07 Julho 2025 | Redação
Noronha 2B anuncia quatro projetos premiados em evento de Film Commission
Fórum de cinema e turismo aconteceu de 29 de junho a 2 de julho em Fernando de Noronha (PE)
Compartilhe:

O arquipélago pernambucano Fernando de Noronha se transformou na capital nacional das film commissions durante os dias 29 de junho a 2 de julho de 2025 com o fórum Noronha2B (N2B). No encerramento, foram anunciados os projetos premiados no evento, e o destaque ficou com É Tudo Parente, longa de Minas Gerais dirigido por Mariana Fagundes que levou dois prêmios.
O evento apresentou atividades como a projeção de filmes ao ar livre, shows, mesas, oficinas e masterclasses para o público geral. Para os profissionais do audiovisual, a atração trouxe o N2B WIP LAB (laboratório de projetos) e visitas a locações da ilha.
O Noronha2B - Film Commission Forum contou com cerca de 100 participantes, entre convidados, profissionais do audiovisual, gestores e equipe. ICMBio, Forte Noronha e outros locais da ilha serviram de sede para as atividades, enquanto o grupo Maracatu Noronha foi a atração da noite de encerramento do N2B.
O painel de abertura do N2B contou com a presença de representantes do Ministério da Cultura. Joelma Gonzaga (Secretária do Audiovisual do MinC) e Márcio Tavares (Secretário Executivo do MinC) foram convidados do painel O Desafio da Film Commission Nacional. "Estamos no momento de construção de uma film commission nacional, e só vamos conseguir fazer isso com diálogo entre estados e municípios e as film commissions locais que já existem. Essa construção passa muito pelo N2B, então espero estar aqui ano que vem com resultados dela. Vida longa ao Noronha2B", destacou Joelma.
Em paralelo ao Noronha2B, aconteceu o laboratório N2B WIP LAB. Foram selecionados quatro projetos para a categoria Work in Progress (filmes ainda em produção) e seis em Desenvolvimento (filmes em fase de roteiro), de cinco estados brasileiros e de Portugal. O laboratório também incluiu tutorias com grandes nomes do audiovisual nacional e internacional.
O Prêmio Destaque, concedido pelos tutores na categoria WIP foi para É Tudo Parente (MG), longa de Mariana Fagundes, que também faturou o Prêmio Punctum Sales de consultoria, também em WIP. Já na Categoria Desenvolvimento, Alamoa (SP), de Flavio Botelho foi o vencedor do Prêmio Destaque (Tutores), enquanto o Prêmio Destaque das Film Commissions Brasileiras foi entregue para A Revolta das Orcas - O Mistério de White Gladis (Portugal), de Victor Lemos.
O Noronha2B - Film Commission Forum (N2B) tem patrocínio do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal, da Ancine - Agência Nacional do Cinema, Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Ministério do Turismo, Porto Alegre Film Commission, Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur RJ) e Youtube.
Compartilhe:
- 0 medalha