Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Investimento

19 Maio 2025 | Yuri Codogno

MUV Capital e Retrato Filmes estabelecem parceria pioneira para distribuição no Brasil e América Latina

Distribuidora pretende comprar três filmes internacionais ainda este ano

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O fundo de private equity MUV Capital está se unindo à distribuidora brasileira Retrato Filmes para a realização de um co-investimento em projetos de distribuição, incluindo a aquisição de títulos internacionais. Com sede em São Paulo, a MUV Capital é o braço de entretenimento da Hurst Capital, empresa líder em gestão de ativos alternativos na América Latina. As informações são da Variety.



A aliança com a Retrato representa o primeiro investimento em audiovisual no Brasil da empresa e seu primeiro projeto solo. A parceria ocorre após Laura Rossi ter sido nomeada, em novembro, chefe de investimentos em audiovisual da MUV. Especialista em financiamento, gestão de direitos e posicionamento de projetos no mercado, Rossi atuou anteriormente como chefe de internacional da Gullane, uma das maiores produtoras independentes de cinema e TV do Brasil.

A nova força de distribuição foi lançada por Felipe Lopes, ex-diretor de distribuição da Vitrine Filmes, e Daniel Pech. Com o acordo, a Retrato Filmes pretende comprar um total de três filmes internacionais, embora os negócios não precisem ser fechados em Cannes e possam ser complementados por compras de Veneza ou Toronto.

“O Brasil é um país com grande potencial de distribuição. Temos uma população de 200 milhões, mas em 2024 vendemos apenas 125 milhões de ingressos nos cinemas. Sabemos que nossos formuladores de políticas públicas estão trabalhando arduamente para fechar a lacuna em infraestrutura e aumentar o número de cinemas – atualmente, temos 3.500 salas de cinema no Brasil, um terço em apenas um estado: São Paulo. Estamos entusiasmados em contribuir para o objetivo de aumentar a frequência aos cinemas no Brasil com esta parceria entre a Retrato Filmes e a MUV. Com este acordo de co-investimento, a Retrato se reposicionará no mercado latino-americano, podendo adquirir filmes maiores e oferecê-los a diferentes players", disse Rossi.

Nos últimos dez meses, promovendo o cinema autoral independente do Brasil e da América Latina, a Retrato lançou sete filmes em cinemas locais, além de ter estreou longa-metragem internacionais e ter feito o relançamento em 4K de Mulholland Drive - Cidade dos Sonhos.

“Agora podemos expandir. Nosso plano é dobrar a aposta em lançamentos internacionais, adquirindo grandes títulos que tenham bom desempenho na competição em festivais de primeira linha, comprando não só para o Brasil, mas também para a América Latina”, disse Pech em Cannes.

A parceria MUV-Retrato é lançada em um momento em que o governo federal não renovou os incentivos de distribuição, que expiraram em 2018. Fundamentalmente, o financiamento cobrirá não apenas a compra de filmes, mas também o P&A, permitindo que os filmes fiquem em cartaz por mais semanas em mais cinemas, observou Pech.

O acordo também surge em um momento em que o cinema de arte está evoluindo rapidamente, mantendo frequentemente um foco em questões sociais e ambição artística, mas assumindo gêneros ou multigêneros e um senso de público mais amplo, graças muitas vezes a uma nova geração de roteiristas e diretores.

“Vocês viram isso no ano passado em Cannes com ‘A Substância’, que é um dos benchmarks que usamos. Esse é o tipo de filme que buscamos: filmes que possam atingir um público maior. Com esse investimento, podemos fazer isso acontecer. Queremos lançar com uma boa campanha de marketing e cópias suficientes para espalhar um lançamento por todo o Brasil”, observou Lopes, citando também Ainda Estou Aqui e Anatomia de uma Queda.

Compartilhe:

  • 0 medalha