Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Do Brasil para o mundo

11 Março 2026 | Redação

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação de sua 28ª edição com exibição de mais de 30 filmes

Evento é considerado a principal vitrine do audiovisual brasileiro na Europa

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Festival de Cinema Brasileiro de Paris anunciou a programação completa de sua 28ª edição, que acontece entre 7 e 14 de abril de 2026, no histórico cinema de rua L’Arlequin, no bairro de Saint-Germain-des-Prés. Realizado pela Jangada, com curadoria de Katia Adler, o evento reafirma seu papel como a principal vitrine do cinema brasileiro na Europa e este ano exibirá mais de 30 longas-metragens, entre ficções, documentários e sessões especiais.
 
Lázaro Ramos e Taís Araujo serão os grandes homenageados deste ano e, pela primeira vez na história do festival, receberão no dia 12 de abril a homenagem máxima como casal, reconhecimento que reflete a relevância e o impacto de suas trajetórias no audiovisual brasileiro. O festival tem apoios de mídia do Canal Brasil e da Globo Filmes e patrocínio da Embratur.
 
"O festival celebra, este ano, uma programação que reforça a diversidade, a força e a relevância do cinema brasileiro no exterior, com uma homenagem especial a Lázaro Ramos e Taís Araujo, dois artistas fundamentais na construção de uma cinematografia mais plural, representativa e profundamente conectada com o Brasil contemporâneo. E a edição também presta um tributo a Paulo Gustavo, celebrando sua obra, seu talento e o impacto cultural que marcou gerações. A partir dessa homenagem, o festival apresenta ainda uma seleção especial de comédias pensada para o público parisiense", destaca Kátia Adler.
 
Ainda inédito no Brasil e premiado no último Festival de Cinema de Gramado, Querido Mundo (O2 Play) e o documentário Da Lata – 30 Anos abrem o festival no dia 7 de abril. O longa, que é dirigido por Miguel Falabella e Hsu Chien, rendeu a Malu Galli o Kikito de Melhor Atriz em Gramado. A exibição do documentário, por sua vez, contará com a presença de Fernanda Abreu, artista por trás de um dos discos mais inovadores da música brasileira dos anos 90. Lançado em 1995, “Da Lata” transformou a batucada urbana em linguagem pop contemporânea e marcou época ao fundir funk, samba, música eletrônica e um olhar crítico sobre o Brasil das grandes cidades, influenciando gerações e consolidando grandes sucessos.
 
A exibição de Da Lata - 30 Anos, aliás, integra a Sessão Especial Embratur – Turismo, Música & Cinema, marcando três anos de parceria da Embratur com o festival, e contará também com a presença do diretor Paulo Severo e de Tuto Ferraz, que assina a trilha do filme.
 
O Tributo a Paulo Gustavo celebra o humor brasileiro e sua projeção internacional, com a exibição de Minha Mãe é uma Peça 3 (Downtown/Paris), filme dirigido por Susana Garcia e que levou mais de 11,5 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros, além de Agentes Muito Especiais (Downtown/Paris), lançado no final do ano passado com argumento original de Paulo Gustavo.
 
A seleção do festival ainda conta com O Agente Secreto (Vitrine Filmes), Manas (Downtown/Paris), O Último Azul (Vitrine Filmes) e Ainda Estou Aqui (Sony).
 
O Festival de Cinema Brasileiro de Paris reúne anualmente mais de cinco mil pessoas para celebrar o audiovisual brasileiro na capital francesa. Em 2026, as mais de 30 produções selecionadas serão exibidas em seis mostras: Competitiva, Hors-Concours, Documentários, Homenagem a Lázaro Ramos e Taís Araujo, Tributo a Paulo Gustavo, Sessão Escolar e a nova Sessão da Tarde – Sucessos de 2025.
 
O evento é a principal vitrine do audiovisual nacional na Europa e curadora do festival sublinha a dificuldade em obter apoios e patrocínios no Brasil. "Esta edição evidencia uma realidade que precisa ser debatida: a ausência de uma política pública estruturada de apoio aos festivais brasileiros realizados fora do Brasil. A difusão internacional do cinema brasileiro, construída ao longo de anos por iniciativas independentes, parcerias locais e pelo trabalho constante de equipes reduzidas, ainda parece não ser compreendida como uma ação estratégica. Para quem atua diariamente na promoção do audiovisual brasileiro no exterior, permanece a sensação de que não há um real interesse institucional pelo trabalho que realizamos — um trabalho que fortalece a imagem do país, cria pontes culturais e abre caminhos concretos para os filmes, os realizadores e a indústria brasileira no cenário internacional."




A programação completa do festival está disponível no site do evento.

Compartilhe:

  • 0 medalha