Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tecnologia

18 Novembro 2015 | Vanessa Vieira

Do som imersivo à acessibilidade: Expocine recebe mais de 50 apresentações técnicas

Suítes Dolby|Christie e Quanta DGT apresentam soluções tecnológicas para participantes do evento

Compartilhe:

Suíte Dolby|Christie contou com mini sala de cinema stadium (Foto: Expocine 2015)

Expocine 2015 é um encontro de negócios e um momento tanto para a comemoração de conquistas quanto para a apresentação de novidades para o mercado, o que inclui, claro, as novas tecnologias. Por isso, as apresentações técnicas são parte fundamental da convenção e abrangeram vários temas, inclusive com repetição de conteúdo em horários pré-programados para que todos pudessem assistir aos assuntos que os interessassem.

Publicidade fechar X

As palestras técnicas foram realizadas nas suítes da Quanta DGT Dolby|Christie, estão presentes nos três dias do evento e somadas as duplicidades chegam a mais de 50 apresentações sobre tecnologias para som imersivo, infraestrutura das salas de cinema e muito mais. Mas não só de tecnologia vive o mercado, a Expocine ainda recebeu um coquetel especial promovido pela Cine Brasil em comemoração aos 10 anos da empresa que é também expositora na feira de negócios.

Durante o coquetel, oferecido na suíte da própria Cine Brasil, Claudinei Mascaro, CEO da empresa, pôde conversar com clientes e vários participantes da convenção que compareceram à comemoração.

O encontro de aniversário esteve entre os primeiros eventos da feira de negócios, assim como a apresentação da Barco, realizada na suíte da Quanta DGT que também recebeu as palestras técnicas das empresas Santa ClaraStrong|MDIKlipsch e MasterImage 3D, além da própria Quanta Post e AAM - Arts Alliance Media. A suíte ainda terá horários de apresentações no terceiro dia da Expocine

Suíte Quanta DGT

Barco

Em sua apresentação técnica, a Barco deu foco à sua solução para som imersivo: o Auro 11.1. Com demonstrações que incluíram vídeos de títulos já exibidos com o Auro como Turbo e Os Croods, a empresa falou sobre a evolução do áudio partindo do sistema de 5.1 canais e realizou testes com as caixas para os participantes terem uma melhor percepção da solução para som imersivo, chamada de 3D pela Barco por apresentar três camadas de áudio. De acordo com a apresentação, o Auro tem como diferencial trazer imersão com um número reduzido de alto-falantes. 

Klipsch

A companhia apresentou os seus últimos modelos de caixas de som, incluindo os modelos "mumps" e "vbat", que podem cobrir até 180 graus e entre seus diferencias estão uma menor oscilação e maior suavidade no som, captando barulhos imperceptíveis ao ouvido. O executivo Rob Standley chamou a atenção dos exibidores para que, ao avaliarem o custo do sistema, não desconsiderem o fato de que no valor não está incluso apenas os aparelhos, mas também o cabeamento e a instalação. Os amplificadores da Kiplsch também contam com a mesma configuração, gerando uma cobertura 20% maior do que os produtos convencionais, o que facilita a substituição quando passarem por algum tipo de avaria. “Há uma cobertura harmônica em toda a sala, diminuindo ao máximo a diferença entre o som ouvido por uma pessoa sentada no centro e no final da sala”. Sobre o futuro, o som imersivo com certeza é a principal aposta da empresa, que tem parceria com o Auro Barco e o Dolby Atmos. Aos exibidores interessados, basta enviar o projeto para avaliação sem custo para prosystemdesign@klipsch.com e o executivo garante que enviarão a resposta com o tipo de produto e solução adequada ao cinema.

MasterImage 3D

Com Luiz Fernando Morau e Eduardo Cunha como representantes comercial e técnico da MasterImage 3D, a apresentação técnica da companhia na Expocine teve como foco o sistema para exibição em 3D HORIZON 1.1. A tecnologia, de acordo com Cunha, é capaz de entregar 35% de eficiência de luz e alta fidelidade de cores. Morau já apontou que o equipamento é capaz de atuar por um longo período mesmo quando em conjunto a um projetor a laser, conhecido por queimar mais rapidamente os equipamentos para exibição em 3D, além de apresentar uma eliminação de "sombras" na tela graças à inovação de se utilizar três feixes de luz em vez de dois. A MasterImage 3D forneceu, inclusive, o sistema HORIZON para os conteúdos em 3D exibidos nas apresentações dos estúdios durante a convenção.

Quanta e AAM

A apresentação foi presidida por José dos Passos da Arts Alliance Media - AAM que realizou um passo a passo para a utilização do software de TMS Screenwriter que integra os equipamentos ligados à exibição de cinema desde o servidor até o conteúdo e o próprio projetor. Ao fim do encontro, Passos abriu um momento para perguntas relacionadas à utilização do software. 

Santa Clara

Santa Clara Poltronas apresentou em sua palestra alguns dos principais produtos da empresa como a poltrona VIP Diamante e a semi-VIP Esmeralda, voltadas para uma das tendências de mercado apontadas pela empresa que é o cinema VIP. Além disso, a Santa Clara também exibiu vídeos como metáforas sobre conforto e inovação, bem como contou com a presença e a fala de Francisco Severino, presidente da empresa, que apontou: "temos soluções para tudo o que um cinema precisa". Severino também agradeceu a todos os clientes que participaram da apresentação e também a todos que apoiaram a empresa durante sua trajetória até agora.

