14 Agosto 2025 | Yuri Cavichioli
Ministério da Cultura anuncia investimento de R$ 60 milhões para ampliar distribuição de filmes brasileiros
Edital será lançado no Festival de Gramado e prevê cotas regionais e ações afirmativas
Compartilhe:

O cinema nacional ganhará um reforço de peso na distribuição de suas obras. O Ministério da Cultura (MinC) lançará às 10h do dia 16 de agosto, durante o Gramado Film Market, o Edital de Comercialização em Cinema, com aporte de R$ 60 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O anúncio será feito pelo secretário-executivo do MincC, Márcio Tavares, e pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, na 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado.
“O Brasil vive um momento de fortalecimento da sua produção audiovisual e precisamos garantir que essas obras cheguem de forma ampla e diversa às telas do país”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes, ao enfatizar o compromisso do edital com a democratização do acesso.
O edital estabelece cotas de indução regional, reservando no mínimo 40% dos recursos para empresas sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 20% para proponentes da região Sul ou dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Também prevê ações afirmativas, com pelo menos 25% do orçamento para empresas com maioria societária de pessoas negras, indígenas ou com deficiência. É importante destacar que, do montante, 15% serão destinados à pessoas negras e, 50% para obras com mulheres cis ou pessoas trans em roteiro, direção ou produção.
“Com esse investimento, ampliamos a competitividade do cinema brasileiro, incentivamos lançamentos em diferentes regiões e fortalecemos distribuidoras independentes que apostam em narrativas plurais”, destaca a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
Além do lançamento, o MinC e a Secretaria do Audiovisual promoverão, no mesmo dia, das 15h às 17h, uma oficina explicativa sobre as regras, critérios e etapas do edital, destinada a distribuidoras, produtoras e profissionais do setor.
Compartilhe:
- 0 medalha