20 Maio 2025 | Yuri Codogno
Em sua 17ª edição, Ventana Sur retornará para a capital argentina
Evento acontecerá entre 1 e 5 de dezembro deste ano
Compartilhe:

O maior evento dedicado à indústria cinematográfica e televisiva da América Latina, o Ventana Sur-Río de la Plata, retornará a Buenos Aires para sua 17ª edição, que acontecerá entre os dias 1 e 5 de dezembro de 2025. Assim como em edições anteriores, a expectativa é que cerca de três mil pessoas participem este ano. As informações são da Variety.
Publicidade fechar X

Co-organizado pelo Marché du Film-Festival de Cannes, o Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina (INCAA) e a Agência Uruguaia de Cinema e Audiovisual (ACAU), o Ventana Sur deste ano será realizado pela primeira vez no majestoso Palácio Libertad, local emblemático no coração da capital argentina. O Ventana Sur ocupará dois andares, com duas salas de exibição para 95 pessoas cada.
Fundado em 2009 pelo INCAA e pelo Marché du Film, o Ventana Sur atua há muito tempo como um mercado que coloca talentos e títulos latino-americanos no radar dos agentes de vendas europeus. Deste então, o evento se tornou um ponto de encontro fundamental para a indústria audiovisual da América Latina.
Em 2024, o mercado expandiu-se significativamente com a inclusão da ACAU como co-organizadora, fazendo Ventana Sur acontecer pela primeira vez em Montevidéu, capital uruguaia, se mostrando um sucesso entre os participantes e abrindo caminho para um trio de organizadores para a edição do Rio de la Plata 2025.
Os codiretores do evento serão: Guillaume Esmiol, diretor executivo do Marché du Film; Carlos Pirovano, presidente do INCAA; e Gisela Previtali, recém-nomeada presidente da ACAU. Ralph Haiek, ex-presidente do INCAA entre 2017 e 2019 e cofundador da Screen Capital, foi nomeado diretor executivo da Ventana Sur.
“Após o impressionante sucesso da edição de 2024 em Montevidéu, o retorno a Buenos Aires reforça o compromisso compartilhado do Marché du Film, INCAA e ACAU em promover conexões mais profundas entre a América Latina e a indústria global, ao mesmo tempo em que criam novas plataformas para amplificar as vozes e os talentos regionais. Todos os programas e atividades são desenvolvidos em estreita colaboração pelas três instituições parceiras”, afirmaram os organizadores em comunicado.
A edição de 2025 pretende continuar a aumentar o apoio a talentos emergentes e a fomentar a colaboração de longo prazo entre a América Latina e o mundo.
“O Ventana Sur se tornou uma ponte vital entre a América Latina e a indústria global, um espaço onde negócios são fechados, novos projetos são descobertos e parcerias duradouras são forjadas. Temos orgulho de contribuir com nossa rede internacional e expertise para ajudar a desenvolver este evento único. Estamos ansiosos para realizar uma edição ambiciosa e impactante em Buenos Aires”, disse Esmiol à Variety.
Para a edição de 2026, o Ventana Sur retornará a Montevidéu como parte de um contrato de três anos com o INCAA.
Compartilhe:
- 0 medalha