Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura

04 Julho 2025 | Yuri Codogno

"Olhe para cima": "Superman" é apresentado ao mercado em sessão exclusiva para os exibidores

Longa entra em cartaz na próxima quinta-feira (10)

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Em um momento em que filmes inspirados em super-herói sofrem desconfiança do público, apenas o maior dos heróis é capaz de devolver os ânimos aos exibidores e ao consumidor final. Não é exagero dizer que Superman (Warner) é a maior aposta da distribuidora nos últimos anos e que tem o potencial para levar uma legião de fãs do personagem e do cinema às salas escuras. Na última quarta-feira (2), a Warner apresentou, em São Paulo, o filme ao mercado, e a estreia acontece no próximo dia 10.



Desde 2020, ano em que a pandemia assolou o mundo, parando todo o setor cinematográfico, não houve um filme de herói que gerasse tanto hype do público final quanto Superman. Aliás, poucos filmes geraram tanta expectativa quanto o novo live-action do herói. Dentro da própria Warner, por exemplo, o longa que mais teve holofotes nesse tempo foi o megassucesso Barbie (2023), que fez US$ 1,44 bilhão no mundo e vendeu quase 11 milhões de ingressos no Brasil. 

E, se depender da campanha da Warner para o lançamento de Superman, é possível que tenhamos um dos maiores sucessos de 2025 - ou o maior, quem sabe.

Dirigido por James Gunn, que agora está à frente do novo universo cinematográfico da DC, Superman marca o renascimento da empresa nos cinemas. O cineasta, aliás, foi responsável por dirigir a aclamada franquia Guardiões da Galáxia, da Marvel, mas também já participou de produções da DC, ao dirigir O Esquadrão Suicida (2021) e a série Pacificador (2022), ambas com alta aprovação no público.

“Olhe para cima”: a campanha de Supeman

Denise Novais, diretora sênior de marketing da Warner, apresentou a pesquisa de tracking aos exibidores: “A gente trabalha muito com dados. Mas nós também temos essa pesquisa que se chama tracking. É uma pesquisa semanal em que entrevistamos 1.100 pessoas online, metade masculino e metade feminino, de 16 a 64 anos. [A pesquisa é feita] 24 semanas antes de lançar o filme, 16 semanas antes, mas a partir de oito semanas é semanal. Ela mede como está o nível de conhecimento do público em relação ao filme”.

Na prática, é perguntado aos entrevistados “que filme quer assistir no cinema?”, sem dar alternativa nenhuma, e em seguida “que filme você quer assistir no cinema nas próximas semanas?”. Desta forma, é possível entender o quanto o filme está na boca do povo. E na pesquisa realizada na última segunda-feira (30), Superman estava com 38% de awareness, número considerado extremamente positivo, à frente de outros longas da DC, como Batman Vs Superman (2016), Liga da Justiça (2017), e The Batman (2022), todos em torno de 33%, e também à frente de lançamentos deste ano, a exemplo de Como Treinar o Seu Dragão (31%), Lilo & Stitch (29%) e Capitão América: Admirável Mundo Novo (27%).

“Então, o ‘Superman’ está com 38% de awareness, que é a métrica que mais se correlaciona com a venda de ingresso. Eu tenho certeza que na próxima segunda-feira (7), que antecede o lançamento, esse número estará ainda mais alto”, completou Denise.

Entre algumas ações que a Warner está fazendo, uma é a parceria com o time de futebol do Esporte Clube Bahia, que licenciou a marca “Superman”, visto que tem em sua identidade visual os mesmos azul e vermelho do Super-Homem. No próximo dia 12, quando o time volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro, entrará em campo com um uniforme exclusivo do Superman, inclusive estampando o logo do herói. 

Conectado a isso, o principal jogador do time, Everton Ribeiro, publicou em seu Instagram o trailer do filme, além da atriz Rachel Brosnahan, que interpreta a Lois Lane, ter postado em suas redes a nova camiseta do time com seu nome nas costas. Ainda dentro do futebol, vale citar que a Warner espera 32 milhões de impactos com as propagandas durante o Globo Esporte e dos jogos do Mundial de Clubes. 

Outras medidas que chamam atenção, são: o segundo trailer do filme ter sido anunciado no telão da Estação Sé, do Metrô de São Paulo, local que recebe mais de 300 mil pessoas por dia; e, ainda na capital paulista, o Beco do Batman se transformará por uma semana no Beco do Superman. 

Denise Novais também lembrou que a marca Superman é uma propriedade intelectual que é trabalhada em todas as divisões da Warner: “Licenciamento, games, canais, a gente tem um grupo que se chama Fusion, que é muito importante para todas as divisões. E da área de licenciamento, a nossa área de produtos, vai promover um evento neste sábado (5) na Avenida Paulista, no Shopping Cidade de São Paulo, onde vamos ter um dia inteiro de eventos. A capa do Superman vai cobrir a fachada, terá distribuição de brindes, orquestra tocando o tema de ‘Superman’. Vai ser um evento aberto”.

Mas, entre todas as ações para o filme, o que mais chamou a atenção foi o tour com os talentos no Rio de Janeiro, que aconteceu entre os dias 23 e 24 de junho. O diretor James Gunn e os atores David Corenswet (Clark Kent/Superman) e Rachel Brosnahan participaram, conhecendo pontos turísticos, cedendo entrevistas, conversando e interagindo com fãs e, claro, bebendo caipirinha, como foi bastante viralizado nas redes sociais.

“Começamos essas conversas em janeiro, foram seis meses de planejamento. Estamos colocando esse tour como o maior tour das nossas vidas, e de fato foi. Tenho certeza que vocês foram bombardeados nas redes sociais por muitas das coisas que fizemos. Convidamos a imprensa local e influenciadores locais para que pudéssemos divulgar”, explicou Giulianna Gaspareto, gerente de publicity.

O evento começou meses antes, quando foi colocado um relógio contador na Praia de Copacabana, que marcava quanto tempo faltava para o tour começar. Agora que a tour foi finalizada, o objeto mostra quanto tempo falta para a estreia do filme.

A visita dos atores rendeu uma coletiva de imprensa com mais de 100 veículos que foram presencialmente, além de ter repercutido em mais de 150 veículos online, inclusive de diversos países. Foram convidados também 15 criadores que somam mais de 44 milhões de alcance nas redes. E a cereja do bolo ainda está para sair: no próximo domingo (6), uma entrevista com o elenco realizada pela atriz Maísa será exibida no Fantástico. 

E esse é um ponto extremamente positivo, visto que o filme pegou classificação indicativa de 14 anos. Vale ressaltar que, apesar do público-alvo ser, como esperado, os fãs de heróis, o filme serve para todos os públicos, como a campanha está trabalhando. 

Se você ainda não crê no potencial de Superman para os cinemas, uma dica: “Olhe para cima” [e leia novamente a campanha].

Compartilhe:

  • 1 medalha