Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Filme independente

21 Julho 2025 |

Festival voltado exclusivamente para filmes independentes chega em São Paulo

Evento conecta a audiência local com o que ainda está fora do radar dos grandes festivais e distribuidoras

Compartilhe:

Divulgação (Foto: )

Entre os dias 25 e 28 de setembro de 2025, o Estranhos Encontros: Festival de Cinema Independente de São Paulo chega para fazer história! Com a proposta de ser voltado para o mercado independente, o festival recebe filmes de curta e média-metragem com até 30 minutos de duração, vindos do Brasil, da América Latina e de países lusófonos. As inscrições podem ser feitas até 17 de agosto pelas plataformas FilmFreeway e Festhome
 
Os filmes selecionados serão divulgados no dia 31 de agosto. Nessa sua primeira edição, o evento ocorre no Centro Cultural São Paulo (CCSP). 
 
O evento visa ocupar a lacuna no calendário cultural da cidade com uma proposta centrada em descobertas e encontros, com uma parceria aberta entre o cinema independente brasileiro e internacional. Apostando em uma curadoria propositiva, o festival Estranhos Encontros é um espaço voltado à descoberta de novos talentos ou de nomes de trajetória ainda não tão reconhecidos. Um espaço de intercâmbio e troca com objetivo de discutir e celebrar o cinema em todos os seus desdobramentos.
 
A programação da primeira edição inclui uma Competição de Curtas voltada a filmes latino-americanos e lusófonos; a Mostra Horizontes, dedicada a longas e médias-metragens nacionais e internacionais; e uma Retrospectiva em homenagem ao cineasta Paulo Sacramento, de longa trajetória no cinema brasileiro independente, e que contará com a exibição de toda a sua filmografia e com uma sessão especial Carta Branca, na qual o realizador seleciona e apresenta um filme marcante de sua trajetória como espectador.
 
Além das exibições, o festival oferece debates, painéis de discussão e uma masterclass com o realizador homenageado.
 
Com uma proposta plural, horizontal e voltada à formação de público, o festival busca fortalecer o circuito independente e atuar em prol da formação de público. A plataforma online segue ativa com a exibição mensal de curtas, garantindo o acesso às obras para audiências fora de São Paulo.
 
História
 
O projeto foi iniciado por uma equipe de jovens programadores, realizadores e produtores, oriundos de festivais e iniciativas mais consolidadas, que compartilham o desejo de ampliar o espaço de curadoria e exibição de filmes independentes. Começa em 2023, como um cineclube presencial e, em 2024, se transforma em uma plataforma online voltada à curadoria e apresentação de curtas independentes do Brasil e do mundo — que continua ativa, exibindo um filme por mês.
 
Neste ano, os Estranhos Encontros se concretizam enquanto festival, realizando sua primeira edição em parceria com o Centro Cultural São Paulo e a prefeitura da cidade. A aposta é na renovação de quadros dentro do panorama de festivais, visando apresentar um olhar brasileiro e jovem para a produção de cinema a nível internacional, com uma curadoria comprometida e atenta a descobertas de novos filmes e realizadores.

Publicidade fechar X

Compartilhe:

  • 0 medalha