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16 Dezembro 2015 | Vanessa Vieira

“Star Wars” invade comércio nacional

Franquia já conta com 47 marcas licenciadas e 374 produtos à venda

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(Foto: Lucasfilm)

Com estreia amanhã (17), Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força está surpreendendo o mercado de cinema muito antes de seu lançamento ao arrecadar mais de US$ 100 milhões recordes só em pré-vendas nos EUA, além de contar com um mês de exclusividade nas salas IMAX no país. No Brasil, onde as pré-vendas foram anunciadas dois meses antes da estreia do longa, o mercado agora vê as prateleiras de vários pontos comerciais se encherem com produtos licenciados da franquia.

De acordo com a Disney, o longa já conta com 47 marcas licenciadas à franquia e 374 produtos em vários setores do comércio como vestuário, casa, alimentos, beleza e brinquedos. Mas isso não é tudo... Outros 460 produtos ainda estão em desenvolvimento segundo a distribuidora e devem chegar às prateleiras nacionais em breve, totalizando mais de 830 produtos Star Wars.

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Alguns exemplos são a linha de curativos da BAND-AIND® inspirada na saga, itens de papelaria de marcas como Moleskine e Jandaia, a linha de chinelos Star Wars da Havaianas, sabonetes líquidos da New Biotropic, camisetas da Malwee, além de livros lançados pela Editora Aleph, fantasias e colecionáveis da RiHappy, mochilas da Sestini e games da EA Games.

Se os números surpreendem, a procura dos fãs pelos brinquedos, roupas e outros produtos também mostrou sua força em um teste realizado pela Disney junto à rede de lojas de brinquedos RiHappy. Nesse segundo semestre de 2015, a distribuidora e a rede fizeram um evento especial à meia-noite em apenas uma unidade da RiHappy para venda dos primeiros brinquedos e figure actions do novo longa. De acordo com informações passadas por Roberta Fraissat, diretora de marketing da Disney, durante apresentação na Expocine 2015, as vendas duraram apenas 40 minutos por esgotamento do estoque.

Com expectativa de quebrar recordes e obter uma bilheteria mundial bilionária, o longa também tem o recorde de ter recebido o maior investimento em materiais de divulgação de um filme no histórico da distribuidora, além de ter acumulado ações em vários eventos como o Rock in Rio e a própria Expocine 2015, quando stormtroopers invadiram ambos os espaços e tiraram fotos com fãs. A franquia também contou com a realização da 2ª Star Wars Run em São Paulo com mais de 6 mil participantes.

A Força nas parcerias

O lançamento do novo Star Wars também chegou a outras marcas e empresas que fecharam parcerias com a Disney para criar ações como a desenvolvida pela Google, na qual o usuário do buscador pode tematizar seus aplicativos Google com o Lado Sombrio ou o Lado da Luz. Outra novidade da empresa foi o aplicativo Lightsaber Escape, um jogo que roda no browser Google Chrome e no qual a pessoa pode se defender das tropas inimigas ao “transformar” seu celular e movimentá-lo como se fosse um sabre de luz.

A franquia chegou aos celulares com a parceria com o aplicativo Waze. Agora os usuários do software de navegação podem escolher serem guiados pela voz do androide C-3PO em português, francês, inglês, espanhol e italiano.

Passando pela internet e pelos celulares, a Força está também na música. O Spotify, aplicativo de reprodução de música via streaming com mais de 75 milhões de usuários ativos, realizou uma ação de marketing na qual convida as pessoas a acessarem o link spotify-starwars.com e descobrirem com qual personagem do novo longa eles se parecem mais. A análise é feita pelos estilos de música mais escutados pelo usuário e também indica uma playlist do personagem apontado. A franquia chegou também aos sites de compras online como o Submarino, que lançou um hotsite somente para produtos ligados a Star Wars como livros, bonecos e videogames.

Na première, realizada nos Estados Unidos ontem (15), Star Wars: O Despertar da Força ainda contou com uma parceria junto à Christie, que forneceu 18 painéis de LCD para tematizar o espaço e passar fotos e cenas da própria pré-estreia. Os equipamentos geralmente são usados para Digital Signage nos cinemas. Confira a galeria de fotos dos painéis da empresa na première e em anúncio do cinema El Capitan, em Hollywood.

Dentro das salas de exibição a franquia ainda tem uma parceria forte com a IMAX que vai além da exclusividade das salas nos EUA por um mês. Afinal, parte das cenas de Star Wars: O Despertar da Força foram filmadas com câmeras IMAX, conhecidas por sua alta resolução. Por isso, algumas cenas serão expandidas verticalmente nas salas no formato, que serão as únicas capazes de receber esse aumento da resolução e altura das cenas. Além dessas novidades, a IMAX ainda vai exibir o featurette Star Wars: Atrás das Câmeras antes da exibição do longa. No vídeo, os bastidores e o uso das câmeras IMAX são apresentados aos espectadores.

Confira o featurette:

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