Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

11 Agosto 2025 | Yuri Codogno

Terceira edição do Festival Curta! Documentários anuncia as sete obras vencedoras em suas respectivas categorias

Premiação aconteceu na noite da última sexta-feira (8)

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Importante vitrine para a produção independente nacional, o 3º Festival Curta! Documentários anunciou seus vencedores na noite de sexta-feira (8), em cerimônia no Estação NET Gávea, no Rio de Janeiro. Com o aumento de 51% de exibição dos conteúdos em relação à edição anterior, o festival premiou sete produções entre os mais de 150 conteúdos que foram disponibilizados gratuitamente ao público durante mais de um mês de exibição. 

Publicidade fechar X

Na Mostra Produção Canal Curta!, os vencedores foram o documentário O Nascimento de H. Teixeira, dirigido por Roberta Canuto, na categoria Humanidades, e a série Brasil Visual - 2ª Temporada, de Rosa Melo, na categoria Artes. A mostra foi composta por obras viabilizadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual e que estrearam entre junho de 2024 e maio de 2025 no canal. 

Após dez finalistas indicados pelo voto popular, um júri técnico formado por nomes reconhecidos da cultura nacional definiram os ganhadores. Nesta edição, compuseram o júri da categoria Artes: Adriana Rattes, diretora do Grupo Estação; Inácio Araujo, crítico de cinema da Folha S.Paulo; Letrux, cantora e compositora; Marieta Severo, atriz e produtora teatral; e Paulo Sergio Duarte, crítico de arte. 

Em Humanidades, o júri foi formado por Ana Flávia Magalhães Pinto, historiadora e professora da UnB; Christian Dunker, psicanalista e professor da USP; Lilia Schwarcz, antropóloga, historiadora e professora da USP; Marcelo Balbio, editor do Segundo Caderno de O Globo; e Sueli Carneiro, filósofa e escritora. 

Os ganhadores da mostra Outras Janelas também foram conhecidos. Escolhidos através do voto popular, na categoria Humanidades a premiada foi a série Amazônia - Arqueologia da Floresta - 2ª Temporada, de Tatiana Toffoli, e em Artes, a vencedora foi a série Olhares do Norte: Pará, de Adrianna Oliveira, Fernando Segtowick, Matheus Almeida do Nascimento e Thiago Pelaes.

A obra com relevância para o mercado educacional selecionada para o Prêmio CurtaEdu foi o documentário Brizola, de Marco Abujamra. O júri foi formado por Katia Montinelli, Vanessa de Araújo, Kim Queiroz e Luisa Müller.

O Prêmio Aquisição Canal Curta! foi para o documentário O Avô na Sala da Estar: a Prosa Leve de Antonio Candido, dirigido por Marcelo Machado e Fabiana Werneck. E recebeu Menção Honrosa da curadoria do Curta!, o documentário Macaléia, de Rejane Zilles, sobre a amizade de Hélio Oiticica e Jards Macalé. 

As obras dividirão prêmios que somam até R$170 mil, incluindo vouchers de serviços dos parceiros Start Locadora e Quanta.

“A cada edição, o Festival Curta! Documentários vem se afirmando como um importante evento dedicado à produção e à difusão do audiovisual independente brasileiro. Mostra disso foi o número de inscritos na mostra Outra Janela, foram cerca de 400 obras. O evento reafirma a importância das políticas públicas, que geram resultados positivos no setor e impactam o grande público”, ressaltou Guilherme Carréra, curador do festival.

O evento contou com patrocínio da Claro através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Compartilhe:

  • 1 medalha