Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Aniversário

16 Maio 2025 | Redação

Penna Filho Produções celebra 30 anos com novos lançamentos e homenagem ao legado do fundador

Com três estreias previstas para 2025, produtora catarinense reafirma compromisso com o cinema independente e a memória de seu criador, Penna Filho

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Em 2025, a Penna Filho Produções celebra três décadas de contribuição ao cinema brasileiro com o anúncio de três novos filmes e a consolidação de um legado marcado pela sensibilidade, engajamento social e continuidade artística. Fundada em 1995, a produtora foi criada em Florianópolis pelo cineasta, radialista e comunicador Penna Filho (1936–2015), que deixou uma marca profunda na cultura audiovisual catarinense.

Publicidade fechar X

A data também marca os dez anos da morte do diretor, cuja trajetória foi homenageada no documentário O Último Filme de Meu Pai (2023), dirigido por sua filha e atual gestora da produtora, Fabi Penna.

A produtora prepara o lançamento de três títulos inéditos ao longo do ano: os longas-documentais Luzes Diversas e Não Dá Pra Esquecer, e o curta de ficção Manhã Vazia. As obras mantêm o foco na abordagem de temas sociais, históricos e subjetivos — marca registrada da Penna Filho Produções.

Com uma trajetória que começou com o premiado curta Naturezas Mortas, em 1995, a produtora ganhou reconhecimento com títulos como Fendô — Tributo a uma Guerreira (2000), referência em estudos sobre os povos indígenas; Um Craque Chamado Divino (2006), sobre o ídolo do futebol Ademir da Guia; e Das Profundezas (2014), último filme de Penna Filho, que retratou a luta dos mineiros de carvão do sul de Santa Catarina.

Após a morte do pai, Fabi Penna assumiu a condução da produtora, ampliando sua presença em festivais, plataformas digitais e circuitos alternativos, sempre mantendo viva a essência do trabalho iniciado por Penna Filho: o cinema como ferramenta de memória, denúncia e arte.

Ao longo de sua história, a Penna Filho Produções se destacou por um olhar atento à cultura, ao território e às lutas sociais do sul do Brasil. Os filmes produzidos pela empresa circulam por festivais, escolas, universidades e canais de televisão no Brasil e no exterior, reafirmando a importância do audiovisual como expressão cultural regional e nacional.

Para 2025, a expectativa da equipe é de seguir ampliando o alcance de suas narrativas e, ao mesmo tempo, aprofundar o diálogo com o público.

Compartilhe:

  • 0 medalha