Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

06 Maio 2024 | Redação

"Garfield" e sua "onda laranja" reinam absolutos na bilheteria nacional, mas público geral é 2º pior do ano

Filme da Sony bateu o recorde de maior abertura de 2024, mas exibidores amargam terceira semana seguida abaixo das expectativas no Brasil

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Sony prometeu uma "onda laranja" invadindo os cinemas brasileiros e realmente entregou! Garfield: Fora de Casa deixou a preguiça de lado e se tornou o maior dia de abertura de 2024 no Brasil. Mas, apesar dos 326,25 mil ingressos vendidos durante o final de semana, o Brasil amargou seu segundo pior público de 2024 com apenas 867,24 mil espectadores. Um alerta para o momento é que os três piores públicos do ano foram registrados nos três últimos finais de semana. Os dados são da Comscore.



Em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, Camila Pacheco, diretora executiva de marketing da Sony, destacou que o Brasil está entre os TOP 5 países com maior fandom de Garfield no mundo e que, por isso, foram pensadas estratégias para fazer o filme viralizar e ganhar as ruas do país. O resultado foi positivo e, apesar do desempenho geral ter sido fraco, também houve outros destaques nas salas escuras do país.

O Dublê (Universal) também fez sua abertura e, mesmo com um resultado abaixo das expectativas, foi a única produção que acompanhou Garfield ao superar a barreira dos 100 mil espectadores, com um público total de 129,51 mil. Além disso, Férias Trocadas (Downtown/Paris) manteve a toada de 2024 e colocou um filme nacional no ranking dos mais assistidos e a reexibição de Stars Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (Disney), em comemoração aos 25 anos de sua estreia, também figurou entre os maiores públicos. Um último destaque dos cinemas brasileiros foi Kung Fu Panda 4 (Universal), que superou a marca de 2 milhões de espectadores no acumulado, chegando a 2,12 milhões.

Na América do Norte, O Dublê liderou com folga e foi a única produção a ultrapassar a marca de US$ 10 milhões em arrecadação, mas ainda assim ficou um pouco abaixo das projeções iniciais. As estimativas menos otimistas previam uma abertura de pelo menos US$ 30 milhões durante o final de semana, mas o filme estrelado por Ryan Gosling e Emily Blunt conseguiu fazer "apenas" 28,5 milhões até o final do domingo. Para se ter uma ideia da decepção dos exibidores da América do Norte com a abertura de O Dublê, em 2023 e 2022 Guardiões da Galáxia: Volume 3 (Disney) e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Disney) arrecadaram respectivamente US$ 118,4 milhões e US$ 187,4 milhões em suas aberturas nos mesmos finais de semana de maio.

Assim como no Brasil, a reexibição de Star Wars também desempenhou relativamente bem no mercado doméstico, conseguindo o segundo lugar no ranking dos filmes mais assistidos. Além dos dois filmes citados, o terror O Tarô da Morte (Sony) também fez sua estreia nesta cine-semana e conseguiu um lugar entre os filmes mais assistidos. Vale destacar que Garfield ainda não fez sua estreia na América do Norte.

Globalmente o grande destaque foi O Dublê, que arrecadou US$ 53,87 milhões e chegou ao acumulado de US$ 65,4 milhões desde sua estreia, tendo em vista que o filme já havia entrado em cartaz em alguns territórios. Mas, o que chamou a atenção foi uma dominância do cinema asiático. Entre os 10 filmes mais assistidos figuraram três produções da China, que inclusive dominaram o pódio global, uma japonesa e outra da Coréia do Sul, ou seja, metade do TOP 10 foi composto por, filmes da região.

Brasil

No Brasil os exibidores estão com dificuldades para retomar o bom momento dos primeiros meses do ano. O público total foi de apenas 867,24 mil, configurando o segundo pior de 2024. Um ponto que chama a atenção é o fato de os três piores públicos do ano terem sido registrados justamente nos últimos três finais de semana, com 699,27 mil espectadores no último e 878,3 mil no penúltimo.

