08 Julho 2025 | Yuri Codogno
53º Festival de Cinema de Gramado anuncia os seis longas brasileiros de ficção que disputam o Kikito
Em coletiva de imprensa realizada na Serra Gaúcha, evento revelou também os curtas gaúchos em competição e detalhes da programação
Compartilhe:

O 53º Festival de Cinema de Gramado divulgou hoje (8) os longas-metragens brasileiros de ficção que disputarão o Kikito em 2025. O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa na cidade de Gramado, que também apresentou outros destaques da programação, como os curtas-metragens gaúchos selecionados para o Prêmio Assembleia Legislativa, além de detalhes sobre o Conexões Gramado Film Market, segmento mercadológico do evento serrano.
Os demais conteúdos e homenagens desta edição serão divulgados em coletivas de imprensa no Rio de Janeiro, no próximo dia 15 de julho, e em São Paulo, no dia 17.
Realizado pela Gramadotur, autarquia municipal de turismo e cultura, o Festival de Cinema de Gramado, o mais antigo festival de cinema ininterrupto do Brasil, acontece entre os dias 13 e 23 de agosto. A programação terá início com a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, enquanto a abertura oficial será no dia 15 de agosto, com a exibição hors concours do inédito O Último Azul (Vitrine Filmes), de Gabriel Mascaro. Com lançamento nos cinemas brasileiros confirmado para 28 de agosto, o filme conquistou o Urso de Prata na 75ª edição do Festival de Berlim, em fevereiro deste ano.
Para a competição, foram escolhidos seis longas de ficção inéditos no Brasil, que serão exibidos no Palácio dos Festivais.
Os filmes são: A Natureza das Coisas Invisíveis (Vitrine), de Rafaela Camelo; Cinco Tipos de Medo (Downtown/Paris); Nó (Elo Studios); Papagaios (Olhar Filmes), de Douglas Soares; Querido Mundo (O2 Play), de Miguel Falabella; Sonhar com Leões (Pandora Filmes), de Paolo Marinou-Blanco.
A curadoria foi assinada pelo ator e diretor Caio Blat, pela atriz Camila Morgado e pelo jornalista, professor e crítico Marcos Santuario.
“Nesta seleção de obras, reunidas sob o olhar atento de uma curadoria comprometida com a pluralidade, a urgência e a sensibilidade, apresentamos um panorama potente do cinema atual. Os seis filmes compõem uma amostra vibrante e necessária de narrativas que dialogam com o presente, sem abrir mão da complexidade humana e estética”, disse Marcos Santuario.
“Vimos muitos trabalhos criativos, poderosos e com vozes próprias, que reafirmam a força do nosso audiovisual e da nossa cultura. Buscamos selecionar obras que apostam na diversidade de temas, linguagens, territórios, gêneros e nos convidam a refletir. São filmes com marcas autorais que provocam, sensibilizam e, acima de tudo, nos representam", ressaltou Camila Morgado.
“Nosso foco foi contemplar essa variedade de temas, de narrativas, mesclar nomes consagrados com novas promessas. Espero que o público se deslumbre com a força do nosso cinema, com o vigor com que ele se renova e se reafirma", finalizou Caio Blat.
PRÊMIO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Tradicional janela de exibição do cinema gaúcho, o Prêmio Assembleia Legislativa novamente celebra o melhor da mais recente safra do cinema em curta-metragem produzido no Rio Grande do Sul com trabalhos realizados na capital Porto Alegre e em outras dez cidades do Estado. São 18 títulos que formam um mosaico plural e descentralizado para uma mostra tradicionalmente reconhecida por revelar novos talentos da produção audiovisual local.
O famoso “Gauchão”, nome carinhosamente adotado pelo público para se referir à mostra, é realizado pelo Festival de Cinema de Gramado em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, distribuindo troféus e prêmios em dinheiro para os vencedores de 12 categorias. As exibições acontecem nos dias 16 e 17 de agosto, às 13h, no Palácio dos Festivais, com a cerimônia de premiação marcada também para o dia 17, a partir das 20h.
Confira os filmes selecionados:
- - Bom Dia Maika, de Eddy Ramos
- - O Correspondente, de Thali Bartikoski e Bruno Barcelos
- - E Depois de Fevereiro, de Crystom Afronário
- - Enfim S.O.S., de Zaracla
- - Estudos Sobre a Vida em Rede, de Tuane Eggers
- - Fuá - O Sonho, de Viviane Jag Fej Farias e Amallia Brandolff
- - Gambá, de Maciel Fischer
- - Imigrante/Habitante, de Cassio Tolpolar
- - O Jogo, de Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila
- - Mãe da Manhã, de Clara Trevisan
- - Nhemongarai, de Jorge Morinico e Hopi Chapman
- - Perro!, de Aleksia Dias e João Pedro Fiuza
- - O Pintor, de Victor Castilhos
- - Quando Começa a Chover o Coração Bate Mais Forte, de Mirian Fichtner
- - Roxo Lilás Violeta, de Theo Tajes
- - Safira, o Mar e a Vida, de Luiz Fonseca
- - A Sinaleira Amarela, de Guilherme Carravetta De Carli
- - Trapo, de João Chimendes
CONEXÕES GRAMADO FILM MARKET
Atento aos movimentos do mercado audiovisual, o Festival de Cinema de Gramado também apresenta a nona edição do Conexões Gramado Film Market. Rumo aos seus dez anos, o Conexões acontece entre os dias 16 e 22 de agosto com a proposta de mais uma vez pensar o audiovisual sob as perspectivas de criação, economia, política e transformação social. A realização é da Gramadotur e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), com o apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Além das já consolidadas rodadas de negócios com os principais players do mercado audiovisual brasileiro, da VIII Mostra de Filmes Universitários e de novidades envolvendo a discussão do formato de teasers e trailers, a programação deste ano lança olhar especial para ações voltadas à internacionalização, indo da capacitação de produtores gaúchos para inserção no mercado exterior à discussão de ações que podem abrir caminhos para quem quer circular e negociar em outros países.
A programação formativa se intensifica com workshops, mentorias e o II Encontro dos Ecossistemas RS, que promove articulação entre coletivos, instituições e políticas públicas em prol do audiovisual gaúcho. E as novidades continuam: “A inteligência artificial, que nos desafiou em 2024, se faz presente nas discussões e nas telas com a Mostra de Filmes Gerados por IA. Ética, autoria e inovação entram em foco, em um debate que atravessa linguagens e fronteiras. A Mostra de Realidade Virtual também está de volta, expandindo horizontes com experiências imersivas e narrativas emergentes”, ressaltou Gisele Hiltl, coordenadora do Conexões Gramado Film Market.
Compartilhe:
- 0 medalha