Strong|MDI

A empresa apresentou todos os seus modelos de telas, incluindo os modelos “premium” para salas diferenciadas e os modelos customizados - que podem envolver um ambiente em um ângulo de 360 graus. Foi apresentado aos presentes modelos de tela branca e telas 3D, inclusive as manufaturadas em parceria com a RealD (highwite). Durante a apresentação, Genevieve Desroches da MDI|Strong pontuou que os modelos PLF estão crescendo muito ao redor do mundo e são uma oportunidade para o exibidor diferenciar sua sala de cinema. Além da IMAX, há as marcas próprias dos exibidores como a XPlus da UCI e a Macro XE da Cinépolis. De acordo com a apresentação, o Brasil é um dos oito países a ter mais de 5% de suas telas em PLF, totalizando 6,3% segundo dado de 2014.

Também na tarde do primeiro dia da Expocine a suíte Dolby|Christie já iniciou suas apresentações na mini sala de cinema stadium montada pela Centauro que também contou com projetor e alto-falantes da Christie, além de receber também os sistema Dolby Atmos da Dolby Laboratories. Na suíte foram apresentadas muitas palestras e demonstrações técnicas durante os dois primeiros dias da Expocine e o espaço ainda terá horários de apresentações no último dia da convenção. 

Suíte Dolby|Christie

Christie e Severtson: Telas

Para falar sobre telas da Severtson, o CEO da empresa, Toby Severtson, veio do Estados Unidos para a convenção e apresentou a nova solução da companhia especialmente desenvolvida para as telas gigantes das salas PLF: as telas prateadas dobráveis. Devido à dificuldade de se transportar as telas para esse tipo de sala, a Severtson pensou em uma maneira de criar uma tela dobrável que facilite seu transporte e instalação. Na palestra, Servertson também contou a história da empresa que iniciou suas atividades na fabricação de telas para simuladores utilizados pelo governo estadunidense.

Christie Vive Audio

Para apresentar seus equipamentos para o som das salas de cinema, a Christie preparou apresentações de dois tipos: demonstração e workshop. Nas demonstrações, a empresa passou trailers de lançamentos como Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força e Horas Decisivas. De acordo com Ricardo Laporta da Christie, a solução Vive Audio tem a vantagem de poder ser implementada em qualquer tamanho de sala, das pequenas até as Premium Large Format - PLF com precisão e clareza na emissão dos sons. O executivo também afirmou que a própria qualidade das caixas de som junto ao sistema de som imersivo Dolby Atmos é que possibilitaram que os presentes estivessem "em uma sala de som imersivo da melhor qualidade". Já no workshop, a empresa aproveitou para passar dados mais técnicos como as nomenclaturas das caixas de som e suas diferenças, além de explicar o funcionamento tanto dos alto-falantes quanto do processador de áudio que também compõe a solução Christie Vive Audio. 

Dolby Acessibilidade

Na apresentação de seus produtos voltados à acessibilidade no cinema, a Dolby Laboratories também separou horários de demonstração e de workshop. Ricardo Bollier da própriaDolby presidiu a palestra de demonstração do equipamento CaptiView, um produto de altura ajustável para que o espectador que tenha deficiência auditiva possa ler as legendas de close caption e assistir o filme normalmente. Bollier destacou que uma das vantagens da solução é que o equipamento é feito para que não atrapalhe a experiência de qualquer espectador que esteja sentado ao lado ou na fileira atrás da pessoa que o utilizar. Além do CaptiView, a Dolby também apresentou soluções para audiodescrição e realizou workshop para falar de maneira mais técnica sobre os produtos.

Dolby Atmos

Entre as novidades divulgadas pela Dolby Laboratories em suas apresentações, o foco principal foi da tecnologia de som imersivo Dolby Atmos que teve uma demonstração apresentada por Carlos Watanabe, executivo da Dolby, falou sobre os números atuais da solução que já está presente em mais de 1.400 salas no mundo, sendo quase 50 na América Latina e seis no Brasil. Já no workshop, a empresa deu mais foco à parte técnica do funcionamento da tecnologia logo após exibir quatro trailers de produções que serão lançadas já prontas para utilizarem o sistema, entre esses títulos estavam Star Wars e Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, O Filme. Ainda no workshop, aberto por Ricardo Bollier da Dolby, foram apresentadas também as diferenças entre o Dolby Atmos e sistemas com 5.1 e 7.1 canais de áudio. O sistema traz a individualização de cada caixa de som, que atua de maneira independente para dar movimento aos "objetos sonoros" de um filme, e pode ser instalado em qualquer tamanho de sala.

Portal Exibidor acompanhou as apresentações técnicas realizadas durante o primeiro e segundo dias da Expocine 2015. Confira a cobertura completa desses primeiros dias da convenção:

Expocine abre com mais de 1.700 inscritos

Segundo dia da Expocine inicia com otimismo do mercado em relação ao futuro

Compartilhe:

  • 0 medalha