07 Julho 2025 | Yuri Codogno
Mais vivos do que nunca, novo "Jurassic World" abre líder em todos os cenários
No Brasil, foram mais de 800 mil ingressos vendidos no primeiro fim de semana em cartaz
Compartilhe:

Nem o impacto que gerou a Cratera de Chicxulub foi capaz de fazer os dinossauros caírem no esquecimento - nem na ciência, nem na cultura pop. Jurassic World: Recomeço (Universal) realmente buscou dar um novo início à franquia, com uma história quase que totalmente independente às trilogias anteriores, e o resultado foi positivo: no Brasil, foram mais de 800 mil espectadores, enquanto globalmente e na América do Norte o longa registrou uma das maiores estreia do ano. As informações são da Comscore.
O novo Jurassic World abriu com menos público do que seu antecessor, Jurassic World: Domínio (2022), que foi visto por por 960 mil pessoas em seu fim de semana de lançamento. Apesar disso, não é motivo de preocupação, visto que havia uma desconfiança do público em relação à uma franquia que demonstrava, pouco a pouco, perder um pouco de força nas críticas, apesar da trilogia anterior ter feito ótimos números de público e arrecadação.
Além disso, o novo longa da saga concorre com mais opções que estão em cartaz no momento. Para termos ideia, todas as majors estão com ao menos um filme entre os dez mais assistidos no Brasil, demonstrando que a temporada de blockbusters está a todo vapor no país. Em 2022 também havia boa concorrência, mas, vale lembrar, em menor número.
Atualmente em cartaz, por exemplo, temos os live-actions de Como Treinar o Seu Dragão (Universal) e Lilo & Stitch (Disney), que juntos levaram mais de 500 mil espectadores aos cinemas neste fim de semana e somam, desde a estreia de cada um, quase 15 milhões de público no acumulado. Ainda há a concorrência de F1 - O Filme (Warner), que foi visto por mais de 250 mil pessoas e logo ultrapassará 1 milhão no acumulado, além de Extermínio: A Evolução (Sony) e Missão: Impossível - O Acerto Final (Paramount), que também fazem boas campanhas com seus respectivos públicos-alvo.
A negativa no Brasil é que pelo segundo final de semana consecutivo não há nenhum filme nacional entre os longas mais vistos.
Na América do Norte, Jurassic World: Recomeço abriu com US$ 91,5 milhões, mas, considerando que a estreia aconteceu na quarta-feira anterior, visando capitalizar o 4 de Julho, feriado de independência dos Estados Unidos, a estreia de cinco dias rendeu US$ 147,3 milhões. Desta forma, é a segunda principal estreia do ano, um pouco à frente de Lilo & Stitch (US$ 145,5 milhões) e levemente atrás de Um Filme Minecraft (US$ 157 milhões).
Globalmente, o cenário foi semelhante. Considerando somente sexta, sábado e domingo, foram US$ 262,5 milhões arrecadados por Jurassic World, mas adicionando os valores arrecadados quarta e quinta-feira na América do Norte o montante chega a US$ 318,3 milhões.
Na comparação global, em três dias Lilo & Stitch arrecadou US$ 304 milhões e Um Filme Minecraft fez US$ 301 milhões. E claro que existe o fenômeno chinês Ne Zha 2 (A2 Filmes), que fez US$ 283 milhões no fim de semana de estreia, mas se considerar os dias anteriores (lembrando que o filme foi lançado durante o feriado do ano novo lunar) o valor de estreia chega a US$ 416 milhões.
Brasil
Os exibidores brasileiros venderam 1,73 milhão de ingressos nos últimos quatro dias, sendo que 810,1 mil foram para Jurassic World: Recomeço. O live-action Como Treinar o Seu Dragão vem na sequência, com 363,7 mil espectadores, seguido por F1 - O Filme, com 263,3 mil pagantes. Enquanto o longa da Universal soma 4,5 milhões de público desde sua estreia, o da Warner já acumula 812,5 mil.
Com mais 149,6 mil ingressos vendidos, Lilo & Stitch está bem próximo de bater os 10 milhões no acumulado. Por enquanto, está em 9,89 milhões e deve chegar na marca nos próximos dias. Da mesma distribuidora, Elio (Disney) foi visto por mais 55,4 mil pessoas e já soma 409,2 mil espectadores.
Misturando terror com comédia, M3GAN 2.0 (Universal) foi visto por mais 46,2 mil pessoas, chegando ao acumulado de 203,6 mil. Agora, dentro do puro terror, Extermínio: A Evolução chegou aos 242,8 mil espectadores ao ser visto por mais 10,7 mil pessoas.
Completam o ranking: Missão: Impossível - O Acerto Final, com 6 mil ingressos vendidos e 1,4 milhão no acumulado; Bailarina (Paris Filmes), com 2,8 mil e 575,9 mil; e Jovens Amantes (Pandora), que abriu com 1,7 mil.
América do Norte
Considerando somente sexta, sábado e domingo, o território arrecadou US$ 151,4 milhões, dos quais US$ 91,5 milhões são oriundos de Jurassic World.
F1 e Como Treinar o Seu Dragão, respectivamente, vêm com US$ 26 milhões e US$ 11 milhões. No acumulado, cada filme está com US$ 109,5 milhões e US$ 224 milhões.
Nenhum outro longa chegou a arrecadar US$ 10 milhões:
- - Elio | US$ 5,7 milhões e US$ 55 milhões no acumulado
- - Extermínio 3 | US$ 4,6 milhões e US$ 60,2 milhões
- - Lilo & Stitch | US$ 3,8 milhões e US$ 408,5 milhões
- - M3GAN 2.0 | US$ 3,8 milhões e US$ 18,5 milhões
- - Missão Impossível | US$ 2,7 milhões e US$ 191,1 milhões
- - Amores Materialistas (Sony) | US$ 1,3 milhões e US$ 33,5 milhões
- - A reexibição do 41º aniversário do mockumentário This is Spinal Tap 41st Anniversary fez US$ 931 mil
Em tempo: somando quarta e quinta-feira, Jurassic World: Recomeço subiu de US$ 91,5 milhões para US$ 147,3 milhões.
Global
Sem grandes novidades, o ranking ficou:
- - Jurassic World | US$ 262,5 milhões nos três dias e US$ 318,3 milhões nos cinco dias;
- - F1 | US$ 82,3 milhões e US$ 293,6 milhões no acumulado;
- - Como Treinar o Seu Dragão | US$ 31,9 milhões e US$ 516,9 milhões;
- - Lilo & Stitch | US$ 13,7 milhões e US$ 972,7 milhões;
- - Elio | US$ 12,4 milhões e US$ 96,7 milhões;
- - Extermínio 3 | US$ 11,6 milhões e US$ 125,8 milhões;
- - Detective Conan: One-eyed Flashback | US$ 9,9 milhões e US$ 141,1 milhões;
- - Missão Impossível | US$ 6,6 milhões e US$ 576,1 milhões;
- - Malice (China) | US$ 6,3 milhões e US$ 10,3 milhões;
- - M3GAN 2.0 | US$ 6,1 milhões e US$ 30,6 milhões.
Compartilhe:
- 0 medalha