação, um chamado, chamar a atenção. Fizemos isso há sete anos e agora estamos desenhando mais para todo mundo entender! (risos)”, contou o executivo em entrevista ao Portal Exibidor.

Como é de costume, o Rio2C parte de um tema para desenvolver aí seus painéis e apresentações, que se interligam e se conectam, justamente para provocar essas sinapses e insights em torno da temática principal.

E tudo precisa ser milimétricamente costurado pela equipe de curadoria, que precisa fazer acontecer a programação dos 18 palcos com atrações simultâneas. Neste ano, serão mais de 500 sessões de conteúdos espalhadas pelos dias de evento e tudo precisa fazer sentido, ter transversalidade, uma das principais características do Rio2C.

“É igual processo de fazer macarrão, primeiro sai aquela massa única embolada, dai você vai cortando até virar um bom espaguete. É isso o que a gente faz, partimos de uma massa única com muito fermento. Com isso a gente garante que a programação tenha uma unidade, não tenha nada que não esteja ali que não tenha razão e com isso sou chato para caramba. Quero saber como aquele tema é relevante para o público e para o setor de que ele trata, se não responder essas duas perguntas, não entra no evento”, contou.

Com a promessa, então, de servir um banquete de conexões e conhecimento nesta edição, o evento de abertura aos trabalhos do Rio2C já apresentou alguns nomes e novidades para esta nova edição. A programação completa será divulgada ao longo dos próximos meses.

Na programação de painéis estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries Euphoria, Valley of Tears e No man's land e do filme Beaufort, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes The Black Book, Up North e Day of Destiny; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários #Shout e Brainwashed: Sex-Camera-Power, e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como A Era do Gelo, Rio e O Touro Ferdinando, e em 2023 lançou a live action How to be a carioca.

Na área da música, um dos keynotes é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, contando com mais de 2.700 membros, entre eles representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como os cantores Ney Matogrosso e Jão.

 Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald's por oito anos e autor do livro "D[ê] Propósito". Jaqueline Weigel, futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.

Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Toddynho, Casimiro (CazéTV) e Blogueirinha.

Entre algumas novidades apresentadas está a inauguração do Palco Bits, abreviação de Broadcast Innovation & Tech Show. O palco promete trazer os bastidores técnicos e de tecnologia do audiovisual, trazendo os principais profissionais deste segmento para falar sobre o assunto.

Na área musical será inaugurado o palco Soundbeats II by Popline.Biz é mais um desdobramento na área da música, que já conta com o palco Sound Beat, agora este contará com a parceria do Popline.Biz.

São agora quatorze os palcos multidisciplinares e transversais que ocupam a Cidade das Artes em 2024 - Global Stage; Storyvillage; Brainspace; House of Brands; Biodom; New Frontier; Future U; Soundbeats; Screening Room; Arts & Crafts; Games+, Writer's Room, Bits e Soundbeats II by Popline.biz. Além deles, mais quatro palcos abrangem unicamente o universo de indústria e mercado.

Outros destaques são os Summits do evento, que esse ano contarão com parceria da Play9, Forbes e o Comitê Olímpico Brasileiro. E, no setor de mercado, os pitchings retornam com força após o sucesso da última edição. Nesta edição, houve um número recorde em projetos inscritos, sendo 1.533 nos pitchings e 1.216 nas rodadas de negócios.

Outra frente comemorada pela organização do evento, aliás, formada majoritariamente por mulheres, celebra a vinda de grandes executivas da indústria para este ano, com destaque para dois keynotes confirmados.  O primeiro é de Mary Ellen Coe atua desde 2022 como Chief Business Officer do YouTube e de Jody Gerson assumiu em 2015 a posição de Chairman e CEO da Universal Music Publishing Group, e se tornou a primeira mulher CEO de uma empresa global de música e a primeira mulher a dirigir uma grande editora musical.

Para esta edição, que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro, o Rio2C reforça a parceria de longa data com a Petrobras, que nesta edição, entra como patrocinadora Master do evento.

Compartilhe:

  • 0 medalha