Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

16 Dezembro 2015 | Fábio Gomes

CEO do Omelete fala em Geek Week

Ideia é transformar São Paulo em uma "Disneylândia"

Compartilhe:

Pierre Mantovani durante sua apresentação na Expocine 2015 (Foto: Expocine)

Durante a Expocine 2015, a palestra que iniciou o segundo dia de apresentações contou com Pierre Mantovani, CEO do Omelete Group, falando sobre o crescimento nacional do grupo, que começou como um site de entretenimento e atualmente conta com cinco diferentes vertentes e, entre elas, há um plano ousado chamado Geek Week.



A ideia do executivo envolve organizar ao longo de dez dias na cidade de São Paulo eventos voltados ao público Geek fechando com os quatro dias da Comic Con Experience (CCXP), que neste ano foi realizada no início de dezembro e finalizou o Novembro do Audiovisual organizado pela Spcine.

“A ideia da Geek Week é bem ambiciosa. A gente aproveita um dado bem interessante que é: 60% das pessoas que comparecem na Comic Con Experience são de fora do estado de São Paulo. Isso faz a gente gerar um ecossistema de turismo muito grande na cidade numa época em que os hotéis estão se desarmando, pois os eventos de negócios em geral ocorrem até novembro”, afirmou o executivo.

O executivo quer transformar São Paulo em uma Disneylândia Geek distribuída pela cidade, trazendo pessoas de todo o Brasil para que elas façam a economia girar. “Já estamos com o apoio da Secretaria de Turismo, da Spcine e da Prefeitura de Cultura de São Paulo”, completou.

Neste ano, para funcionar como um aquecimento para a CCXP, foi realizado no dia 02 de dezembro um concerto de 50 minutos no Teatro Sérgio Rabello da Jazz Sinfônica tocando apenas temas de filmes. “Desde a Marcha Imperial do Star Wars até a música clássica do Indiana Jones com ingressos a R$ 10,00”, afirmou. Quatro quadrinistas, entre eles Ivan Reis, que trabalha para DC Comics, desenharam o que a orquestra tocava e os desenhos foram vendidos durante a CCXP, com o valor arrecadado sendo doado para uma instituição que cuida de doentes mentais chamada Nosso Sonho.

Este ano foi apenas um pequeno aperitivo da expansão do evento e a  expectativa é que já no próximo ano seja realizado a primeira tentativa da semana Geek; “Acabou a ideia de Geek ser um nicho, estamos falando do conteúdo mais main stream que tem, existem várias celebridades de internet que lotam estádios. Ou seja, a televisão não tem mais a mesma relevância. O mundo mudou”, explicou.

Crescimento do Omelete

O Omelete conta hoje com mais de 40 jornalistas espalhados pelo mundo trazendo conteúdo diariamente aos seus espectadores. “Só não temos hoje equipe trabalhando da meia-noite até às 4h00 da manhã”, explicou. “Nosso canal do Youtube conta com mais de 12 milhões de visualizações e se tornou algo poderoso”, completou.

Graças aos seus 6 milhões de usuários, o site decidiu abrir uma loja. Por conta disso, o executivo comprou uma parte da Mundo Geek no final de 2012 e em 2014 tomou conta de 100% do empreendimento. “Transformamos ela no que é hoje um dos sites mais conhecidos do setor, vendemos todo os tipos de produtos licenciados e originais desse universo de super-heróis, ficção e fantasia”, afirmou.

Outro grande investimento do grupo envolveu um sistema de streaming de quadrinhos chamado SocialComis.com.br. “Se você pagar 19,90 por mês pode baixar aplicativos tanto no seu celular, tablets e no seu computador e conta com mais de 1.500 histórias em quadrinhos para você ler. Então, basta apenas assinar e você tem acesso a todo esse conteúdo e pode ler em qualquer lugar que você quiser”, disse. A ideia é de uma startup brasileira e a expectativa de Mantovani é expandir em breve o serviço tanto para América Latina, quanto para os EUA e a Europa.

Além disso, o executivo falou também sobre detalhes da CCXP, que foi realizada pouco depois da Expocine. A principal novidade foi o cinema montado graças a uma parceria com a Cinemark, que contou inclusive com tapete vermelho para as celebridades, três telões para 2.500 pessoas, além de uma bombonière na entrada.

Geek está na moda

Cerca de 14 mil pessoas responderam espontaneamente uma pesquisa organizada pelo Omelete com mais de 100 perguntas para que o site entenda o comportamento do Geek na web. “O público ainda é predominantemente masculino e é um público jovem, com média de idade de 25.5 anos, cerca de 80% ou tem o próprio negócio ou pensa em ter um”, afirmou.

A renda familiar passa de três salários mínimos predominantes e o tempo online é enorme, com 40% das pessoas falando que ficam conectadas full time. “95% compra online e outro dado interessante é que as pessoas não reclamam de consumir conteúdo em inglês na internet”. 

Uma das novidades da pesquisa foi o que atraia o público a ver um filme e, em primeiro lugar, ficou o enredo da produção e os temas principais são ficção cientifica, ação e aventura. “Mesmo sem estrear ainda, a melhor franquia de todos os tempos foi Star Wars, que ultrapassou O Senhor dos Anéis em relação à pesquisa do ano passado”, disse.  O ator favorito dos homens foi Robert Downey Jr. e a atriz foi Scarlett Johanson, enquanto as mulheres escolheram Meryl Streep e Johnny Depp. 

Por fim, o cinema ainda foi considerado o lugar favorito para se assistir um filme pelo público Geek. “Muitas pessoas vem do streaming já, mas o cinema ainda tem o seu lugar”, finalizou o executivo.

Compartilhe:

  • 0 medalha