14 Agosto 2025 | Redação
Paulo Sérgio Almeida, referência do mercado cinematográfico brasileiro, falece aos 80 anos
Grande expoente do cinema e fundador do FilmeB faleceu na tarde desta quinta-feira
Compartilhe:

Figura central na análise e difusão de informações sobre o setor audiovisual, Paulo Sérgio Almeida faleceu na tarde desta quinta-feira (14) aos 80 anos. Fundador da Filme B, plataforma que se tornou referência na apuração de dados e tendências da indústria cinematográfica no Brasil, construiu uma trajetória que uniu a realização artística, a gestão pública e privada, e a formação de profissionais para o mercado.
O velório será amanhã (15), das 11h às 14h, no Memorial do Carmo, Caju, Salão celestial, na cidade do Rio de Janeiro.
Nascido em Petrópolis (RJ) em 28 de abril de 1945, iniciou a carreira no cinema como diretor, com títulos como Beijo na Boca (1982), Banana Split (1988), Sonho de Verão (1991) e colaborações de grande bilheteria como Xuxa Popstar (2000), codirigido com Tizuka Yamasaki, além de Xuxa e os Duendes (2001) e Xuxa e os Duendes 2 – No Caminho das Fadas (2002), ambos com Rogério Gomes.
Em 1997, fundou a Filme B, empresa especializada no mercado de cinema.
Com passagem pela Embrafilme como superintendente de comercialização e pela RioFilme como diretor comercial e presidente, também atuou como consultor para grandes nomes do mercado, entre eles a Globo Filmes, e integrou comissões de seleção de projetos para instituições como BNDES, Petrobras, Eletrobras, Ancine e RioFilme. Publicou obras importantes para a compreensão do setor, como Quem é Quem no Cinema no Brasil (2002) e Cinema: Desenvolvimento e Mercado (2002), este em coautoria com o jornalista Pedro Butcher.
Além da contribuição institucional e editorial, atuou ainda como membro da comissão de seleção de projetos do Ministério da Cultura da Colômbia, e como palestrante do I Congresso de Cultura Ibero-americana, no México em 2009. Ministrou o curso “O Cinema no Mundo” na UFRJ em 2009 para especialistas da Ancine, além de participar como curador do Curso de Desenvolvimento de Roteiros da Fundação Carolyna y Casa de América (Ministério da Cultura da Espanha). Consultor da Eletrobrás/Furnas para seleção de projetos (2009 a 2013), da RioFilme (2010 a 2013), do BNDES (2011/2012) e Ancine/BRDE (2013).
Desde 2010 palestrava sobre o mercado de cinema brasileiro no Ventana Sur (Argentina), e foi jurado e palestrante em festivais no Brasil e no exterior como no XXIV Festival Internacional de Cine Guadalajara, e no México, tutor em programas de formação como o Visionary Campus.
Também atuou como professor de cursos especializados em cinema na FGV e ESPM e ministrou workshop em Portugal (2006).
Seu último longa-metragem como diretor foi Inesquecível (2007), baseado em conto de Horácio Quiroga. Até recentemente, continuava a participar de encontros internacionais como o Ventana Sur, levando sua experiência e visão sobre o cinema brasileiro para além das fronteiras.
O Portal Exibidor e o grupo Tonks se solidarizam com amigos e família e agradecem pelos anos de parceria com Paulo Sérgio Almeida.
Compartilhe:
- 0 medalha