Como dito anteriormente, Garfield reinou absoluto nas telonas e levou 326,25 mil pessoas ao cinema e, contando com o público das sessões de pré-estreia, o filme já acumula 540, mil espectadores no Brasil. O Dublê foi a segunda produção que levou mais pessoas para as salas escuras em sua abertura e fechou o final de semana com um total de 129,51 mil de público. Por fim, fechando o pódio, aparece Guerra Civil (Diamond), estrelado por Wagner Moura, que fechou o final de semana levando 94,84 mil pessoas para as salas escuras.

Na sequência aparece uma produção nacional, Férias Trocadas conseguiu 51,17 mil espectadores em sua abertura e manteve a sequência de produções nacionais emplacarem pelo menos um filme entre os mais assistidos no final de semana. O filme foi seguido de perto pelos episódios 3 e 4 da 4ª temporada da série The Chosen - Os Escolhidos e pelo velho conhecido Godzilla e Kong: O Novo Império (Sato Company), que conseguiram públicos de 47,94 mil e 42,46 mil espectadores respectivamente.

Completando o ranking brasileiro aparecem a reexibição de Star Wars (33,25 mil), Rivais (Warner) (28,56 mil), a abertura de A Teia (Imagem Filmes) (23,49 mil) e Kung Fu Panda 4 (21,24 mil).

América do Norte

Na América do Norte, sem a concorrência de Garfield, O Dublê não encontrou rivais à altura. A produção liderou a bilheteria doméstica ao arrecadar US$ 28,5 milhões, mas ficou abaixo das projeções menos otimistas, que previam uma arrecadação de ao menos US$ 30 milhões. O filme teve um orçamento de US$ 130 milhões e, levando isso em consideração, o resultado se torna ainda mais decepcionante.

O ano de 2024 está longe de ser considerado um sonho para os exibidores da América do Norte e o final de semana comprovou o momento delicado, com nenhuma outra produção conseguindo arrecadar mais de US$ 10 milhões durante o final de semana. O pódio dos filmes mais assistidos ainda contou com a reexibição de Star Wars (US$ 8,08 milhões) e Rivais (7,64 milhões).

Na sequência aparecem a abertura de O Tarô da Morte (US$ 6,5 milhões), Godzilla e Kong (US$ 4,5 milhões), Guerra Civil (US$ 3,55 milhões), Unsung Hero (US$ 3 milhões), que ainda não tem distribuidora no Brasil, Kung Fu Panda 4 (US$ 2,4 milhões), o terror da Universal, Abigail (US$ 2,3 milhões), e Ghostbusters: Apocalipse de Gelo (US$ 1,8 milhão), da Sony.

Global

Com Garfield ainda não tendo feito sua estreia no mercado doméstico, O Dublê não encontrou concorrência à altura na bilheteria global e reinou absoluto ao arrecadar US$ 53,87 milhões. A falta de outro grande lançamento de Hollywood, inclusive, deixou uma brecha para o cinema chinês completar o pódio com duas produções. The Last Frenzy e Formed Police Unit conseguiram uma bilheteria de US$ 29,68 milhões e US$ 23,82 milhões respectivamente.

Na sequência, e muito próximo, aparece outra produção chinesa com Twilight of The Warriors: Walled In, que arrecadou US$ 22,2 milhões. Na quinta posição, ainda sem fazer sua abertura "em casa", Garfield conseguiu US$ 22 milhões em todo o mundo.

Na sequência, sem nenhuma grande surpresa ou destaque aparecem Rivais (US$ 15,14 milhões), a reexibição de Star Wars (US$ 14,48 milhões), Godzilla e Kong (US$ 14,3 milhões), o sul-coreano The Roundup: Punishment (US$ 14,18 milhões) e a animação japonesa da Sony, Spy x Family Código: Branco (US$ 13,86 milhões).

Compartilhe:

  • 0 medalha