16 Janeiro 2026 | Redação
Dias de filmagem em Los Angeles atingiram novo recorde negativo em 2025
Região ainda aguarda o impacto da expansão do programa de subsídios da Califórnia
Após 2024 fechar com os níveis mais baixos de produção cinematográfica em Los Angeles, o ano passado fez o território alcançar um patamar ainda mais baixo. A região registrou apenas 19.694 dias de filmagem em 2025, o menor número observado na história (com exceção de 2020, devido à pandemia), de acordo com o último relatório do escritório de licenciamento de filmagens FilmLA, divulgado anteontem (14). As informações são dos portais Hollywood Reporter e Deadline.
A queda é de de 16,1% em comparação com 2024, à medida que as filmagens locais continuam em declínio desde os picos de 2018. Los Angeles não registra aumento nos níveis de filmagem ano a ano desde 2021, embora haja esperança de que isso mude com a aprovação de alterações importantes no programa de subsídios da Califórnia para Hollywood.
Vale ressaltar que a queda de filmagens em Los Angeles não significa, necessariamente, a diminuição no número de filmes que chegarão aos cinemas. Isso porque muitas produções migraram para outros estados ou países, devido aos subsídios oferecidos por cada território.
Em comunicado, Philip Sokoloski, porta-voz da FilmLA, afirmou que os números do final do ano são decepcionantes, embora não inesperados. Ele pediu paciência, dizendo que o escritório sempre previu que o efeito total do programa expandido de Crédito Tributário para Cinema e Televisão levaria tempo para se materializar. Desde essa expansão, o estado concedeu subsídios para filmagens a 119 produções. Dezenas desses títulos, muitos dos quais ainda serão filmados pelo menos parcialmente em Los Angeles, ainda não começaram a ser filmados.
No trimestre de outubro a dezembro, a produção em Los Angeles registrou 4.625 dias de filmagem, um aumento de quase 6% em relação ao trimestre anterior. Os números ano a ano, porém, mostram uma queda acentuada nos níveis de filmagem. As filmagens para programas de TV terminaram 2025 com mais de 50% abaixo da média dos últimos cinco anos. Os longas-metragens tiveram um desempenho ligeiramente melhor, com a categoria registrando uma queda de mais de 31% no mesmo período.
"A FilmLA agradece a oportunidade de se reunir com cineastas independentes, organizações trabalhistas e líderes governamentais ao longo do último ano, explorando todas as possibilidades para tornar as filmagens na região de Los Angeles mais acessíveis, econômicas e simplificadas. Muitas iniciativas empolgantes estão em desenvolvimento, e esperamos ver políticas favoráveis à produção cinematográfica se expandirem por toda a região nos próximos meses. É hora de trazer a produção de volta para casa, onde ela pertence, e colocar nossa talentosa e altamente qualificada força de trabalho do entretenimento de volta ao trabalho”, disse Denise Gutches, CEO da FilmLA e executiva de longa data do escritório, que assumiu o cargo de diretora executiva em outubro.
- 0 medalha