Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mulher

11 Dezembro 2015 | Samara Ventura

Exibição de "As Sufragistas" encerra campanha de combate à violência contra a mulher

Pré-estreia recebeu autoridades federais e representantes de movimentos de defesa das mulheres

Compartilhe:

(Foto: MPA)

Realizada ontem (10), no Cinemark Pier, em Brasília, a pré-estreia de As Sufragistas marcou o encerramento dos 16 dias de ativismo internacional pelo fim da violência contra a mulher.

Publicidade fechar X

O evento foi organizado em parceria entre a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, a Procuradoria da Mulher do Senado Federal, a Universal Studios Brasil, a Motion Picture Association – América Latina (MPA-AL) e o Banco Mundial.

A pré-estreia teve o objetivo de sensibilizar o governo e a opinião pública para a importância da PEC 134/2015, que trata da reserva mínima de vagas para mulheres na política.

Entre os presentes estavam Ricardo Castanheira, diretor-geral da Motion Picture Association – América Latina, Boris Utria, diretor de operações do Banco Mundial, as deputadas Elcione Barbalho (PMDB) e Raquel Muniz (PSC), as embaixadoras da Mongólia e da Nicarágua, além de outros parlamentares e representantes de movimentos pelos direitos da mulher.

“Queremos que este filme sensibilize as autoridades para aprovação da PEC pela cota das mulheres”, comentou a Deputada Elcione Barbalho. Ricardo Castanheira declarou que em 2014 apenas 12% das grandes produções tinham protagonistas mulheres e apenas 30% desses filmes tinham personagens mulheres. Segundo Castanheira, ainda “temos muito trabalho a fazer para encontrar um espaço mais condigno com importância da mulher na sociedade”.

Já Boris Utria comentou sobre a importância do papel das mulheres como agentes econômicos e de inovação. “A participação da mulher na política é uma questão de ética, de igualdade, de moral, mas também de importância econômica para realização da capacidade total de uma nação.”

Estrelado por Meryl Streep, Carey Mulligan e Helena Bonham Carter, As Sufragistas retrata a luta pelo direito ao voto feminino e tem sido muito bem recebido pela crítica.

Após a exibição houve ainda o lançamento do livro “Mulheres no Poder: trajetórias na política a partir da luta das sufragistas do Brasil”, de Schuma Schumaher e Antonia Ceva.

Compartilhe:

  • 0 medalha