Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Reconhecimento

22 Dezembro 2025 | Redação

Brasileiras Silvia Cruz, Camila Pacheco e Danielle Bonatto entram na lista das 50 mulheres mais influentes na distribuição global de 2025

Lista é elaborada anualmente pela Celluloid Junkie para enaltecer o trabalho de mulheres que atuam na distribuição audiovisual

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

As brasileiras Sílvia Cruz, CEO da Vitrine Filmes, Camila Pacheco, diretora executiva de marketing da Sony, e Danielle Bonatto, diretora de vendas da Sony, integram a lista "Top Women in Global Distribution" da Celluloid Junkie em 2025. O veículo é um dos principais do mundo dedicado ao cinema e aos seus negócios globais, e desde 2016 elabora uma lista com as mulheres que se destacam no audiovisual. 
 
Em 2022 foi a primeira vez que o Celluloid Junkie focou nas profissionais do setor de distribuição e, desde então, Sabrina Wagon, CEO da Elo Studios, em 2022, e a própria Sílvia Cruz, em 2023, já figuraram na lista.
 
No total, 52 mulheres foram contempladas na lista e Camila Pacheco divide a 38ª posição com Erika Lewington, diretora de marketing da Universal no Reino Unido, enquanto Danielle Bonatto divide a 42ª posição com Shelley Schulz, vice-presidente de vendas da Angel Studios. A lista é encabeçada por Elissa Federoff, diretora de distribuição da Neon. A executiva, aliás, foi responsável pelo lançamento de Anora, vencedor do Oscar e distribuído no Brasil pela Universal, e de Foi Apenas Um Acidente, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano e distribuído pela Imovision no Brasil.
 
Sílvia Cruz, que aparece na lista pelo segundo ano, aparece na 30ª posição desta vez. A CEO da Vitrine Filmes já trabalhou no lançamento de mais de 150 filmes desde a criação da distribuidora em 2010, incluindo o postulante brasileiro ao Oscar em 2026, O Agente Secreto. Sílvia iniciou sua carreira na Pandora Filmes e também passou pela Europa Filmes e Coração da Selva, atuando na área de produção executiva e aquisições, e mudou-se para a Espanha em 2019 para trabalhar na distribuição e produção de filmes através da Vitrine em ambos os países.
 
"Posso dizer que é uma honra estar nessa lista, principalmente no ano que a Vitrine comemora 15 anos, sempre distribuindo cinema brasileiro independente, e agora com 'O Agente Secreto' em cartaz", disse com exclusividade ao Portal Exibidor.
 
Camila Pacheco, por sua vez, possui mais de duas décadas de experiência em campanhas de marketing de filmes e atualmente define as estratégias de lançamento da Sony no Brasil e na América Latina, supervisionando a promoção dos filmes do estúdio na região. A executiva está na Sony desde 2019, após passar mais de uma década na 20th Century Fox, e foi uma das principais cabeças por trás do lançamento de Ainda Estou Aqui, primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar.
 
"Sinto-me profundamente honrada por integrar esta lista, especialmente ao lado de mulheres tão notáveis, que não apenas representam a excelência em suas áreas de atuação, como também são uma fonte de inspiração para mim e para muitas outras pessoas. A presença de três mulheres brasileiras em uma lista tão distinta evidencia a força do nosso cinema nacional e o talento excepcional dos profissionais da indústria audiovisual. O ano de 2025 foi extraordinário para mim, marcado pela oportunidade de liderar a campanha de marketing local do primeiro filme a trazer um Oscar ao Brasil — um marco histórico para a indústria audiovisual brasileira e um momento de profundo orgulho em minha trajetória profissional", destacou Camila ao Portal Exibidor.
 
Por fim, Danielle Bonatto possui mais de 15 anos de experiência em distribuição e vendas e, assim como Pacheco, está na Sony desde 2019. Anteriormente, a executiva já havia passado por Warner, Diamond e Universal, trazendo experiência em grandes franquias como Harry Potter, Velozes e Furiosos, Meu Malvado Favorito e Homem-Aranha.
 
Ainda aparecem na lista, que tem Marcelo Lima, CEO da Tonks, empresa responsável pelo Portal Exibidor, como um dos curadores, nomes como Helen Lee-Kim (presidente internacional da Lionsgate), Lisa Bunnell (presidente de distribuição da Focus Features), Verônica Kwan Vandenberg (presidente de distribuição da Universal), Cathleen Taff (presidente de serviços de produção, gestão de franquia e distribuição da Disney), entre outras.

Publicidade fechar X

Em relação às listas dos anos anteriores, há 16 novos nomes que fazem sua "estreia" na lista. O Celluloid Junkie ainda reconheceu que alguns territórios estão sub-representados na lista, reafirmando a importância desse tipo de iniciativa ter a participação de toda a indústria para contemplar indicações de todo o ecossistema audiovisual global. A iniciativa da lista, vale destacar, é patrocinada pela AMC Theatres, Digital Cinema Distribution Coalition (DCDC) e Event Cinemas.

Compartilhe:

  • 0 medalha