Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Luto

14 Agosto 2025 | Redação

Paulo Sérgio Almeida, referência do mercado cinematográfico brasileiro, falece aos 80 anos

Grande expoente do cinema e fundador do FilmeB faleceu na tarde desta quinta-feira

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Figura central na análise e difusão de informações sobre o setor audiovisual, Paulo Sérgio Almeida faleceu na tarde desta quinta-feira (14) aos 80 anos. Fundador da Filme B, plataforma que se tornou referência na apuração de dados e tendências da indústria cinematográfica no Brasil, construiu uma trajetória que uniu a realização artística, a gestão pública e privada, e a formação de profissionais para o mercado.

Publicidade fechar X

O velório aconteceu nesta sexta-feira no Memorial do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.

Nascido em Petrópolis (RJ) em 28 de abril de 1945, iniciou a carreira no cinema como diretor, com títulos como Beijo na Boca (1982), Banana Split (1988), Sonho de Verão (1991) e colaborações de grande bilheteria como Xuxa Popstar (2000), codirigido com Tizuka Yamasaki, além de Xuxa e os Duendes (2001) e Xuxa e os Duendes 2 – No Caminho das Fadas (2002), ambos com Rogério Gomes. 

Em 1997, fundou a Filme B, empresa especializada no mercado de cinema.

Com passagem pela Embrafilme como superintendente de comercialização e pela RioFilme como diretor comercial e presidente, também atuou como consultor para grandes nomes do mercado, entre eles a Globo Filmes, e integrou comissões de seleção de projetos para instituições como BNDES, Petrobras, Eletrobras, Ancine e RioFilme. Publicou obras importantes para a compreensão do setor, como Quem é Quem no Cinema no Brasil (2002) e Cinema: Desenvolvimento e Mercado (2002), este em coautoria com o jornalista Pedro Butcher.

Além da contribuição institucional e editorial, atuou ainda como membro da comissão de seleção de projetos do Ministério da Cultura da Colômbia, e como palestrante do I Congresso de Cultura Ibero-americana, no México em 2009. Ministrou o curso “O Cinema no Mundo” na UFRJ em 2009 para especialistas da Ancine, além de participar como curador do Curso de Desenvolvimento de Roteiros da Fundação Carolyna y Casa de América (Ministério da Cultura da Espanha). Consultor da Eletrobrás/Furnas para seleção de projetos (2009 a 2013), da RioFilme (2010 a 2013), do BNDES (2011/2012) e Ancine/BRDE (2013). 

Desde 2010 palestrava sobre o mercado de cinema brasileiro no Ventana Sur (Argentina), e foi jurado e palestrante em festivais no Brasil e no exterior como no XXIV Festival Internacional de Cine Guadalajara, e no México, tutor em programas de formação como o Visionary Campus. 

Também atuou como professor de cursos especializados em cinema na FGV e ESPM e ministrou workshop em Portugal (2006).

Seu último longa-metragem como diretor foi Inesquecível (2007), baseado em conto de Horácio Quiroga. Até recentemente, continuava a participar de encontros internacionais como o Ventana Sur, levando sua experiência e visão sobre o cinema brasileiro para além das fronteiras.

O Portal Exibidor e o grupo Tonks se solidarizam com amigos e família e agradecem pelos anos de parceria com Paulo Sérgio Almeida. 

Compartilhe:

  • 5 medalha