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14 Agosto 2025 | Yuri Cavichioli

Cinema europeu faz promoção para família e tem resultado surpreendente com vendas três vezes acima do esperado

Cineworld supera meta e alcança 300 mil ingressos vendidos com estratégia de preço para público familiar

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(Foto: Divulgação)

A rede britânica Cineworld ultrapassou a marca de 300 mil ingressos vendidos no Reino Unido com o programa Family Films, ação promocional que oferece sessões matinais de longas recentes por £1 (um euro)  por pessoa. A iniciativa, ativa entre 25 de julho e 28 de agosto deste ano, foi feita nos países Inglaterra e País de Gales (e iniciada anteriormente na Escócia), permite que famílias de quatro pessoas assistam a filmes como Robô Selvagem (Universal), Sonic 3: O Filme (Paramount), Moana 2 (Disney) e Um Filme Minecraft (Warner) por £4 (quatro euros) no total.



Com a expectativa na casa das 100 mil entradas, o número atingiu três mais do esperado e tem uma projeção de 500 mil ingressos do Family Films até o fim do verão no hemisfério norte — que termina em 23 de setembro. O projeto contou com apoio das distribuidoras, que enxergaram a oportunidade de reforçar a exposição de seus títulos junto ao público-alvo.

“O preço médio dos ingressos vem subindo nos últimos 10 a 15 anos. Então, embora a bilheteria pareça estável, as admissões provavelmente estão em queda, e um dos públicos que consideramos mais carentes de opções de valor no ingresso era o familiar”, afirma Stuart Crane, vice-presidente internacional de conteúdo do Cineworld Group Plc. A ação foi desenvolvida para atrair um público que não vinha sendo contemplado nas promoções habituais: famílias mais humildes, que acabam não podendo destinar sua renda para o lazer, como o cinema. Com isso, a ação traz um importante acesso à cultura.

O Family Films integra uma série de estratégias de ofertas adotadas no verão local para manter o cinema competitivo frente a outras opções de lazer. A própria Cineworld opera, em paralelo, o programa Family Blockbusters, com ingressos a £5 (cinco euros), enquanto concorrentes como Odeon e Vue oferecem modelos semelhantes.

Assim como redes de cinemas brasileiros também têm optado por promoções direcionadas e segmentadas, o bom desempenho da ação reforça uma tendência de mercado em que ofertas não tem apenas o propósito de conversão imediata, mas também pode ser uma ferramenta de fidelização e reengajamento do público.

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