22 Dezembro 2025 | Yuri Codogno
Mesmo com quase 200 minutos de duração, "Avatar: Fogo e Cinzas" estreia com mais de 1 milhão de espectadores no Brasil
Assim como os outros filmes da franquia, é esperada uma longa sustentação para o longa de James Cameron
A lógica é simples: quanto maior o tempo de tela, menos exibições por dia um filme é capaz de fazer e, como consequência, menos ingressos são vendidos. E foi dentro dessa expectativa que, mesmo com quase 3h30 de duração, Avatar: Fogo e Cinzas (Disney) conseguiu estrear no Brasil com mais de 1 milhão de ingressos vendidos. O número não foi o suficiente para colocar o novo longa de James Cameron entre as dez maiores aberturas do ano, mas é esperado que, assim como seus antecessores, Avatar 3 fique semanas em cartaz com ótimas sustentações. As informações são da Comscore.
Publicidade fechar X
O momento dos exibidores no Brasil realmente deu uma guinada positiva nas últimas semanas e, desta vez, 1,79 milhões de ingressos foram vendidos no país no último fim de semana. Desses, 1,09 foram destinados para o novo Avatar.
O desempenho do novo longa ficou relativamente bem abaixo dos 1,7 milhão que Avatar: O Caminho da Água fez em 2022, em sua estreia. Vale ressaltar, porém, que naquele ano ainda havia pouca oferta de filmes, graças à crise sanitária da pandemia, que paralisou a indústria por quase dois anos. Na ocasião, havia mais de um mês que um blockbuster tinha entrado em cartaz, enquanto hoje temos ao menos uma grande produção que estreou em dezembro ainda desempenhando bem, além de títulos de médio alcance com ótimas sustentações.
Por exemplo, Zootopia 2 (Disney) fez quase 400 mil espectadores enquanto entra em sua quarta semana em cartaz. Five Nights at Freddy’s (Universal), um título grande, mas bastante segmentado, beirou os 150 mil enquanto entra em sua terceira semana de exibição. Sem contar os blockbusters há mais tempo nos cinemas, como Truque de Mestre: O 3º Ato (Paris Filmes) e Wicked: Parte 2 (Universal), que continuam levando os fãs às salas escuras.
Tais números podem exemplificar como Avatar 3 pode ser um filme de cauda longa, levando bons números de espectadores aos cinemas mesmo semanas após a estreia.
No Brasil, houve outros destaques também, como as sessões antecipadas de A Empregada (Paris Filmes), que venderam quase 70 mil ingressos. A estreia oficial está marcada para 1 de janeiro e, a depender da reação do parque exibidor, também pode ser outro filme que ficará em cartaz durante semanas.
E, falando em ótima sustentação, impossível não citar O Agente Secreto (Vitrine Filmes), que entrou em sua sétima semana em cartaz com mais 22 mil ingressos vendidos. Após apresentar uma leve tendência a queda, o longa voltou a se recuperar após as indicações ao Globo de Ouro e Critics Choice Awards, além do filme aparecer no shortlist do Oscar.
Voltando para Avatar: Fogo e Cinzas, a estreia do longa na América do Norte correspondeu às expectativas ao fazer US$ 88 milhões, valor abaixo de seu antecessor, O Caminho da Água, que fez US$ 134 milhões em sua estreia em 2022. Apesar disso, o cenário tem comparação com o que foi visto no Brasil, com outros longas indo bem.
No caso, os quatro filmes com melhor desempenho comercial na América do Norte neste último fim de semana foram estreias, denotando uma competitividade maior do que aconteceu em 2022. Além de Avatar 3, outros três longas desempenharam positivamente em suas aberturas locais: Davi - Nasce um Rei (Heaven Content), com US$ 22 milhões; A Empregada, com US$ 19 milhões; e Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada (Paramount), com US$ 16 milhões.
Globalmente, Avatar: Fogo e Cinzas conseguiu um resultado mais impactante. Com US$ 345 milhões arrecadados, foi a segunda maior estreia ocidental do ano, a frente de Um Filme Minecraft (US$ 301 milhões) e Lilo & Stitch (US$ 304 milhões), e atrás apenas de Zootopia 2 (quase US$ 500 milhões, considerando todo o feriado de Thanksgiving). Ainda assim, ficou abaixo de Avatar 2, que fez US$ 434 milhões em sua primeira semana em cartaz em 2022.
