01 Setembro 2025 | Yuri Codogno
Semana do Cinema faz Brasil ter o 5ª melhor fim de semana do ano e o maior público dos últimos três meses
Ação que vende ingressos a somente R$ 10 começou semana passada e vai até a próxima quarta-feira (3)
Compartilhe:

Os exibidores nacionais registraram 2,26 milhões de ingressos vendidos no fim de semana, ocasionando na quinta melhor marca do ano e levando o período a ter o melhor desempenho dos últimos três meses. Além disso, os últimos dias foram marcados pela alta variedade de títulos que obtiveram ótimos resultados nas telonas. O motivo de tamanho sucesso? Semana do Cinema. As informações são da Comscore.
Comparando com os quatro primeiros dias das seis Semanas do Cinema anteriores, temos o seguinte resultado:
- - 1ª | 15 a 18 de set/2022): 2,1 milhões
- - 2ª | 9 a 12 de fev/2023): 2,4 milhões
- - 3ª | 28 de set a 1 de out/2023): 1,9 milhões
- - 4ª | 22 e 25 de fev/2024): 2,24 milhões
- - 5ª | 12 a 15 de set/2024: 1,3 milhões
- - 6ª | 6 e 12 de fev/2025: 2,7 milhões
- - 7ª | 28 a 31 de ago/2025: 2,26 milhões
Além disso, a última vez que os cinemas nacionais registraram números tão altos em um fim de semana foi entre 29 de maio e 1 de junho, com 2,49 milhões de ingressos vendidos.
O sucesso vem logo após o pior fim de semana de 2025, com somente 766 mil ingressos vendidos. O que resta saber é se a drástica mudança é devida ao comportamento do público, que evita ir ao cinema nos dias que antecedem à Semana do Cinema, sabendo que em breve pagarão um valor mais em conta, ou se é por outra razão. Mas é preciso ressaltar a importância do movimento para a exibição nacional, não apenas pelos números obtidos, como também por seu papel na formação de público, em um momento em que os cinemas ainda buscam o melhor ritmo desde a pandemia.
Em relação aos filmes mais vistos no fim de semana, o destaque novamente foi Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (Disney), que somou mais 420,4 mil ingressos vendidos, chegando ao acumulado de 4 milhões, e permanecendo na liderança desde que estreou, há seis semanas. Outros filmes que obtiveram números expressivos, superando 200 mil de público no período, foram Os Caras Malvados 2 (Universal) e A Hora do Mal (Warner).
Quem voltou a aparecer no ranking foi Interestelar (Warner). Pela segunda vez no ano o longa lançado em 2015 ganha reexibição nas telonas e consegue ocupar um lugar de destaque, com quase 200 mil ingressos vendidos nos últimos quatro dias. Tal movimento reforça que clássicos do cinema, sejam eles do século passado ou contemporâneos, possuem uma demanda bastante interessante.
Entre as estreias, com aproximadamente 100 mil ingressos vendidos para cada, três filmes se destacaram: Ladrões (Sony), Os Roses: Até Que a Morte Os Separe (Disney) e Rosário (Imagem Filmes).
Como dito anteriormente, o final de semana vendeu 2,26 milhões de ingressos, mas “somente” 1,75 milhão ficou com os dez mais vistos. Isso significa que aproximadamente 500 mil ingressos foram divididos com os outros filmes que estão em cartaz, denotando a importância de ter salas de exibição com bastante variedade de títulos.
A negativa, como é comum na temporada de blockbusters, é a ausência de filmes nacionais entre os longas mais vistos. Isso, porém, não significa que eles não tiveram público, visto que o décimo lugar no ranking, Superman (Warner), ficou com quase 100 mil ingressos vendidos. E, pensando em fortalecer o cinema nacional na Semana do Cinema, Lucio Otoni, presidente da Feneec, destacou: “Nessa Semana do Cinema, a Feneec e a Abraplex estão dando um apoio especial aos filmes brasileiros que estão em cartaz. Porque é função nossa como exibidor, sobretudo nós que somos exibidores de 100% capital brasileiros, fazer esse apoio ao filme brasileiro. É até uma obrigação!”.
A 7ª Semana do Cinema, vale lembrar, é idealizada pela FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), com apoio da ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex), Ingresso.com e Grupo Consciência.
