Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

08 Outubro 2014 | Redação

Mostra de Cinema SP tem 35 locais de exibição, sendo 90% com conteúdo digital

Encontro chega a 38ª edição e terá a exibição de 331 títulos

Compartilhe:

(Foto: Mostra de SP)

De 16 a 29 de outubro será realizada em São Paulo (SP) a Mostra Internacional de Cinema. A Revista e Portal Exibidor esteve na coletiva de imprensa de anúncio do evento e traz os principais  detalhes da programação. Apesar de ter o foco 'Espanha', incluindo o apoio do governo espanhol, a diversidade da Mostra está garantida, há produções de 65 países.

Publicidade fechar X

Serão exibidos 331 títulos em 35 salas de exibição de 29 locais, incluindo cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista. São eles: Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca (5 salas), Augusta (2 salas) e Pompéia (1 sala); Cine Livraria Cultura (1 sala); Cinesala Sabesp (1 sala); Cinemateca (2 salas); Cinesesc (1 sala); Cinusp (1 sala); FAAP (1 sala); MIS (1 sala) e LAB MIS (1 sala); Reserva Cultural (1 sala); Matilha Cultural (1 sala); Masp (Vão Livre); Cine Olido (1 sala); CCSP Paulo Emílio (1 sala) e CCSP Lima Barreto (1 sala); Biblioteca Mário de Andrade (1 sala); Cine Caixa Belas Artes (1 sala); Auditório ECA-USP (1 sala); Itaú Cultural (1 sala); Cinemark: Santa Cruz (1 sala) e Villa Lobos (1 sala); Sesc: Osasco (1 sala), Campo Limpo (1 sala); CEU: Lajeado (1 sala), Guarapiranga (1 sala), Caminho do Mar (1 sala); Parque Ibirapuera (1 sala).

Nos últimos quatro anos, este número de locais esteve sempre na casa dos 20, chegando até 28 (veja detalhes abaixo). Neste ano, são 35 locais, esse crescimento, segundo a diretora da Mostra, Renata Almeida é uma própria demanda do público.

A negociação com o Exibidor é simples, é como se a Mostra fosse uma "distribuidora" e o cinema paga de acordo com a renda dos ingressos. "É bom para o cinema, você traz um público novo, está na mídia, está na vinheta. Você atrai um público que normalmente não vai ao cinema. O exibidor ganha um público novo que pode voltar e tem um fluxo maior no cinema", ressalta a diretora da Mostra, Renata Almeida.

"A programação da Mostra coincide muito com a programação do Caixa Belas Artes, então há uma convergência. Ficamos muito contentes em apoiar um evento desse porte e fazer parte do circuito de exibição", fala André Sturm.

“É uma satisfação para a Cinemark integrar o circuito de exibição da Mostra. Além de dedicar duas salas para a programação da Mostra, que reúne filmes de diversas cinematografias, a Rede também realizará uma premiação em dinheiro para o melhor longa brasileiro e o melhor documentário brasileiro eleitos pelo júri popular. Ao participar de um dos eventos mais importantes do calendário do cinema brasileiro, confirmamos nosso objetivo de valorizar a produção nacional, além de incentivar o público a apreciar filmes de diferentes cinematografias”, afirma Bettina Boklis, diretora de Marketing da Cinemark.

Além disso, outro reflexo do mercado é a conversão digital do parque exibidor. Segundo Renata, 90% do conteúdo já será exibido em formato digital. "O circuito exibidor ainda está sofrendo com isso, mas é um caminho sem volta. Acredito que em torno de 90% do conteúdo da Mostra é digital", conta.

A Mostra também será entendida para algumas cidades do interior, como Bauru, Santos, Sorocaba, Campos do Jordão e outras.

O filme escolhido para a abertura oficial da Mostra, em 15 de outubro, é o argentino Relatos Selvagens, que tem distribuição no Brasil da Warner Bros. a partir de 23 de outubro em circuito nacional. Neste dia estão confirmadas as presenças do diretor Damian Szifron, da atriz Erica Rivas e do produtor Matias Mosterin.

Outro destaque é a estreia mundial do documentário Jia Zhangke, Um Homemm de Fenyang, sobre a vida do cineasta chinês, rodado integralmente na China, com direção de Walter Salles.

Integram ainda a Mostra os filmes: Riocorrente, da California Filmes, com sessões no vão livre do Masp; Ventos de Agosto (Vitrine Filmes); Trinta (Fox Film); Sinfonia da Necrópole; A Despedida  e as versões sem cortes de Ninfomaníaca 1 e 2 (California Filmes), com duração de 5h40 apresentada pela primeira vez no Festival de Berlim deste ano.

Para o pôster deste ano, Pedro Almodóvar enviou um autoretrato feito durante as filmagens de Fale com Ela, quando sua sombra marcou uma expressiva silhueta sobre o filme projetado em um telão. O cineasta foi convidado para o evento, mas não garantiu sua participação devido a problemas de saúde. O cineasta terá uma retrospectiva na Mostra.

Os ingressos para a Mostra podem ser adquiridos no site Ingresso.com, com antecedência de quatro dias a um dia, da sessão.

Mais informações e a programação completa: mostra.org.

Circuito Exibidor Mostra Internacional de Cinema nos últimos anos

2014 – 35 locais

2013 – 26 locais

2012 – 28 locais

2011 – 22 locais

2010 – 24 locais

Homenagem – Prêmio Humanidade

O produtor, diretor, distribuidor e exibidor Marin Karmitz, fundador da MK2, uma das empresas mais importantes do cinema autoral, com mais de 100 títulos em seu catálogo, é homenageado na 38ª edição da Mostra. A homenagem contará com uma retrospectiva de 30 títulos.

Compartilhe:

  • 0 medalha