20 Agosto 2025 | Yuri Cavichioli
Empresa europeia de tecnologia aposta na experiência combinando som e imagem de alta qualidade para competir com o Imax
A Vue lança o Epic, formato que inova ao combinar projeção a laser HDR de última geração com o sistema de som Dolby Atmos
Compartilhe:

Em anúncio, a Vue, maior operadora de cinemas de capital privado da Europa, revelou a entrada no segmento de exibição de alto padrão em telas de grande formato (PLF) com o lançamento do Epic, que combina projeção a laser HDR by Barco e som Dolby Atmos. O movimento aponta para concorrer com o Imax, hoje líder europeu do setor com mais de 200 salas. As informações são da Variety.
O plano inicial prevê 11 salas Epic inauguradas ainda em 2025 no Reino Unido, Itália e Holanda, com expansão para pelo menos 50 salas em outros mercados europeus da rede até 2027, incluindo Alemanha, Dinamarca, Polônia, Lituânia e Letônia. A primeira estreia será em Nottingham, no Reino Unido, no fim de julho. “Nossa meta é ter, em toda a Europa, nas regiões onde atuamos, o mesmo número ou mais salas Epic do que qualquer outro provedor de PLF”, afirmou à Variety Tim Richards, fundador e CEO da Vue.
“Estamos um pouco atrasados na adoção do formato, mas após um ano de testes, decidimos avançar sem um parceiro externo. Queríamos garantir, do ponto de vista qualitativo e tecnológico, que estávamos trazendo o que há de mais avançado em imagem e som disponíveis atualmente”, explicou Richards, destacando que a tecnologia de projeção HDR da Barco com lightsteering (tecnologia da Barco que direciona a luz do projetor de forma seletiva para diferentes áreas da tela), apresentada no CinemaCon 2024, é inédita em cinemas.
O CEO também citou o episódio envolvendo a Netflix e o Imax, durante o lançamento de As Crônicas de Nárnia (Netflix), de Greta Gerwig, exclusivamente em telas Imax por duas semanas antes da chegada ao streaming, teria gerado reação negativa das redes exibidoras. Ele revela que esse contexto foi importante e estratégico para se distanciar do Imax.
“Queremos trazer os cineastas para dentro das nossas salas Epic o quanto antes, mostrando que existe uma alternativa capaz de gerar grande entusiasmo no público”, afirma Richards..
A expansão ocorre em meio a um período positivo de bilheterias na Europa, impulsionado por títulos como Lilo & Stitch (Disney), Jurassic World: Recomeço (Universal) e Um Filme Minecraft (Warner). A estratégia da Vue é consolidar o Epic a tempo dos grandes lançamentos do fim de 2025, como Wicked (Universal) e Avatar (Disney).
Compartilhe:
- 0 medalha