11 Agosto 2025 | Yuri Codogno
Terceira edição do Festival Curta! Documentários anuncia as sete obras vencedoras em suas respectivas categorias
Premiação aconteceu na noite da última sexta-feira (8)
Compartilhe:

Importante vitrine para a produção independente nacional, o 3º Festival Curta! Documentários anunciou seus vencedores na noite de sexta-feira (8), em cerimônia no Estação NET Gávea, no Rio de Janeiro. Com o aumento de 51% de exibição dos conteúdos em relação à edição anterior, o festival premiou sete produções entre os mais de 150 conteúdos que foram disponibilizados gratuitamente ao público durante mais de um mês de exibição.
Na Mostra Produção Canal Curta!, os vencedores foram o documentário O Nascimento de H. Teixeira, dirigido por Roberta Canuto, na categoria Humanidades, e a série Brasil Visual - 2ª Temporada, de Rosa Melo, na categoria Artes. A mostra foi composta por obras viabilizadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual e que estrearam entre junho de 2024 e maio de 2025 no canal.
Após dez finalistas indicados pelo voto popular, um júri técnico formado por nomes reconhecidos da cultura nacional definiram os ganhadores. Nesta edição, compuseram o júri da categoria Artes: Adriana Rattes, diretora do Grupo Estação; Inácio Araujo, crítico de cinema da Folha S.Paulo; Letrux, cantora e compositora; Marieta Severo, atriz e produtora teatral; e Paulo Sergio Duarte, crítico de arte.
Em Humanidades, o júri foi formado por Ana Flávia Magalhães Pinto, historiadora e professora da UnB; Christian Dunker, psicanalista e professor da USP; Lilia Schwarcz, antropóloga, historiadora e professora da USP; Marcelo Balbio, editor do Segundo Caderno de O Globo; e Sueli Carneiro, filósofa e escritora.
Os ganhadores da mostra Outras Janelas também foram conhecidos. Escolhidos através do voto popular, na categoria Humanidades a premiada foi a série Amazônia - Arqueologia da Floresta - 2ª Temporada, de Tatiana Toffoli, e em Artes, a vencedora foi a série Olhares do Norte: Pará, de Adrianna Oliveira, Fernando Segtowick, Matheus Almeida do Nascimento e Thiago Pelaes.
A obra com relevância para o mercado educacional selecionada para o Prêmio CurtaEdu foi o documentário Brizola, de Marco Abujamra. O júri foi formado por Katia Montinelli, Vanessa de Araújo, Kim Queiroz e Luisa Müller.
O Prêmio Aquisição Canal Curta! foi para o documentário O Avô na Sala da Estar: a Prosa Leve de Antonio Candido, dirigido por Marcelo Machado e Fabiana Werneck. E recebeu Menção Honrosa da curadoria do Curta!, o documentário Macaléia, de Rejane Zilles, sobre a amizade de Hélio Oiticica e Jards Macalé.
As obras dividirão prêmios que somam até R$170 mil, incluindo vouchers de serviços dos parceiros Start Locadora e Quanta.
“A cada edição, o Festival Curta! Documentários vem se afirmando como um importante evento dedicado à produção e à difusão do audiovisual independente brasileiro. Mostra disso foi o número de inscritos na mostra Outra Janela, foram cerca de 400 obras. O evento reafirma a importância das políticas públicas, que geram resultados positivos no setor e impactam o grande público”, ressaltou Guilherme Carréra, curador do festival.
O evento contou com patrocínio da Claro através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Compartilhe:
- 0 medalha