06 Maio 2025 | Redação
França apresenta queda na venda de ingressos em 2025 e Reino Unido se recupera em abril
Apesar da queda no número de ingressos vendidos no primeiro trimestre, Reino Unido conseguiu dar um salto na receita em relação ao ano de 2024
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França e Reino Unido, dois dos principais mercados de cinema na Europa, apresentaram uma queda no número de ingressos vendidos nos primeiros meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto a queda foi de 5,8% entre janeiro e abril na França, as vendas caíram 2% no Reino Unido durante o primeiro trimestre. A notícia boa, por outro lado, é que ao menos as receitas subiram no Reino Unido e o acumulado até o final de abril está 13% à frente do mesmo período de 2024. As informações são do portal Screen Daily.
Começando pela França, o Centro Nacional de Cinema Francês (CNC) apontou que em comparação aos mesmos períodos do último ano, as vendas de ingressos cresceram 0,8% em janeiro, caíram 3,7% em fevereiro, despencaram 17,5% em março, e tiveram nova queda em abril, de 1,1%. No acumulado do ano foram vendidos 52,6 milhões de ingressos, uma leve queda de 5,8% em relação ao mesmo período de 2024, que já vinha sofrendo com os efeitos das greves de Hollywood.
Como sabemos bem, a França é modelo mundial de mercado por trazer políticas que reforcem a presença das produções locais em seus cinemas e, prova disso, é que o maior sucesso do ano é a comédia local God Save The Tuche, lançado em 5 de fevereiro e com 3 milhões de ingressos vendidos. Logo na sequência aparece uma das produções de maior sucesso global em 2025, Um Filme Minecraft (Warner), que vendeu 2,3 milhões de ingressos na França.
Os outros destaques de bilheteria são o drama local Once Upon My Mother, produzido pela Gaumont, que vendeu 1,4 milhão de ingressos; Branca de Neve (Disney), com um público total de 1,16 milhão; Pecadores (Warner), que levou 586,3 mil espectadores para frente das telonas; The Amateur (Disney), com 488 mil ingressos vendidos; e Moon The Panda, filme francês também produzido pela Gaumont, que levou 472 mil pessoas aos cinemas.
Com dois filmes entre as cinco produções de maior sucesso no ano, a participação de mercado do cinema francês permanece alta, com 46,3%, em comparação com 27,7% das produções de Hollywood. Agora, entrando em maio, embora as bilheterias sejam tipicamente fracas na França neste mês, os lançamentos de Missão: Impossível - O Acerto Final (Paramount), do local Leave One Day, de Amelie Bonnin, e de Lilo & Stich (Disney), além da realização do Festival de Cannes, dão esperanças de recuperação aos exibidores franceses.
Reino Unido
No Reino Unido e na Irlanda o mês de abril foi uma exceção ao que vinha acontecendo até então neste ano. Dados do British Film Institute (BFI) apontam que foram vendidos 28,3 milhões de ingressos no Reino Unido de janeiro a março, uma queda de 2% em relação ao primeiro trimestre de 2024 e 24% a menos que o mesmo período de 2019, o último ano completo pré-pandemia. Em contrapartida, o mês de abril trouxe uma grata surpresa aos exibidores e houve um aumento de 65% na venda de ingressos em relação ao mesmo período do último ano.
Graças ao excepcional mês de abril, portanto, os exibidores do Reino Unido conseguiram virar o jogo e agora o acumulado do ano está agora 13% à frente de 2024, após um março fraco. O acumulado do ano também está 9% à frente de 2023 e cinco dos últimos seis meses já apresentaram crescimento anual, indicando que a recuperação pós-pandemia e pós-greves continua. Quando fazemos um recorte para analisar apenas o primeiro trimestre, excluindo abril, apesar de a venda de ingressos estar abaixo dos primeiros meses de 2024, a receita apresentou um crescimento de 4%. Em relação ao primeiro trimestre de 2019, ano de referência pré-pandemia, a receita era 12% menor.
O filme de maior bilheteria do Reino Unido e da Irlanda no ano é Minecraft, com uma renda de € 52 milhões, e muito próximo de ultrapassar Super Mario Bros - O Filme (€ 54,9 milhões), da Universal, para se tornar a adaptação de videogame de maior bilheteria de todos os tempos na região. Outro destaque é Bridget Jones: Louca pelo Garoto (Universal), que faturou € 46,3 milhões. Na sequência, mas bem distante dos líderes, as campanhas de Capitão América: Admirável Mundo Novo (Disney), O Homem-Cão (Universal), e Branca de Neve, também merecem destaque com faturamentos de € 18 milhões, € 13,6 milhões, e € 11,2 milhões respectivamente.
Vale destacar que o top 10 de 2025 no Reino Unido é dominado por Disney e Universal que contam com sete títulos do ranking, sendo quatro da Disney e três da Universal.
Agora, a esperança dos exibidores para continuar o bom momento vivido no mês de abril, as esperanças para maio são as estreias de Thunderbolts (Disney) e, assim como na França Missão: Impossível e Lilo & Stich.
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