27 Agosto 2025 | Yuri Cavichioli
Ancine reformula o OCA e apresenta Anuário Estatístico com recordes do audiovisual brasileiro
Setor mantém crescimento pelo quarto ano consecutivo, com avanço no público, geração de empregos e maior presença do conteúdo nacional
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A Agência Nacional do Cinema (Ancine) apresentou nesta semana uma dupla iniciativa que reforça a transparência e o dinamismo do setor: a modernização do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA) e a divulgação do Anuário Estatístico 2024. O relatório mostra que o Brasil foi o segundo país que, percentualmente, mais cresceu no mundo em variação de público nos cinemas, atrás apenas da Indonésia. As medidas fortalecem o acesso a informações confiáveis, essenciais para orientar políticas públicas, investimentos e estratégias de mercado em um setor em franca expansão.
O novo OCA chega com estrutura modernizada e navegação simplificada, reunindo dados em quatro áreas centrais: painéis interativos, base de dados abertos, publicações técnicas e séries históricas consolidadas. A atualização permite que profissionais, pesquisadores e agentes do mercado acompanhem tendências em tempo real e projetem cenários a partir de indicadores sólidos.
Entre os destaques, estão três novas ferramentas de consulta: Registro de Títulos de Obras Não Publicitárias; Registro de Obras Publicitárias; e Indicadores do Mercado de TV Paga. As três novidades se somam a painéis já existentes sobre obras audiovisuais, agentes econômicos e mercado. Com isso, a ANCINE amplia o alcance de informações estratégicas em um formato acessível e dinâmico.
Já o Anuário Estatístico 2024 confirma o momento positivo: o audiovisual brasileiro movimentou R$ 32,7 bilhões ano passado, maior valor desde 2017, gerando 79 mil empregos com remuneração média 94% superior à nacional. Também registrou crescimento de 9,8% na venda de ingressos, alcançando 125 milhões de entradas e R$ 2,5 bilhões em bilheteria, além de expressivo avanço no market share das produções nacionais, que atingiram 10,1% do público.
O Brasil, em relação aos países selecionados, encontra-se em 10º com maior público total mundialmente. Com mais de 125 milhões de ingressos vendidos, houve essa variação positiva de quase 10% em relação à 2023, mostrando que continuamos em uma constante recuperação após a pandemia. Por um lado, também positivo, os costumes brasileiros de frequentar os cinemas são consolidados nos dados, onde temos o Brasil como 2º no ranking de “Variação de público das salas de exibição em países selecionados - 2023 x 2024”, ficando atrás apenas da Indonésia, que obteve 10,7%.
Na realidade de 2019 — que é quando os dados cinematográficos começaram a ser amplamente divulgados — até 2024, o Brasil tem uma variação de pouco menos de 30%, seguindo uma tendência íntima com outros países da América do Sul, como Colômbia (32%), Argentina (25,9%) e Chile (24,7%).
Além dos indicadores econômicos, houve avanços sociais e culturais. A participação feminina no audiovisual chegou a 42%, superando a média da economia brasileira, enquanto a presença de produções nacionais na TV por assinatura atingiu o maior índice em quase dez anos. O parque exibidor também registrou expansão recorde, com o maior número de salas da história.
As perspectivas seguem favoráveis em 2025: no primeiro semestre, o número de salas de cinema cresceu para 3.551 e o público de filmes brasileiros aumentou 21,1% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionado por títulos como O Auto da Compadecida 2 (H2O Films), Ainda Estou Aqui (Sony) e Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa (Downtown/Paris). Outros destaques de bilheteria nacional no ano foram Vitória (Sony) e Homem Com H (Downtown/Paris).
As perspectivas seguem otimistas para 2025. No primeiro semestre, o parque exibidor já cresceu para 3.551 salas, e o público de filmes brasileiros aumentou 21,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado por sucessos como Auto da Compadecida 2 (H2O Films), Ainda Estou Aqui (Sony) e Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa (Downtown/Paris). Para a ANCINE, a modernização do OCA e os resultados do Anuário consolidam o audiovisual como motor de desenvolvimento econômico, social e cultural no Brasil. Completando o ranking dos cinco maiores públicos do cinema brasileiro de 2025, destacaram-se os filmes lançados este ano: Vitória (Sony) e Homem Com H (Downtown/Paris).
Esses dados, disponíveis no OCA e no Anuário Estatístico, reforçam o audiovisual como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural no Brasil e servem como base para decisões estratégicas de mercado e políticas públicas.
Confira abaixo o ranking geral dos 20 filmes com mais ingressos vendidos em 2024:
- - Divertida Mente 2 (Disney): 22,1 milhões
- - Moana 2 (Disney): 7,82 milhões
- - Meu Malvado Favorito 4 (Universal): 7,81 milhões
- - Deadpool & Wolverine (Disney): 7,36 milhões
- - A Forja (Paris Filmes): 2,98 milhões
- - Ainda Estou Aqui (Sony): 2,96 milhões
- - É Assim que Acaba (Sony): 2,94 milhões
- - Planeta dos Macacos: O Reinado (Disney): 2,72 milhões
- - Venom: A Última Rodada (Sony): 2,56 milhões
- - Mufasa: O Rei Leão (Disney): 2,37 milhões
- - Todos Menos Você (Sony): 2,13 milhões
- - Kung Fu Panda 4 (Universal): 2,11 milhões
- - Aquaman 2: O Reino Perdido (Warner): 2,1 milhões
- - Coringa: Delírio A Dois (Warner): 2,091 milhões
- - Gladiador II (Paramount): 2,08 milhões
- - Godzilla e Kong: O Novo Império (Warner): 2,03 milhões
- - Wish: O Poder dos Desejos (Disney): 1,95 milhões
- - Os Farofeiros 2 (Downtown/Paris Filmes): 1,88 milhões
- - Garfield Fora de Casa (Sony): 1,84 milhões
- - Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris Filmes): 1,81 milhões
Ranking geral dos 20 filmes (brasileiros) com mais ingressos vendidos em 2024:
- - Ainda Estou Aqui (Sony): 2,96 milhões
- - Os Farofeiros 2 (Downtown/Paris Filmes): 1,88 milhões
- - Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris Filmes): 1,81 milhões
- - Nosso Lar 2 - Os Mensageiros (Disney): 1,61 milhões
- - O Auto da Compadecida 2 (H2O Films): 1,35 milhões
- - Mamonas Assassinas O Filme (Imagem Filmes): 547 mil
- - Arca de Noé (Imagem Filmes): 361 mil
- - Príncipe Lu e a Lenda do Dragão (H2O Films): 207 mil
- - Turma da Mônica Jovem - Reflexos do Medo (Imagem Filmes): 202 mil
- - Tô de Graça - O Filme (Paris Filmes): 194 mil
- - Tudo por um Pop Star 2 (Disney): 154 mil
- - Férias Trocadas (Downtown/Paris Filmes): 122 mil
- - Silvio (Imagem Filmes): 99 mil
- - Luccas e Gi em: Dinossauros (H2O Films): 77 mil
- - Dois É Demais em Orlando (H2O Films): 73 mil
- - Motel Destino (Pandora Filmes): 51 mil
- - Vovó Ninja (Galeria Distribuidora): 50 mil
- - Bandida - A Número Um (Downtown/Paris Filmes): 47 mil
- - Jorge da Capadócia (Downtown/Paris Filmes): 40 mil
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