Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Fórum do Audiovisual França-Brasil

06 Maio 2025 | Ana Paula Pappa

5º Fórum do Audiovisual França-Brasil promove encontros e parcerias em Paris

Evento encerra o 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris com foco em sustentabilidade e coproduções internacionais

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris chega ao fim nesta quarta-feira, 7 de maio, com a realização do 5º Fórum do Audiovisual França-Brasil, que acontece na Embaixada do Brasil em Paris. A iniciativa reúne profissionais do setor dos dois países para discutir desafios e possibilidades de cooperação na área audiovisual, com atenção especial às práticas sustentáveis na cadeia de produção.



O fórum é promovido pela Associação Jangada, organizadora do festival, e conta com apoio da ApexBrasil, do Brazilian Content, Cinema do Brasil, CNC (Centre National du Cinéma et de l’Image Animée) e da própria Embaixada do Brasil na França.

Com foco em coproduções e políticas públicas entre os dois países, o encontro busca fortalecer os laços entre as indústrias dos dois países, ampliando o diálogo entre produtoras, canais de TV, plataformas de streaming, fundos de investimento e instituições culturais.

A abertura oficial do evento será pela manhã e contará com a presença do embaixador Ricardo Neiva Tavares, do diretor-geral da ApexBrasil, Alex de Figueiredo Alves Pinto, e da embaixadora Paula Alves de Souza, da Delegação Permanente do Brasil junto à UNESCO.

“Esta iniciativa reforça a presença internacional da nossa indústria criativa, valorizando o cinema como uma poderosa ferramenta de promoção da imagem do Brasil, de seus talentos e de sua diversidade cultural. O setor audiovisual é estratégico para o país, com alto potencial de exportação, geração de valor e fortalecimento das relações bilaterais com a França, especialmente por ser um dos países que mais coproduz com o Brasil", afirma Alex de Figueiredo Alves Pinto, diretor-geral da ApexBrasil.

Também serão realizadas mesas redondas com os temas "Realizar uma coprodução França-Brasil: dispositivos e estratégias", "Oportunidades locais e apoio à produção" abordará a estruturação de planos de financiamento franco-brasileiros e "Estudos de caso: conselhos e aprendizados de uma coprodução bem-sucedida". Dentre os participantes estão Jérémie Kessler, do Centro Nacional de Cinema Francês CNC; Mauro Garcia, da BRAVI; Marcio Fraccaroli, da Paris Filmes; e Leonardo M. Barros, da Conspiração Filmes

Nesta edição, o fórum também abre espaço para debater modelos sustentáveis de produção audiovisual, em linha com os compromissos ambientais que têm sido assumidos por festivais e entidades do setor em nível internacional.

O Festival de Cinema Brasileiro de Paris é uma das principais vitrines da produção nacional no exterior e, desde sua criação, em 1998, tem se dedicado a promover o cinema brasileiro junto ao público europeu e a impulsionar trocas institucionais e criativas entre Brasil e França.As informações são do Portal Tela Viva.

Compartilhe:

  • 0 medalha