Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Entrevista

01 Julho 2025 | Redação | Entrevista: Yuri Codogno

Após 15 anos de experiência com exibição, Autoral Filmes se lança como distribuidora focada no cinema independente

Braço de distribuição do Paradigma Cine Arte chega ao mercado para trabalhar com documentários de arte

Compartilhe:

Felipe Didoné, sócio da distribuidora Autoral Filmes (Foto: Divulgação)

Em uma movimentação pouco habitual dentro da indústria, em junho de 2025, o Paradigma Cine Arte, um cinema independente que é referência cultural em Florianópolis, chegou ao mercado com a Autoral Filmes, uma distribuidora com foco em cinema de autor, obras independentes brasileiras e europeias, e documentários de arte. Em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, Felipe Didoné, diretor da distribuidora, destacou o desejo de replicar na distribuição a mesma curadoria feita nas salas de cinema.



Cultivando a ideia há bastante tempo, o momento decisivo e "virada de chave" aconteceu após a participação de Didoné em diversos festivais internacionais, o Festival de Berlim sobretudo, quando percebeu que o Paradigma Cine Arte tinha todas as condições necessárias para encarar o novo desafio e que, sim, era possível expandir as fronteiras através da Autoral Filmes.

"Nossa linha de atuação é o cinema independente, de autor, como nosso próprio nome já deixa claro. Estaremos focados no cinema independente europeu e brasileiro e especificamente em documentários de arte. Nossos dois primeiros lançamentos, o documentário 'Andy Warhol - Um Sonho Americano' e o drama francês 'A Prisioneira de Bordeaux', previsto para agosto, mostram bem nosso perfil", destacou o diretor.

Na nova empreitada, o principal desafio foi entender a dinâmica do mercado de distribuição independente no Brasil, que opera com poucos recursos, e se familiarizar com questões de negociações internacionais, questões técnicas, logística, legislação e marketing, por exemplo, para saber onde estão as oportunidades, os problemas e os desafios.

Apesar da chegada recente ao mercado e de um primeiro momento de ambientação com a nova realidade, a Autoral Filmes comemora o sucesso de seu primeiro lançamento e, com os pés no chão, planeja alguns lançamentos de sucesso para os próximos meses, incluindo o grande vencedor do Urso de Prata em Berlim esse ano por melhor direção.

"No primeiro lançamento já entramos com um circuito de 20 salas e, para um documentário de arte, isso é muito bom. Ficamos bem satisfeitos com os resultados. Nossa ideia é darmos um passo de cada vez, com cuidado, e planejamos ter um lançamento por mês e ir medindo o mercado. Temos um line-up bem interessante para os próximos meses, que inclui três filmes franceses bem interessantes e que participaram ou vão participar de festivais importantes. Temos também o grande vencedor do Urso de Prata em Berlim esse ano por melhor direção, o longa chinês 'Living the Land'. Enfim, vem muita coisa boa pela frente", encerrou Didoné.

Compartilhe:

  • 0 medalha