Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Troca de cadeira

29 Janeiro 2026 | Yuri Cavichioli

Spcine define nova diretoria de Desenvolvimento Econômico para 2026

Gabriel Portela assume o posto com foco em previsibilidade, atração de investimentos e fortalecimento da cadeia audiovisual paulistana

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Spcine inicia 2026 com uma nova configuração em sua diretoria de Desenvolvimento Econômico. A empresa pública responsável pela política audiovisual da capital paulista confirmou o retorno de Gabriel Portela ao cargo,  mudança ocorrida no início de 2026 e mantém a atual orientação administrativa da entidade. As informações são da Tela Viva.



O convite partiu da presidente Anna Paula Montini e reforça a estratégia de consolidar a Spcine como um agente estruturante da indústria audiovisual. Entre as frentes prioritárias estão o aprimoramento da São Paulo Film Commission, a ampliação da atração de produções e a criação de condições mais estáveis para o planejamento das empresas do setor.

Com histórico ligado à formulação de políticas públicas para o audiovisual, Portela integrou a fundação da Spcine e atuou como assessor da diretoria em sua primeira passagem. Também esteve à frente do desenvolvimento da Spcine Play, iniciativa que expandiu o acesso ao catálogo de produções brasileiras e reposicionou o papel do poder público no ambiente digital.

“Nossa primeira tarefa é pensar em um plano amplo e integrado de desenvolvimento da indústria do audiovisual de São Paulo, desde o desenvolvimento até a distribuição, considerando TV cinema e streaming, porque o momento positivo do cinema brasileiro, se não vier acompanhado de uma política audiovisual sólida, pode se tornar passageiro”, afirmou o diretor.

A nova gestão também prevê o uso mais sistemático de instrumentos como o cash rebate, mecanismo de devolução parcial de gastos realizados pelas produções na cidade, além da aproximação com fundos internacionais e da presença do audiovisual paulistano em mercados e eventos fora do país.

Mestre em Economia pela UFRGS e graduado em Administração pela UFSC, Portela acumula 15 anos de experiência em gestão cultural. Foi secretário municipal adjunto de Cultura de Belo Horizonte entre 2017 e 2024, período em que coordenou o programa BH nas Telas e implantou a Belo Horizonte Film Commission, além de ter atuado no Ministério da Cultura e no Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura.

Compartilhe:

  • 0 medalha