Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política Pública

19 Março 2024 | Redação

Visando fomentar audiovisual e internacionalizar cidade, Prefeitura de Salvador lança Film Commission

Programa coloca cidade ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para tornar Brasil um polo cinematográfico atrativo

Compartilhe:

(Foto: Fábio Marconi)

Na última quinta-feira (14), a Prefeitura de Salvador lançou uma Film Commission como parte dos investimentos para fomentar e internacionalizar o setor audiovisual da cidade. O lançamento aconteceu durante a abertura da 19ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, no Cine Glauber Rocha, e contou com a presença do secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, e do gestor de audiovisual da pasta, Felipe Rego. As informações são do portal Tela Viva.

Publicidade fechar X

A Salvador Film Commission consiste em um escritório de atendimento a produtoras audiovisuais e também pretende colocar Salvador como destino para gravações e filmagens. O espaço integra as políticas públicas do SalCine, programa lançado pela Secult em maio do ano passado, como uma ação para padronizar os procedimentos de filmagens e gravações a fim de agilizar e facilitar esses processos, tornando a cidade um polo cinematográfico atrativo. Vale destacar que o escritório é formado por diversos órgãos da Prefeitura que têm implicações em possíveis filmagens, como a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e a Secretaria de Ordem Pública (Semop).

O lançamento para alavancar o setor audiovisual da cidade e colocar as produções locais na rota da internacionalização coloca Salvador ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, outras cidades brasileiras que já implementaram suas Film Commissions com o intuito de atrair investimentos para as cidades. No exterior, Nova Iorque, Madri, Buenos Aires, Barcelona e Tóquio são algumas cidades que também já implementaram o projeto.

Para o funcionamento da Salvador Film Commission, foi instaurado o Comitê Gestor da Política de Filmagens e Gravações do Município, composto por oito órgãos do poder público municipal para dar suporte, avaliar e qualificar os procedimentos relativos às filmagens e gravações.

Também foi criado um site da Salvador Film Commission, que reúne informações completas sobre procedimentos, cenários de Salvador disponíveis para gravação, formulários para filmagens, cadastro de profissionais, fornecedores e produtoras audiovisuais e de espaço para busca de serviços do setor. Além das informações, todas as solicitações também serão centradas no site.

"O site é super intuitivo, nós temos um catálogo de locações em Salvador disponíveis para gravações, com descrições técnicas, históricas e culturais, além de um banco de dados no qual os profissionais do audiovisual, fornecedores e produtoras locais poderão se cadastrar, para facilitar o diálogo entre o mercado local e o externo", disse Felipe Dias, gestor do audiovisual da Secult, ao Tela Viva.

Compartilhe:

  • 0 medalha