No ranking global, vale destacar também que há dois representantes asiáticos: o indiano Dhurandhar, e o chinês Gezhi Town.
Brasil
Dos 1,79 milhão de ingressos vendidos no fim de semana, 1,09 milhão foram para Avatar: Fogo e Cinzas. Contabilizando com as sessões antecipadas, o filme soma 1,2 milhão de espectadores. A arrecadação, vale destacar, já superou os R$ 30 milhões, visto que boa parte de suas exibições acontecem em salas premium.
Zootopia 2 segue em ótima campanha e, com mais 390,4 mil ingressos vendidos, chegou ao acumulado de 3,7 milhões de espectadores. O terror voltado para o público infantil Five Nights at Freddy’s 2 também continua em alta e, somando os 148,6 mil espectadores do fim de semana, chegou a 1,7 milhão de público desde sua estreia.
Em sessões antecipadas, visto que a estreia será apenas em 1 de janeiro, A Empregada levou 67,3 mil pessoas aos cinemas no fim de semana. Também da Paris Filmes, Truque de Mestre: O 3º Ato segue com uma campanha mágica e, com mais 27 mil ingressos vendidos, chegou a 1,7 milhão de ingressos tirados da cartola.
O nacional O Agente Secreto foi visto por mais 22,9 mil pessoas e chegou a 1,07 milhão de espectadores. Diretor de Oz, Wicked: Parte 2 levou mais 6,3 mil pessoas aos cinemas e agora acumula 947,5 mil de público. E, diretor de Ondion, o brasileiro D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion (Downtown/Paris) foi visto mais 5,1 mil espectadores e chegou ao acumulado de 62 mil desde sua estreia.
Fechando o ranking nacional, temos o iraniano Foi Apenas um Acidente (Imovision), com 4,5 mil ingressos vendidos e 32,9 mil no acumulado, e o cristão Jesus - A Luz do Mundo (Heaven Content), com 3,9 mil e 24,1 mil desde sua estreia.
América do Norte
O território vendeu US$ 175,2 milhões em ingressos, considerando os dez filmes mais buscados no período. Como citado antes, as estreias foram os grandes destaques:
- - Avatar: Fogo e Cinzas | US$ 88 milhões;
- - David | US$ 22 milhões;
- - A Empregada | US$ 19 milhões;
- - Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada | US$ 16 milhões.
Após liderar por bastante tempo, Zootopia 2 começou a perder força e agora arrecadou US$ 14,5 milhões, chegando a US$ 282,8 milhões na região. Five Nights at Freddy’s 2 e Wicked 2 seguem caminhos semelhantes: enquanto o primeiro vendeu US$ 7,2 milhões e chegou a US$ 108,9 milhões, o segundo fez mais US$ 4,3 milhões e agora soma US$ 320,5 milhões.
Completam o ranking: o indiano Dhurandhar (US$ 2,4 milhões e US$ 12,6 milhões), Marty Supreme (Diamond Films) (abriu com US$ 875 mil) e Hamnet: A Vida Antes de Hamlet (Universal) (US$ 850 mil e US$ 8,7 milhões).
Global
Sem adições ao que já foi dito, o ranking ficou:
- - Avatar 3 | abriu com US$ 345 milhões;
- - Zootopia 2 | US$ 91,2 milhões e US$ 1,27 bilhão no acumulado;
- - Davi - Nasce um Rei | abriu com US$ 22,1 milhões;
- - A Empregada | abriu com US$ 19,1 milhões;
- - Dhurandhar (Índia) | US$ 16,04 milhões e US$ 94 milhões;
- - Bob Esponja | abriu com US$ 16 milhões;
- - Five Nights at Freddy’s 2 | US$ 15,2 milhões e US$ 201,8 milhões;
- - Wicked 2 | US$ 8,3 milhões e US$ 484,2 milhões;
- - Truque de Mestre 3 | US$ 2,98 milhões e US$ 221,4 milhões;
- - Gezhi Town (China) | US$ 2,90 milhões e US$ 49,9 milhões.
- 0 medalha