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01 Março 2024 | Redação

Entrevistas, marcos da produção nacional e novidades nos streamings foram destaques no Portal Exibidor em fevereiro

O mês também foi marcado por resultados fiscais de gigantes do entretenimento e questões políticas que afetam exibidores

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(Foto: Exibidor)

O ano começou movimentado no mercado cinematográfico, sobretudo aqui no Brasil. Em 2024 há esperanças de que o novo ano possa ser marcado positivamente para a indústria e, marcos significativos da produção nacional, entrevistas, resultados fiscais de gigantes do entretenimento, novidades no streaming e questões políticas foram assuntos que chamaram a atenção dos leitores do Portal Exibidor em fevereiro.



Números significativos de Nosso Lar 2 e longas brasileiros, com estreia no Festival de Berlim, além de entrevistas exclusivas, são provas do bom momento vivido pelo cinema brasileiro. No mercado internacional, foram novidades de mercado que se destacaram no mês que se encerrou.

Pautas envolvendo a aquisição de uma grande distribuidora européia, além de balanços financeiros em gigantes do streaming como Amazon Prime Video e Disney+, além da chegada do Max ao mercado, também merecem destaque e chamaram bastante atenção.

Diante dos resultados dos dois primeiros meses do ano, e da ausência de grandes lançamentos de Hollywood, o cenário é de otimismo para a indústria brasileira, que passa por um momento de recuperação com maior celeridade em relação aos mercados estrangeiros.

Confira as dez notícias mais lidas do mês de fevereiro:

1) "Nosso Lar 2" mantém ótimo desempenho e ultrapassa marca de 1 milhão de espectadores

O final de semana de 2 a 4 de fevereiro foi marcante para o cinema nacional, e mostrou que 2024 chegou trazendo resultados espetaculares para o cinema nacional. Após uma ótima estreia, Nosso Lar 2: Os Mensageiros (Disney) conseguiu ultrapassar a marca de um milhão de espectadores depois de duas semanas em exibição.

Na semana anterior o filme já havia feito história ao se tornar o primeiro filme brasileiro a abrir na liderança nacional desde 2020 e, com uma sustentação digna de blockbuster, o filme se aproximou da meta de dois milhões de ingressos vendidos que foi estabelecida por sua distribuidora. O primeiro filme, lançado em 2010, vale destacar, alcançou 4 milhões de ingressos vendidos no país e fechou o ano entre os dez filmes com mais público naquele ano.

2) Possibilidade de revogação do PERSE é ponto de preocupação entre exibidores

Em 2021, foi criado o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), por meio da Lei 14.148/21. Com validade de 60 meses, o programa tinha como objetivo atenuar os efeitos da pandemia no setor de eventos, incluindo os cinemas, principalmente com redução integral de tributos federais, sendo eles IRPJ, CSLL, PIS e Cofins, além da possibilidade de renegociação de dívidas.

O programa, no entanto, está ameaçado de ser revogado a partir da Medida Provisória nº 1.202/2023, assinada pelo Governo Federal no final de 2023. A medida propõe a reoneração da folha de pagamentos já em 2024, mediante aprovação do Congresso Nacional. Diante da possibilidade, o setor de exibição passou a se mobilizar para tentar reverter a revogação.

3) "Bob Marley: One Love" é um filme que vai além do compositor: "É uma das mensagens dele para o mundo"

Quando pensamos em reggae, automaticamente nos vem Bob Marley à cabeça. Mas, apesar disso, o compositor era muito mais do que um gênio da música - as letras de suas canções podem comprovar tal afirmação. E o filme Bob Marley: One Love (Paramount) trabalha em cima disso, focando não no mensageiro, mas sim em sua mensagem para o mundo.

O Portal Exibidor participou de uma cabine de imprensa a qual exibiu o filme, e na sequência de uma coletiva virtual que contou com a presença do ator e protagonista Kingsley Ben-Adir, do diretor Reinaldo Marcus Green e de Ziggy Marley, produtor e filho de Bob Marley. Confira os principais pontos da entrevista no link acima!

4) Um novo ano: balanços, apostas, Oscar e sucesso do cinema nacional são os destaques do Portal Exibidor

Em fevereiro os destaques do mês de janeiro foram um grande sucesso no Portal Exibidor! Todo início de ano normalmente é marcado por um marasmo na indústria, mas 2024 começou provando que quer ser um ano diferente. Com uma série de análises, entrevistas, bons lançamentos, não faltaram pautas para alimentar o mercado neste começo de ano.

Com uma série de análises, entrevistas, bons lançamentos, não faltaram pautas para alimentar o mercado neste começo de ano. Entre alguns dos destaques que chamaram a atenção dos leitores no mês de janeiro, estiveram as apostas das distribuidoras para os próximos meses, incluindo, aí, campanhas de marketing, indicados ao Oscar e os anúncios dos line-ups, fortes mesmo diante das dificuldades com as greves de 2023.

