16 Outubro 2025 | Redação
Sociedade para o Patrimônio Audiovisual lança selo Latam Classics no Mercado Internacional de Filmes Clássicos do Festival de Cinema Lumière
Novo selo é dedicado à promoção e ao acesso internacional do cinema clássico da América Latina
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A Sociedade para o Patrimônio Audiovisual, sediada em Buenos Aires, lançou essa semana o selo Latam Classics no Mercado Internacional de Cinema Clássico (MIFC) do Festival de Cinema Lumière, em Lyon. O novo selo é dedicado à promoção e ao acesso internacional do cinema clássico latino-americano e, para criá-lo, a entidade da argentina colaborou com detentores de direitos autorais e instituições envolvidas na restauração das obras. As informações são da Variety.
Estreando no MIFC, a Latam Classics apresenta seu catálogo inaugural, exibindo algumas das obras restauradas mais significativas do cinema latino-americano, com filmes da Argentina, Brasil, México, Colômbia, Chile, Equador, Bolívia, Peru e Costa Rica, entre eles títulos de Glauber Rocha (Brasil), Miguel Littín (Chile), Fernando “Pino” Solanas (Argentina) e Nora de Izcue (Peru).
O catálogo também inclui restaurações latino-americanas estreadas recentemente no Cannes Classics deste ano, como o drama colombiano-venezuelano de 1962, La paga, de Ciro Durán, sobre um camponês na Colômbia que luta para sustentar sua família em meio à exploração severa; e o drama argentino de 1956, Más allá del olvido (Além do Esquecimento), de Hugo del Carril, no qual o diretor também contracena com Laura Hidalgo no papel de um viúvo obcecado e enlutado que tenta transformar outra mulher em sua falecida esposa.
Este último, restaurado pela Sociedade para o Patrimônio Audiovisual em colaboração com a Cubic Restoration e a Argentina Sono Film, proprietária do filme, também será exibido no Festival Lumière como parte de sua seleção oficial sob o selo Lumière Classics.
“A Latam Classics se posiciona como uma plataforma de referência para a circulação internacional de filmes restaurados da região, reunindo memória, cultura e tecnologia para manter viva a história do cinema latino-americano e fortalecer sua presença no patrimônio cinematográfico mundial”, afirma, em nota, a Sociedade para o Patrimônio Audiovisual.
Liderada por Fernando Madedo, que também atua como diretor da Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos (FIPCA), a Sociedade para o Patrimônio Audiovisual é uma organização privada dedicada à salvaguarda de imagens em movimento e à supervisão da preservação, restauração e disseminação do patrimônio audiovisual latino-americano.
Para isso, a organização trabalha em parceria com arquivos, cinematecas, museus e estúdios para restaurar obras e desenvolver estratégias de acesso por meio de programação em festivais, cinematecas e instituições educacionais ao redor do mundo.
Outros projetos recentes de restauração da Sociedade incluem o drama noir argentino de Mario Soffici, de 1958, Rosaura a las 10 (Rosaura às 10 horas), sobre um caso de amor aparentemente intenso em uma pequena pensão familiar, que também foi exibido em grandes eventos internacionais, como Cannes e no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York.
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