17 Setembro 2025 | Redação
Diante de mercado desafiador no Brasil, Dolby lançará a tecnologia "Dolby Vision" na América Latina: "Contribuí com grandes joias cinematográficas"
Luciano Taffetani concedeu entrevista para falar sobre o mercado brasileiro e a homenagem que acontecerá na Expocine 2025
Compartilhe:

Reconhecida há anos como uma das empresas com maior contribuição para a experiência cinematográfica, especialmente quando pensamos em qualidade de som, a Dolby já tem mais de 60 anos desde a sua criação. Responsável por auxiliar no crescimento do entretenimento com tecnologias e ferramentas, a empresa é reconhecida, por exemplo, pela tecnologia Dolby Atmos. São diversos predicados que alçam a Dolby a condição de homenageada na EXPOCINE 25 na categoria fabricante e, em entrevista ao Portal Exibidor, Luciano Taffetani, gerente de vendas sênior e parcerias para cinema da Dolby América Latina, falou sobre algumas novidades para o futuro e também a expectativa para o maior evento da indústria cinematográfica da América Latina.
Publicidade fechar X

Como dito anteriormente, a Dolby é a protagonista por todas as grandes revoluções de experiência sonora há mais de 50 anos, se tornando referência global, desde a produção de um filme chegando à exibição. O sistema de som imersivo Dolby Atmos, por exemplo, conta com uma tecnologia revolucionária de áudio tridimensional que redefine o som cinematográfico, sendo amplamente adotado e elogiado.
Agora, buscando trazer as maiores inovações que possa melhorar a experiência para seus clientes, a Dolby trará ao Brasil a tecnologia Dolby Vision, que conta com projeção em laser HDR, que oferece uma qualidade de imagem superior através de um HDR mais avançado, com mais brilho, cores vibrantes e detalhes.
"Entre as novidades, a Dolby tem para o ano que vem a grande oportunidade de lançar o Dolby Vision, uma tecnologia que já é utilizada na Europa e América do Norte. Agora finalmente vamos ter a chance de desenvolver na América Latina", disse Taffetani.
O executivo também destacou que o mercado brasileiro se mostra bastante desafiador e complexo diante de diversas particularidades, tanto no mercado quanto nos players, mas que a Dolby está sempre atenta às mudanças de comportamento do consumidor, sobretudo após a pandemia, apostando em experiências premium. Além disso, Taffetani também alertou que deve haver uma mudança nas estratégias de marketing para conseguir atrair maiores públicos aos cinemas.
"O mercado sofreu consequências da pandemia e ainda está tentando voltar ao antigo patamar. Isso vai mudar e já estamos olhando que o comportamento é completamente diferente e não estamos com as mesmas audiências. As experiências premium são uma chave para as bilheterias captarem novas audiências. Penso que a indústria está fazendo algumas alterações e mudanças, mas o marketing também deveria ser diferente. Há gerações que não estão crescendo indo com familiares aos cinemas e temos que ver quais caminhos são mais convenientes, e aí pensar o cinema como um espaço de entretenimento, não apenas um cinema", refletiu.
Mas, apesar das particularidades e mudanças de comportamento do consumidor, Taffetani também faz questão de exaltar a qualidade das produções brasileiras, que levaram para casa recentemente prêmios em Cannes, Berlim e até no Oscar.
"O cinema do Brasil sempre foi um cinema no mundo e tem um caráter, uma força e um histórico de sempre ter contribuído com grandes joias da cinematografia. A Dolby sempre disponibilizou ferramentas para engrandecer tanto o filme quanto a indústria, e hoje penso que o Brasil tem muito para recuperar de um lugar de privilégio em termos de cinematografia. Ganhou o Oscar, tem séries que estão sendo sucesso no mundo inteiro e isso dá uma ideia da qualidade das produções que podem ser feitas no Brasil", destacou.
A Dolby, aliás, é responsável por aquela que é considerada a sala de cinema com melhor som na cidade de São Paulo há três anos. O Guia da Folha de S.Paulo elegeu nos últimos três anos a Sala 1 do Cine Marquise como a campeã na categoria. O espaço é equipado com Dolby Atmos e possui 46 caixas de som que envolvem todo o ambiente do cinema, com caixas no fundo, nas laterais, no teto e atrás da tela, incluindo quatro subwoofers.
A sala que a Dolby ajudou a consolidar como o melhor som de cinema da cidade de São Paulo é justamente o local em que a empresa será homenageada na Expocine 2025 e, ao final da entrevista, Taffetani fez questão de ressaltar a importância do evento e falar sobre o sentimento de receber tal reconhecimento.
"A Expocine hoje é uma chave e ponto de inflexão da indústria. Antigamente falavam que tudo acontecia em Las Vegas, mas aconteceram algumas mudanças e a realidade é que a Expocine consegue de forma positiva chegar a muito mais pessoas e muitas pessoas não precisam mais sair do país para se inteirar do que está acontecendo na indústria. É uma visão global que é fundamental. Estamos muito empolgados com a homenagem e aqui represento um time magnífico. São realmente pessoas de ferro e estamos com muito ânimo. Gostamos de reconhecer e ser reconhecidos, e pensamos que faz parte também de fortalecer as bases de uma indústria sólida e amadurecida de cinema", encerrou.
Compartilhe:
- 0 medalha