Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

07 Agosto 2025 | Yuri Cavichioli

Novela com final feliz: fusão envolvendo Paramount e Skydance é assinada após 20 meses de negociações

Em capítulo final, Skydance assume comando da Paramount em negociação que acontecia há quase dois anos

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O império de entretenimento antes comandado por Shari Redstone tem um novo dono. Após cerca de vinte meses de negociações, a Paramount Global selou sua fusão com a Skydance Media, produtora de títulos como Missão: Impossível - O Acerto Final e Top Gun: Maverick (2022). Agora, o David Ellison assume o cargo de chairman (Presidente do Conselho de Administração) e também como CEO da nova empresa. 



“Estamos aqui para contar as melhores histórias. Com essa união, temos a oportunidade única de construir o futuro da narrativa”, disse Ellison em carta aberta aos colaboradores. A fusão marca o fim de uma era e o início de uma nova configuração no audiovisual global. A família Redstone, que controlava a Paramount por meio do grupo National Amusements, encerrou um ciclo histórico, com Shari Redstone ocupando agora uma posição mais simbólica no novo conselho.

A companhia foi reorganizada em três divisões: Estúdios, Direto ao Consumidor (DTC) e Mídia Televisiva. Entre os destaques da liderança, Dana Goldberg e Josh Greenstein vão comandar os estúdios como copresidentes da Paramount Pictures (com Goldberg também assumindo a presidência da Paramount Television). Já George Cheeks ficará à frente da área de TV Media, e Cindy Holland liderará a divisão de streaming.

Na área de cinema, Don Granger foi nomeado presidente do Motion Picture Group e trabalhará diretamente sob Goldberg e Greenstein, liderando a estratégia e a produção de filmes da companhia. O restante da equipe mais experiente inclui nomes do mercado, vindos de empresas como Netflix, Warner Bros., Epic Games e UPS, e abrange desde finanças e operações globais até marketing, conteúdo e comunicação. Ellison disse que essas adequações e novidades tem o objetivo de trazer “perspectivas inovadoras, paixão e um compromisso em construir uma empresa de mídia da próxima geração”.

A transação acontece em dois estágios: no primeiro, a Skydance adquire a National Amusements (holding que controlava a Paramount); em seguida, o segundo passo é que as empresas se fundem oficialmente, criando um novo grupo de mídia com capital aberto. É importante ressaltar que a fusão ainda precisa passar por trâmites regulatórios, mas já é considerada um dos movimentos mais ousados da década para tentar reerguer um estúdio clássico em um cenário cada vez mais competitivo e consolidado.

Na perspectiva dos investidores, a promessa é: uma empresa mais ágil, alinhada aos desafios do streaming e com foco renovado em criatividade, inovação tecnológica e rentabilidade. O fundo RedBird Capital, que apoia financeiramente a Skydance, será peça-chave nessa fase.

“Essa transação é a melhor maneira de colocar a Paramount em mãos capazes de liderar em um setor em rápida transformação, ao mesmo tempo em que honra nosso histórico de liderança e inovação”, disse Redstone em comunicado.

A operação foi costurada ao longo de meses e chegou a ser suspensa em junho de 2024, após resistência dos acionistas minoritários da Paramount. Para “fazer o negócio andar”, Ellison retomou as tratativas com uma proposta mais atraente, que incluiu melhorias financeiras e promessas de governança mais equilibrada. A expectativa agora é de que o novo conglomerado busque reforçar sua presença nas salas de cinema e também no mercado digital, apostando em franquias estabelecidas e conteúdos originais.

“O período de incertezas já ficou para trás. De agora em diante, trabalharemos com convicção e otimismo para transformar a Paramount em uma empresa de vanguarda tecnológica, que una o coração criativo de Hollywood com o espírito inovador do Vale do Silício. Ao usar tecnologias de ponta para contar histórias de qualidade, vamos desbloquear o enorme potencial da empresa”, escreveu Ellison.

Vale lembrar que a relação entre as empresas não é recente, a Skydance foi fundada em 2010 e construiu sua reputação ao lado da Paramount. Apostou em franquias como Missão Impossível, Top Gun e Transformers. A empresa expandiu seus negócios também para outros formatos, como: televisão, animação, games, esportes e mídia interativa.

Compartilhe:

  • 0 medalha