13 Junho 2025 | Redação
Brasileiras Roberta Correa e Adriana Cacace entram na lista do "Top Women in Global Cinema" de 2025
Levantamento feito pela Celluloid Junkie enaltece as 50 mulheres mais importantes no cinema global
Roberta Correa, da Cinemark, e Adriana Cacace, da Flix Media Brasil, são as únicas brasileiras a integrar a lista "Top Women in Global Cinema" da Celluloid Junkie. O veículo é um dos principais do mundo dedicado ao cinema e aos seus negócios globais, e desde 2016 elabora uma lista com as mulheres que se destacam no audiovisual. Nesta sexta-feira (13) foi divulgada a lista das 50 mulheres homenageadas na nona edição do prêmio, e as brasileiras foram destacadas entre as profissionais que causam impacto positivo na indústria cinematográfica.
Publicidade fechar X
O prêmio "Top Women in Global Cinema" de 2025 foi patrocinado pela Barco e pela Vue Lumière e recebeu mais de 200 indicações antes de chegar ao nome das 50 homenageadas. O comitê de seleção responsável por eleger os mais brilhantes e inspiradores talentos da indústria cinematográfica em 2024 foi composto por Mariam el Bacha, Laure Galtier (UNIC), Branden Miller (Amazon MGM Studios) e Michelle Villegas (The Boxoffice Company).
Essa edição do prêmio, aliás, pela primeira vez contou com critérios formais para a seleção dos homenageados e, no ano que vem, a submissão de indicados incluirá uma biografia atualizada ou um resumo das conquistas, iniciativas ou contribuições de destaque recentes do indicado nos últimos 12 a 18 meses.
Ainda em 2025, no mês de novembro, a Celluloid Junkie também irá revelar a lista "Top Women in Global Distribution", focada nas profissionais do setor de distribuição. Esse prêmio já trouxe os nomes das brasileiras Sílvia Cruz, CEO da Vitrine Filmes, em 2024, e Sabrina Wagon, CEO da Elo Studios, em 2022.
No anúncio com o nome das homenageadas, a Celluloid Junkie reforçou a importância do prêmio para celebrar as contribuições excepcionais das mulheres em uma indústria historicamente dominada por homens e, embora reconheça o progresso e avanço das mulheres, se comprometeu a continuar com os prêmios enquanto for necessário dar voz e destaque para mulheres do cinema global.
Além das brasileiras, nomes como Chen Zhixi, presidente e CEO da Wanda Film, que possui mais de 850 cinemas na China; Heather Morgan, diretora de conteúdo da Alamo Drafthouse Cinema; Bridget Bagby, co-proprietária do B&B Theatres; entre outras, também estão na lista.
Em relação às brasileiras, Adriana Cacace, que atualmente é diretora-geral da Flix Media Brasil, atua no setor de exibição há quase 30 anos. Atuando na principal empresa de mídia com foco em cinema no Brasil, a premiação destacou que a experiência e relacionamentos de Cacace no setor permitiram que ela conectasse marcas com o poder da publicidade cinematográfica em diversos circuitos, reunindo o público para vivenciar uma variedade de conteúdos poderosos nas maiores telas.
A profissional assumiu a função de diretora-geral da Flix Media em 2018 e, antes disso, fez parte da equipe fundadora e foi diretora geral da empresa até 2017.
Roberta Correa, por sua vez, antes de se tornar vice-presidente internacional de alimentos e bebidas da Cinemark, passou pela Ipiranga, em Operações e Logística, e na Ambev, em Suprimentos. Fazendo parte do time da Cinemark desde 2001, hoje a profissional é responsável por supervisionar a estratégia e a inovação culinária em 13 países e mais de 190 cinemas na América do Sul e Central.
De acordo com o Celluloid Junkie, Correa desempenhou um papel fundamental na transformação do programa de concessões da empresa em um impulsionador fundamental tanto da receita quanto da satisfação dos clientes, e também trabalha em estreita colaboração com equipes internas e fornecedores parceiros para criar ofertas regionalmente personalizadas que aprimorem a experiência cinematográfica. Nos últimos anos, a executiva ainda ajudou a liderar novas iniciativas em concessões premium e fontes alternativas de receita, posicionando a Cinemark International na vanguarda da evolução do setor de alimentos e bebidas no cinema.
Para mais informações sobre a "Top Women in Global Cinema", e também conferir a lista completa, clique aqui.
- 0 medalha