No entanto, mesmo de olho no mercado internacional, é o Brasil que brilhou em janeiro, e estamos falando de cinema nacional, que vem trazendo excelentes resultados para a indústria.

5) MUBI anuncia compra de participação majoritária na Cinéart, distribuidora europeia

A MUBI, distribuidora global, plataforma de streaming e produtora, anunciou no mês de fevereiro a compra de participação majoritária na distribuidora europeia Cinéart. A distribuidora possui escritórios em Amsterdã e Bruxelas.

Embora os detalhes financeiros do acordo não tenham sido revelados, a aquisição feita pela MUBI reforçou ainda mais sua expansão para além do seu carro-chefe que é o streaming. O acordo com a Cinéart, inclusive, marca a primeira aquisição de um distribuidor pela MUBI, que se tornou um dos compradores mais agressivos de filmes de arte nos mercados recentes, além de investir em suas próprias produções.

6) "Horizonte" aborda com delicadeza o amor na terceira idade: "não há finitude em não desistir"

Horizonte (A2 Filmes) é um filme dirigido pelo ator Rafael Calomeni que chegou aos cinemas em 15 de fevereiro. O longa aborda de forma delicada o amor na terceira idade e todas as reflexões que cercam essa fase de nossas vidas.

O filme foi premiado em diversos festivais por onde passou, incluindo no Brasil e no exterior, e em entrevista ao Portal Exibidor o diretor destacou que "nesse filme quero dizer que não há finitude em não desistir, em não parar, em ter fé na vida mesmo com uma idade mais avançada. É um filme de otimismo, força e atitude. Quando reagimos assim, o universo nos presenteia".

7) "Betânia", longa filmado inteiramente no Maranhão, estreará no 74º Festival de Berlim

Betânia, novo longa do diretor Marcelo Botta, fez sua estreia no 74º Festival de Berlim, que aconteceu entre os dias 15 e 25 de fevereiro. O filme também foi um dos concorrentes no Prêmio de Audiência e no prestigiado GWFF, entregue ao Melhor Primeiro Longa de todo o festival.

O filme, que foi filmado inteiro no Maranhão, mostra a história de Betânia, uma mulher de 65 anos que depois de enterrar seu marido, morto em decorrência da falta de energia elétrica, busca na comunidade a força para reinventar sua forma de viver no isolado povoado dos Lençóis Maranhenses. Movida pelo som ancestral do Bumba Meu Boi, Betânia luta para manter o sentido de identidade, enquanto tradição e modernidade colidem.

8) Gastos com conteúdo da Amazon foram de US$ 18,9 bilhões no ano passado, 13,8% maior do que em 2022

Mesmo em meio ao caos que as majors e os principais streamings se viram em 2023, com as greves dos atores e roteiristas de Hollywood que paralisaram as produções por alguns meses, a Amazon fechou o último ano com US$ 18,9 bilhões em gastos de conteúdos.

Vale ressaltar, porém, que a empresa não especificou como foi a divisão desses gastos, visto que a companhia atua em diferentes frentes audiovisuais, com parcerias com produtoras e distribuidoras. De qualquer jeito, é possível afirmar que pelo menos US$ 1 bilhão foi destinado aos lançamentos cinematográficos originais da empresa.

9) Disney+ perde 1,3 milhão de assinantes, mas prejuízo com a plataforma diminiu cerca de US$ 300 milhões

Após aumentar o valor da mensalidade em outubro, o Disney+ perdeu 1,3 milhão de assinantes em seu primeiro trimestre fiscal de 2024. Apesar disso, a plataforma terminou o ano passado com 111,3 milhões de assinantes. Vale lembrar que a Disney considera o período entre outubro e dezembro como o primeiro balanço do ano subsequente.

Apenas da queda no número de assinantes, a empresa conseguiu diminuir em cerca de US$ 300 milhões as perdas com o Disney+, em comparação ao trimestre anterior. Na previsão, haverá lucro no último trimestre fiscal deste ano.

10) Max chega em 27 de fevereiro com amplo catálogo e muitos recursos

As mudanças anunciadas pela Warner Bros. Discovery com relação aos seus serviços de streaming finalmente chegaram ao Brasil em 27 de fevereiro. Max, um streaming aprimorado a partir da HBO Max, chegou ao mercado se colocando como "o principal destino de entretenimento da América Latina", oferecendo um amplo catálogo de conteúdo, recursos de alta qualidade, uma interface intuitiva e uma experiência infantil cativante.

Além do conteúdo global, a plataforma também prometeu investir em produções originais locais, produzidas com os melhores criadores e talentos da América Latina. Uma série de produções originais argentinas e mexicanas também estão disponíveis na plataforma, além das brasileiras, em um catálogo que oferece mais de 37 mil horas de conteúdo em todos os gêneros e formatos.

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