Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Parceria

08 Outubro 2025 | Yuri Cavichioli

Embratur e Projeto Paradiso firmam parceria para promover o cinema brasileiro no exterior

Iniciativa ScreenBrasil investirá em filmes nacionais para ampliar a presença do cinema nacional no mercado internacional

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Projeto Paradiso anunciaram na última segunda-feira (6) a criação do ScreenBrasil, programa que investirá na distribuição internacional de três longas-metragens brasileiros de ficção produzidos entre 2024 e 2025. A ação tem como objetivo ampliar o alcance do audiovisual nacional em novos mercados e reforçar a imagem do Brasil como destino turístico e criativo de relevância global. As informações foram colhidas do Tela Viva e Variety.

Publicidade fechar X

Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica e Financeira entre as duas instituições, a iniciativa surge como uma estratégia integrada de promoção da cultura e do turismo brasileiros. O lançamento ocorreu durante o Rio Market, braço de negócios do Festival do Rio, e o regulamento será detalhado no próximo dia 22 de outubro, na abertura do Encontro de Ideias da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Os filmes selecionados serão divulgados em abril de 2026, após o período de inscrições previsto entre janeiro e março.

A proposta do ScreenBrasil se baseia em modelos de sucesso de outros países, sobretudo europeus, que utilizam o audiovisual como vetor de soft power. Além de fomentar a presença de produções nacionais em mercados internacionais, o projeto busca consolidar a atuação brasileira em um segmento que tem se mostrado estratégico também para o turismo.

“Este projeto é o coroamento de uma estratégia iniciada na nossa gestão na Embratur, que reconhece o audiovisual como vetor estratégico de promoção internacional do Brasil. Filmes, séries e documentários funcionam como vitrines poderosas do que o país tem de melhor e despertam o interesse em conhecer o Brasil pessoalmente”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Cada filme selecionado receberá US$ 15 mil para ações de distribuição internacional, com recursos voltados para legendagem, assessoria de imprensa e marketing no exterior. O investimento reforça o posicionamento da Embratur como uma agência que integra dimensões turísticas, culturais e econômicas em suas estratégias de promoção global.

A parceria também marca um novo passo na trajetória do Projeto Paradiso, que desde 2019 tem apoiado a presença de produções brasileiras em grandes festivais e mercados internacionais. 

“Agora damos um passo à frente, ampliando as janelas de exibição do audiovisual nacional mundo afora. Nosso desejo é expandir as possibilidades de conexão do público internacional com o cinema brasileiro e, assim, fortalecer a nossa indústria”, destaca Rachel do Valle, diretora de programas da instituição.

Com o ScreenBrasil, Brasil e suas produções cinematográficas ganham um novo instrumento de inserção global. A ação reforça a sinergia entre cultura, economia criativa e turismo, consolidando o audiovisual como um dos principais ativos de imagem e negócios do país no cenário internacional.

Compartilhe:

  • 0 medalha