Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Exibição

11 Junho 2024 | Redação

Alamo Drafthouse fecha seis cinemas nos Estados Unidos em meio a crise financeira de franqueado

Rede de cinemas que conquistou público com menu diferenciado e distribuição de filmes independentes ainda segue com 15 cinemas nos Estados Unidos

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Enquanto os cinemas dos Estados Unidos custam a engrenar e conquistar o público durante a temporada de verão, os efeitos do baixo desempenho nas bilheterias começam a ser sentidos por exibidores. A Alamo Drafthouse, uma das mais icônicas redes de cinema do país, anunciou o fechamento de seis unidades franqueadas no Texas e Minnesota. As informações são do Variety e do portal Advocate Lake Highlands.

Publicidade fechar X

A Alamo Drafthouse começou a cair no gosto do público por conta de toda a oferta diferenciada da rede que, além de atuar na distribuição de filmes independentes, também atraiu seguidores por conta de seu extenso menu de coquetéis, cervejas e comida, além de uma rígida política de "não falar e não enviar mensagens de texto durante a exibição dos filmes".

O fechamento dos cinemas aconteceu depois que a Two is One, One is None LLC, operadora das seis franquias da Alamo, entrou com pedido de falência, Capítulo 7, para todas as localidades. O Capítulo 7 do código de falências norte-americano estabelece os dispositivos destinados a reger a liquidação de ativos de pessoa física devedora, ou seja, aquela que não consegue pagar regularmente suas dívidas. O fechamento das seis unidades, cinco localizadas na área de Dallas-For Worth, no Texas, e outra em Woodbury, em Minnesota, tiveram efeito imediato.

Uma mensagem enviada pela Two is One, One is None, LLC aos funcionários por meio do programa HotSchedules, inclusive, viralizou nas redes sociais. Após a leitura da mensagem, ela automaticamente era apagada, mas uma funcionária de um dos cinemas conseguiu compartilhar via X, antigo Twitter. Na mensagem os proprietários dos cinemas franqueados afirmaram que perderam mais de US$ 1 milhão no ano de 2023.

Em outro comunicado, desta vez divulgado para a imprensa, a Two is One, One is None, LLC anunciou sua falência e disse que a pandemia e as greves de Hollywood no último ano prejudicaram seus negócios, mesmo tendo feito uma injeção de mais de US$ 3,5 milhões. "O desempenho econômico de toda a indústria caiu drasticamente no quarto trimestre de 2023 e no primeiro trimestre de 2024. Na verdade, o primeiro trimestre de 2024 foi o trimestre com pior desempenho na história do cinema", dizia o comunicado.

A Alamo Drafthouse também lamentou o fechamento de seis de suas franquias e, agora, existem 35 cinemas da rede nos Estados Unidos, sendo 15 deles franqueados e 20 cinemas de propriedade corporativa. Vale destacar que durante a pandemia, em março de 2021, a propriedade corporativa da Alamo Drafthouse já havia entrado com um pedido de falência, mas tendo saído da falência em junho de 2021.

"Estamos muito decepcionados ao saber hoje que nosso franqueado, que opera cinco locais em Dallas-Fort Worth, no Texas, e um em Woodbury, Minnesota, entrou com pedido de falência, Capítulo 7, e está fechando seu negócio com efeito imediato. Estamos com o coração partido pelos companheiros de equipe do franqueado e pelas comunidades cinematográficas locais, no entanto, estamos trabalhando o mais rápido possível para que o Alamo Drafthouse Cinema volte a funcionar nessas cidades. Todas as outras localidades da Alamo Drafthouse estão operando normalmente, com planos de expansão contínua em todo o país", dizia o comunicado.

Compartilhe:

  • 0 medalha