Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tecnologia

11 Julho 2025 | Yuri Codogno

Com adesão dos exibidores, parceria entre Barco e Santa Clara Poltronas para aluguel de projetores completa um ano

Portal Exibidor conversou com representantes de ambas as empresas

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Há pouco mais de um ano, na metade de junho de 2024, a Barco e a Santa Clara Poltronas anunciaram uma importante parceria para o mercado: levar projetores via aluguel aos exibidores, facilitando que os cinemas tenham acesso à tecnologia de ponta. Agora, um ano depois, a colaboração entre ambas continua rendendo bons frutos e as duas empresas enxergam um futuro promissor para o aluguel de projetores.



O Portal exibidor conversou com Gisele Freitas, gerente de vendas da Barco no Brasil, e com Lucas Silva, diretor da Santa Clara Poltronas. Em relação ao acordo fechado ano passado, os detalhes podem ser conferidos aqui

“A parceria anunciada durante o Show de Inverno de 2024 com a Santa Clara Poltronas tem se mostrado extremamente positiva. Foi um ano de intenso trabalho e aprendizado mútuo e, embora reconheçamos que ainda há muito a ser desenvolvido, os resultados até aqui são promissores. Trata-se de uma colaboração que tem gerado frutos importantes e reforçamos nosso compromisso com a qualidade e inovação no setor cinematográfico”, disse Gisele.

Temos uma avaliação que esse primeiro ano foi muito produtivo. Graças a Deus conseguimos fazer bons negócios e boas parcerias, devido ser realmente um projeto que é muito vantajoso aos exibidores. E a Barco foi muito importante nesse processo, conseguimos fazer uma parceria mútua realmente muito boa em vários aspectos”, complementou Lucas.

Entre os projetores, um que tem se destacado bastante entre os exibidores que optam por locação é o projetor a laser SP4K-55B, que faz parte do portfólio dos Séries 4 da Barco, reconhecido por sua versatilidade e desempenho excepcional. Os modelos SP4K, que também estão disponíveis nas versões SP2K, oferecem aos exibidores liberdade de escolha conforme suas necessidades específicas. Com resolução nativa 4K e contraste elevado, o SP4K-55B proporciona uma experiência visual superior, além de um consumo mínimo de energia elétrica.

“Equipado com a tecnologia patenteada Barco Active Image Management™, o projetor garante uma qualidade de imagem nítida e constante ao longo do tempo. Sua fonte de luz a laser RGB entrega impressionantes 52.000 lumens com uma vida útil estimada de 50.000 horas. A tecnologia Barco Colorgenic™ expande a gama de cores cobrindo, assim, mais de 98,5% do padrão Rec. 2020, o que resulta em imagens vibrantes e realistas. Além disso, todos os modelos da linha SP4K estão preparados para futuras inovações, como 4K a 120 fps e compatibilidade com os mais recentes padrões de áudio imersivo, tornando-os uma escolha estratégica para cinemas que buscam excelência tecnológica e longevidade”, explicou Gisele. 

Para entender as vantagens da locação, é necessário comparar o aluguel com a compra de um projetor. É um pouco complicado chegar a valores absolutos, visto que para equipar uma sala o preço pode mudar por diversas variáveis, mas um projetor custa cerca de R$ 300 mil a R$ 1 milhão (mais impostos de importação), segundo apuração interna realizada em maio de 2024. A compra é feita à vista com o fornecedor, com a possibilidade de financiamento através de um banco, que costuma oferecer juros relativamente abusivos pelo medo de não obterem o retorno esperado com o empréstimo. Desta forma, o valor mensal que um exibidor paga mensalmente pela compra de um projetor é, de certa forma, personalizado, a depender do preço do equipamento e das condições oferecidas do financiamento.

Os exibidores também podem encontrar um outro benefício na locação de projetores. Ao ser adquirido, qualquer produto perde parte de seu valor agregado e, com o tempo, passa a valer cada vez menos. O desgaste, necessidade de manutenção e até mesmo o avanço tecnológico - que pode tornar obsoletos alguns equipamentos mais antigos - auxiliam nesse processo de perda de valor.

A aceitação do mercado, como era de esperar, acontece aos poucos, visto que é um serviço recente no Brasil, em funcionamento pleno há apenas pouco mais de um ano. Ainda sim, porém, a adesão tem sido satisfatória.

“A iniciativa de locação de projetores tem sido muito bem recebida pelo mercado. Observamos uma crescente adesão por parte dos exibidores, que reconhecem os benefícios dessa modalidade, eles têm demonstrado interesse e confiança, o que reforça a viabilidade e o potencial dessa solução", ressaltou Gisele.

Vale ressaltar que, como o serviço é recente, ainda é necessário um pouco de tempo para mensurar o quão impactante está sendo o aluguel de projetores do mercado. E não apenas pela economia de não precisar financiar algo que perder valor, como também em conseguir ofertar ao consumidor uma tecnologia mais avançada, melhorando sua experiência dentro dos cinemas.

“O mercado está reagindo de uma forma positiva. Muitos clientes que entenderam bem o projeto e viram diversas vantagens que tem optaram por alugar projetores. A aceitação está sendo muito boa, superando expectativas, mas ainda tem alguns clientes que optam pela forma normal de compra - algo que já era esperado, por ser algo bem diferente do que todos estavam acostumados durante toda a vida no ramo”, ressaltou Lucas. 

E, como cada caso é um caso e cada sala de cinema possui características específicas, é verdade que às vezes ainda vale a pena investir na compra, ao invés da locação. Por isso é bastante importante compreender bem o seu público para avaliar qual modelo de negócio é mais vantajoso para o seu cinema. 

A tendência futura, porém, é que cada vez mais os exibidores - especialmente para os que investir na compra de um projetor possa gerar muitos percalços - optem pelo aluguel. Não só pelo preço inicial e desgaste do valor, como também para problemas relacionados à manutenção e situações semelhantes, que passam a ser responsabilidade das empresas que realizam a locação, como Barco e Santa Clara. 

Acreditamos que o modelo de locação veio para ficar. Ele oferece uma série de vantagens, especialmente para exibidores de pequeno e médio porte, ao permitir o acesso imediato a tecnologias de ponta sem a necessidade de grandes investimentos iniciais. Essa flexibilidade financeira e operacional torna a locação uma alternativa estratégica para modernização e expansão do parque exibidor nos próximos anos”, finalizou Gisele.

Compartilhe:

  • 0 medalha