Na América do Norte, os números foram inflados pelo Labor Day, feriado local semelhante ao nosso Dia do Trabalho. Então, entre a última sexta-feira (29) e hoje, foram US$ 69,1 milhões arrecadados entre os dez filmes mais vistos. Apesar disso, apenas um filme superou US$ 10 milhões: A Hora do Mal.
Na região, uma reexibição também fez sucesso. Para comemorar seus 50 anos, Tubarão (1975) voltou a ficar em cartaz e embolsou mais US$ 9,9 milhões, com o filme arrecadando US$ 283,5 milhões na América do Norte desde sua estreia. Vale lembrar que o valor não foi corrigido pela inflação.
Globalmente, quem brilhou foram os filmes asiáticos: o chinês The Shadow’s Edge liderou com US$ 28,7 milhões, seguido pelo nipônico Demon Slayer: Castelo Infinito (Sony). Nenhum outro filme chegou a US$ 20 milhões globais.
Brasil
A Semana do Cinema ocasionou em 2,26 milhões de ingressos vendidos, que renderam R$ 24 milhões em arrecadação. O líder foi Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com 420,4 mil de público e 4 milhões no acumulado.
Os Caras Malvados 2, com 273,9 mil espectadores e 638,4 mil no total, e A Hora do Mal, com 217,6 mil de público e 998,8 mil ingressos vendidos no acumulado, fecham o pódio.
A reexibição de Interestelar levou mais 178 mil pessoas aos cinemas, fazendo o filme chegar a 1,4 milhão de ingressos vendidos desde sua estreia, em 2015. O terror Faça Ela Voltar (Sony), por sua vez, ficou levemente atrás (145,6 mil e 274 mil no acumulado), assim como a continuação Sexta-feira Mais Louca Ainda! (Disney) (132,7 mil e 625,2 mil no acumulado).
Três estreias vem na sequência: Ladrões, Os Roses: Até Que a Morte Os Separe e Rosário, que abriram, respectivamente, com 106,7 mil, 100,7 mil e 90,2 mil espectadores.
Superman, com 81,9 mil ingressos vendidos e 4,3 milhões de público no acumulado, fecha o ranking.
América do Norte
O Labor Day elevou a arrecadação de três dias de US$ 54,7 milhões para US$ 69,1 milhões em quatro dias. O ranking completo ficou:
- - A Hora do Mal | US$ 12,7 milhões e US$ 134,7 milhões no acumulado;
- - reexibição de Tubarão (1975) | US$ 9,9 milhões e US$ 283,5 milhões;
- - Ladrões | abriu com US$ 9,6 milhões;
- - Sexta-feira Mais Louca Ainda! | US$ 8,3 milhões e US$ 82,2 milhões;
- - Os Roses | abriu com US$ 8 milhões;
- - Quarteto Fantástico | US$ 6,3 milhões e US$ 266,1 milhões;
- - Os Caras Malvados 2 | US$ 6,2 milhões e US$ 74,5 milhões;
- - Superman | US$ 3,2 milhões e US$ 351,7 milhões;
- - Anônimo 2 (Universal) | US$ 2,4 milhão e US$ 20,6 milhões;
- - Corra Que a Polícia Vem Aí! (Paramount) | US$ 2,3 milhão e US$ 51,3 milhões.
Global
- - The Shadow’s Edge (China) | US$ 28,7 milhões e US$ 107,9 milhões
- - Demon Slayer: Castelo Infinito (Sony) | US$ 20,3 milhões e US$ 257,8 milhões
- - A Hora do Mal | US$ 19,3 milhões e US$ 232,3 milhões
- - Os Caras Malvados 2 | US$ 17,2 milhões e US$ 176,5 milhões
- - Os Roses | abriu com US$ 15,5 milhões
- - Nobody (China) | US$ 15 milhões e US$ 189,7 milhões
- - Ladrões | abriu com US$ 13,2 milhões
- - Sexta-feira Mais Louca Ainda! | US$ 11,1 milhões e US$ 130,8 milhões
- - Quarteto Fantástico | US$ 9,2 milhões e US$ 505,1 milhões
- - Dead To Rights (China) | US$ 8,5 milhões e US$ 393,8 milhões
Compartilhe:
- 0 medalha