Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Exibição

13 Junho 2024 | Redação

Sony fecha a compra da Alamo Drafthouse, uma das redes de cinemas mais icônicas dos Estados Unidos

Sony se torna o primeiro grande estúdio de Hollywood a controlar uma rede de cinemas em mais de 75 anos

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Alamo Drafthouse, uma das mais icônicas redes de cinema da América do Norte, sem dúvidas vive dias bastante agitados. Após anunciar o fechamento de seis unidades franqueadas no início da semana, nesta quarta-feira (12) foi anunciada a venda da rede de cinema, incluindo todas as suas 35 unidades, para a Sony Pictures Entertainment. As informações são do The Hollywood Reporter, Box Office Pro e Variety.

Publicidade fechar X

A Sony, de certa forma, vem caminhando no sentido contrário dos outros grandes estúdios de Hollywood. Ao mesmo tempo em que é o único grande estúdio que não investiu em seu próprio serviço de streaming, também é o primeiro grande estúdio a adquirir um circuito de exibição. Vale destacar que essa é a primeira vez em mais de 75 anos, com algumas exceções, que um grande estúdio de Hollywood detém salas de cinema nos Estados Unidos.

De 1948 a 2020, o Departamento de Justiça dos EUA proibiu as distribuidoras de filmes de possuírem empresas de exibição. Os decretos do Supremo Tribunal dos EUA começaram a ser revogados em 2020 e, desde então, a Sony é o primeiro estúdio a comandar uma rede de exibição. Apesar da lei, é importante ressaltar que em alguns momentos as regras foram flexibilizadas e a Universal, e a própria Sony, chegaram a comprar participações em algumas redes de cinema na década de 1980. Desde a revogação das restrições os únicos estúdios de produção que adquiriram cinemas foram os serviços de streaming Netflix, com cinemas em Los Angeles e Nova York, e Amazon, com um cinema em Los Angeles.

Apesar do processo de venda, os cinemas da Alamo Drafthouse, além de manterem o mesmo nome, continuarão a ser administrados pelo atual CEO, Michael Kustermann. Ele será responsável por chefiar um recém-criada divisão da Sony, a Sony Pictures Experiences, que além de administrar os cinemas da Alamo, também é responsável pelo Wonderland, um parque de entretenimento localizado em Chicago que promove os produtos e propriedades da Sony, e pela Fantastic Fest, um popular festival de cinema que já era administrado pela Alamo Drafthouse. O Wonderland, inclusive, utiliza bastante tecnologias e experiências envolventes e imersivas, uma característica que conversa muito com o conceito dos cinemas Alamo, conhecido por dar a cada um de seus cinemas um design exclusivo relacionado ao filme em exibição, coquetéis criativos, extenso cardápio de comida e políticas rígidas de "proibido falar, não enviar mensagens de texto".

A aquisição pela Sony acontece em um momento de alta dos cinemas Alamo a despeito do fechamento recente de seis unidades franqueadas. Apesar do pedido de falência em março de 2021, decorrente das dificuldades da pandemia, a rede conseguiu sair da falência em junho de 2021 e, atualmente, é a sétima maior rede de cinemas da América do Norte e também a rede que mais lança filmes por ano. Anualmente a Alamo recebe mais de 10 milhões de visitantes e tem um público-alvo bastante engajado, com 4 milhões de membros fidelizados. Além disso, em 2023 a Alamo viu um salto de 30% na receita de bilheteria em relação ao ano anterior, superando os números gerais da indústria, que ficaram em 31%.

Enquanto a Sony, em comunicado, destacou seu compromisso com a exibição cinematográfica e reforçou a intenção de iniciativas contínuas em entretenimento experiencial, Kustermann adotou o mesmo tom ao falar dos novos patrões.

"Estamos entusiasmados por fazer história com a Sony Pictures Entertainment e por termos encontrado a casa e o parceiro certos para a Alamo Drafthouse Cinema. Fomos criados por amantes do cinema para amantes do cinema. Sabemos o quão importante isto é para a Sony e serve como mais uma prova do seu compromisso com a experiência teatral. Juntos, continuaremos a inovar e a trazer novas oportunidades emocionantes para nossos companheiros de equipe e também para os espectadores", disse.

A Alamo Drafthouse foi fundada em 1997 por Tim League e Karrie League em Austin, nos Estados Unidos e, apesar de os valores financeiros não terem sido divulgados, sabe-se que a Goldman Sachs atuou como consultor financeiro exclusivo da Alamo Drafthouse na transação que fez a Sony adquirir a rede de cinemas dos antigos proprietários Altamont Capital Partners, Fortress Investment Group e do fundador Tim League.

Por fim, Ravi Ahuja, presidente e COO da Sony Pictures Entertainment, reforçou que os cinemas adquiridos continuarão a receber conteúdos de diferentes estúdios e distribuidores, não ficando restritos apenas aos conteúdos da Sony.

"Acreditamos fortemente no envolvimento dos fãs de entretenimento fora de casa de maneiras divertidas e distintas, como visto mais recentemente na abertura do Wonderland em Chicago. A experiência diferenciada de cinema da Alamo Drafthouse, a marca admirada e a comunidade dedicada se encaixam bem nessa visão. Nosso negócio Crunchyroll também se alinha bem com os interesses do seu público. Estamos ansiosos para desenvolver as inovações que tornaram a Alamo Drafthouse um sucesso e, é claro, continuaremos a receber conteúdo de todos os estúdios e distribuidores", disse.

Compartilhe:

  • 0 medalha