08 Outubro 2025 | Redação
Homenageados da Expocine, conteúdo promovido e as distribuidoras Vitrine e Diamond foram os grandes destaques no Portal Exibidor em setembro
Textos mais lidos do último mês incluem entrevistas e cabines para apresentações de campanhas de marketing a exibidores
Compartilhe:

O mês de setembro foi bastante agitado para o mercado cinematográfico e, apesar de algumas bilheterias abaixo do desejado, também contou com algumas boas surpresas de público. Além disso, distribuidoras realizaram grandes cabines de exibidores para apresentar algumas de suas apostas, incluindo O Agente Secreto (Vitrine Filmes) representante do Brasil no Oscar, e três longas da Diamond Films. Por fim, o último dia do mês marcou o início da Expocine, e entrevistas realizadas com alguns homenageados da 12ª edição do maior evento da indústria cinematográfica da América Latina também chamaram a atenção dos leitores do Portal Exibidor.
Publicidade fechar X

As análises semanais de bilheteria, como já virou rotina, tiveram seu lugar de destaque. As tradicionais cabines de exibidores realizadas pelas distribuidoras também mostram que cada vez mais caem nas graças de nossos leitores. Duas cabines realizadas pela Diamond, e uma especial organizada pela Vitrine Filmes, que levou mais de 100 exibidores ao Recife para apresentação de O Agente Secreto, marcaram presença entre as notícias mais lidas do mês.
Entrevistas com executivos da Gullane e da Vitrine, dois dos homenageados na EXPOCINE 25, além de inovações para os cinemas e uma oportunidade de capacitação em distribuição também se destacaram.
Confira as dez notícias mais lidas no mês de setembro no Portal Exibidor:
Quando pensamos em produtoras brasileiras, é impossível deixar a Gullane de fora da conversa. Prestes a completar 30 anos, a produtora carrega consigo a chancela de grandes sucessos de público e crítica recentes. Além de clássicos como Carandiru e Que Horas Ela Volta?, o atual momento também se mostra bastante promissor. No último ano, por exemplo, a produtora levou Motel Destino para a competição de Cannes, lançou Arca de Noé, considerada a principal animação brasileira, e a série Senna se tornou a maior série feita na América do Sul. Para consolidar, o documentário Milton Bituca Nascimento (Gullane+) foi sucesso de crítica em 2025. Esses são apenas alguns dos predicados que levaram a Gullane a ser a homenageada da EXPOCINE 25 na categoria produção.
Os exibidores nacionais registraram 2,26 milhões de ingressos vendidos no fim de semana entre 28 e 31 de agosto, ocasionando na quinta melhor marca do ano e levando o período a ter o melhor desempenho dos últimos três meses. Além disso, o período foi marcado pela alta variedade de títulos que obtiveram ótimos resultados nas telonas. O motivo de tamanho sucesso? Semana do Cinema.
Após algumas semanas em baixa, a Semana do Cinema deu novo fôlego aos exibidores brasileiros. E, no embalo da recuperação que começou no final de semana anterior, Invocação do Mal: O Último Ritual (Warner) levou quase 2 milhões de espectadores aos cinemas na primeira semana de setembro para se tornar a segunda maior abertura do ano no Brasil. O terror, aliás, atingiu uma série de marcas notáveis em nosso país e também no exterior.
A Diamond Films realizou no dia 24 de setembro, no Cinépolis JK Iguatemi, em São Paulo, a apresentação de Coração de Lutador - The Smashing Machine, e de sua campanha de marketing, aos exibidores. O longa traz Dwayne Johnson (o The Rock) em um dos papéis mais importantes de sua carreira, saindo dos blockbusters e comédias que o consagraram no cinema para uma atuação muito mais dramática ao interpretar Mark Kerr, um dos maiores nomes do MMA. A estreia ocorreu em 2 de outubro.
No dia 3 de setembro, a Diamond Films realizou um roadshow no Kinoplex Parque da Cidade, em São Paulo, para apresentar aos exibidores os filmes Animais Perigosos e Zoopocalipse - Uma Aventura Animal e suas respectivas campanhas de divulgação. A abertura ficou por conta do terror que chegou aos cinemas no dia 18 de setembro, enquanto a animação que estreou no dia 25 do mesmo mês fechou o evento. A apresentação, vale destacar, foi em homenagem a Paulo Sérgio Almeida, referência no setor audiovisual que faleceu no dia 14 de agosto.
A Vitrine Filmes, comandada por Silvia Cruz, chega aos 15 anos consolidada como uma das principais distribuidoras de cinema independente no Brasil. Fundada em 2010, a empresa construiu uma trajetória que une prestígio artístico e diálogo com diferentes plateias, apostando em longas autorais e revelando novos olhares para o audiovisual. Neste ano, a empresa foi homenageada na EXPOCINE 25.
A Vitrine Filmes realizou uma enorme campanha de lançamento para O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho e que vem fazendo história desde sua primeira exibição, em Cannes, quando trouxe três prêmios ao Brasil. A distribuidora levou mais de 100 exibidores para Recife-PE, cidade-natal do cineasta e local principal em que a trama do longa acontece, dedicando um dia inteiro às atividades relacionadas ao filme, além de disponibilizar outras ações aos presentes nos demais dias de viagem. O longa entra em cartaz no dia 6 de novembro.
8 - Vitrine Lab confirma 6ª edição e inscrições abrem em 29 de setembro
Curso idealizado e realizado pelo Grupo Vitrine Filmes que já capacitou mais de 500 profissionais em distribuição cinematográfica, e se consolidou na agenda do mercado audiovisual, o Vitrine Lab chega à sua sexta edição. As inscrições abriram no dia 29 de setembro e as aulas acontecem entre 13 de novembro e 5 de dezembro. Ao todo, serão nove aulas online e uma Masterclass de abertura, que nesta edição celebra os 15 anos da Vitrine Filmes, e contará com a participação de convidados especiais.
9 - Como a Inteligência Artificial pode ajudar no atendimento do seu cinema
Conteúdo promovido também é destaque no Portal Exibidor! No cinema, o horário de pico não perdoa: entre 17h e 21h, principalmente em feriados e finais de semana, o volume de dúvidas explode. E é justamente quando o público mais precisa de informação que a equipe de atendimento fica sobrecarregada ou, em muitos casos, simplesmente offline. O mais curioso? As perguntas são quase sempre as mesmas: horários, valores, filmes em cartaz ou se o filme X vai estrear. Seria até engraçado, se não fosse caótico, ter que responder rapidamente a vários clientes diferentes, todos sedentos por atenção — de forma repetitiva e exaustiva.
10 - Expocine 25 divulga sua programação oficial: Confira
Ainda faltavam poucos dias para o pontapé inicial da EXPOCINE 25, maior evento latino do mercado cinematográfico. Programado para acontecer entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, em São Paulo, diversos painelistas, distribuidoras e profissionais do mercado já confirmaram suas participações no evento. E no dia 16 de setembro a Expocine 2025 divulgou sua programação completa.
Compartilhe:
- 0 medalha