Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Encontro

11 Dezembro 2015 | Vanessa Vieira

Para diretor de "San Sebastián", língua é uma das barreiras para o cinema brasileiro

José Rebordinos fala sobre o Festival e filmes brasileiros no CdB Talks

Compartilhe:

(Foto: CdB Talks)

Nesta quarta-feira (09), o programa Cinema do Brasil realizou o último CdB Talks de 2015 no Museu da Imagem e do Som – MIS, em São Paulo.



No encontro, José Rebordinos, diretor do Festival de San Sebástian, falou sobre o evento espanhol e a participação de produções brasileiras. O encontro também foi a primeira visita do profissional ao Brasil.

Para Rebordinos, os filmes nacionais têm a língua como uma das principais barreiras para se tornar mais conhecidos no mercado mundial. “Mas temos tentado corrigir isso, inclusive por meio da parceria com o programa Cinema do Brasil, que tem nos mostrado obras de diretores brasileiros e nos apresentado a importantes produtores e realizadores”, afirmou.

O executivo apontou também que o festival recebe desde projetos até filmes finalizados e prontos para distribuição, sendo, assim, uma “porta de entrada” para o cinema latino-americano na Europa. “Lá estão os principais agentes de venda e distribuidores. Costumo dizer que o evento é o menor dos grandes festivais europeus”, brincou.

José Rebordinos tem ampla experiência no mercado internacional de cinema, além de ser o diretor do Festival espanhol de San Sebastián, tem passagens como diretor do "Horror and Fantasy Film Festival" e do "Human Rights Film Festival", ambos em San Sebastián. É também o diretor do Donostia Kultura Film Unit há 22 anos e coautor de vários livros sobre cineastas bascos e cinema asiático.

Essa foi a terceira edição do CdB Talks, uma iniciativa do Cinema do Brasil que promove encontros gratuitos com renomados profissionais da área audiovisual para discutir oportunidades no mercado internacional.

Veja como foram a e edições.

Compartilhe:

  • 0 medalha